Mercado

Laser Scanner: a tecnologia aliada em seus trabalhos!

O uso da tecnologia a laser é utilizado para a realização de varreduras com o intuito de mapear. No mercado, não encontramos apenas dispositivos terrestres, mas também aqueles a serem acoplados a Drones, para uso aéreo, como é o caso do MiniVUX. Se tem interesse sobre essa tecnologia de medição e digitalização remota 3D de alta precisão, confira o texto a seguir!

Capture dados facilmente

Os sistemas de varredura a laser são um aprimoramento das estações totais robotizadas, com maior velocidade de coleta e recursos de automação mais avançados. O resultado final do processo de medição e processamento é um conjunto de dados, coordenadas tridimensionais, correspondentes aos pontos na superfície do objeto. Com o uso do Laser Scanner é possível coletar dados de regiões, objetos de maneira eficiente, precisa e ágil, gerando produtos 3D. Essa coleta é realizada através da captura de milhares de pontos. A escolha do equipamento deve ser realizada conforme a necessidade do serviço. Os equipamentos variam segundo sua performance como distância de alcance dos pontos coletados, velocidade, processamento.

Aplicações

A utilização do sistema de varredura possui diversas aplicações em variadas áreas envolvidas em levantamentos tridimensionais. Possui ampla utilização para cálculos de volumes, cubagem de pilhas de minérios, registro de monumentos históricos, monitoramentos variados, geração de modelos digitais, as built sendo aplicados em ramos como arquitetura, engenharia, agrimensura, mineração, arqueologia, geologia, utilização em BIM. O principal produto gerado com a utilização do Laser Scanner é a nuvem de pontos com coordenadas tridimensionais referenciadas.  As nuvens de pontos podem ser modeladas, ou seja, elaborar diferentes tipos de feições existentes no terreno como vegetação, edificações, rochas, estruturas, etc.

Modo estático e móvel

O Laser Scanner pode ser aplicado mantendo-o fixo, móvel e aéreo. O Laser Scanner móvel manual pode ser empregado, por exemplo, dentro de edificações, há modelos de aparelhos leves e compactos, facilitando o transporte e manuseio. Com o Laser Scanner móvel terrestre, o equipamento é vinculado em um veículo e enquanto este faz o trajeto, a captura de dados é realizada. A modalidade móvel permite agilidade na execução do serviço, diminuição da equipe de campo e do número de dias de trabalho, otimizando, dessa forma, todo o processo.

 Laser Scanner  Portátil GEOSLAM

O Laser Scanner aéreo permite mapear grandes áreas de forma bastante homogênea e com grande velocidade, podendo ser acoplado a Drones, conforme especificações, o modelo MiniVUX inclusive possui o diferencial de realizar levantamentos em áreas com vegetação densa.

Vantagens

  • Produtos precisos;
  • Agilidade na coleta de dados;
  • Redução do tempo de serviço;
  • Redução da equipe de campo;
  • Elaboração de modelagens 2D e 3D;
  • Operação remota, o objeto não precisa ser tocado;
  • Após o término da varredura o operador tem à sua disposição milhões de pontos com coordenadas conhecidas, estando apto a fornecer respostas sobre os objetos, como distâncias entre peças, dimensões, volumes, verticalidade de superfícies, etc.;
  • Alta densidade de pontos coletados e, consequentemente, alta redundância na descrição discreta dos objetos;
  • Simples operação.

Dependendo da necessidade, a elaboração de um excelente projeto demanda a utilização da tecnologia apropriada para que a qualidade não seja colocada em risco. Esta é uma excelente oportunidade para você estudante ou profissional se aperfeiçoar, conhecer mais sobre os equipamentos e a tecnologia e despontar na frente! O conhecimento e a utilização das tecnologias de ponta serão sempre diferenciais em sua carreira. Para continuar acompanhando nossas matérias acesse nosso blog e nossas redes sociais: FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

 

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This