Equipamentos

Estações Totais: facilitando os seus trabalhos!

Os serviços da área de topografia são importantes, pois através deles é possível realizar o conhecimento de regiões, das variações do relevo, levantamento de construções existentes, implantação de obras, realização de atividades de loteamento e desmembramento de solos, dentre outros.

A necessidade do conhecimento de distâncias, altitudes de pontos, diferenças de nível entre dois pontos sobre o terreno é uma informação de grande interesse para diversas áreas. Por exemplo, para a realização de uma obra inicialmente é necessário o conhecimento do terreno para que posteriormente mudanças necessárias sejam feitas para a implantação do projeto, transformando-o em realidade.

O levantamento topográfico é o conjunto de métodos e processos de coleta de dados altimétricos e planimétricos de um terreno através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distancias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumentos adequados para se atingir a exatidão pretendida. Posteriormente é possível realizar a fiel representação do terreno através de desenhos, representação de curvas de nível em escala adequada e seguindo as normas aplicáveis. Quanto mais numerosa e detalhada forem as informações levantadas, mais exato a realidade será o produto gerado.

A locação topográfica é o processo de implantação de obras em determinada área após a realização do levantamento topográfico, estudo do terreno, elaboração do projeto, onde a partir dele serão definidas alterações a serem feitas na região.

O avanço da tecnologia contribui para a invenção de novos equipamentos e para a melhoria dos já existentes, possibilitando que os serviços topográficos possam ser realizados de forma mais ágil, com dados mais precisos, diminuindo equipes e dias de trabalhados, onde todos esses fatores contribuem para a otimização do serviço, menor custo e maior qualidade. As estações totais incluem-se nos produtos gerados por essa evolução!

A estação total é um equipamento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias, sendo a junção do teodolito eletrônico digital com o distanciômetro eletrônico, onde se dispensa o uso das cadernetas de campo, utilizadas antigamente para o registro dos dados lidos. A caderneta de campo é dispensada atualmente devido os dados serem armazenados na própria estação.

As estações totais são utilizadas em diversos serviços como, por exemplo:

  • Levantamentos planimétricos cadastrais;
  • Levantamentos planialtimétrico cadastrais;
  • Levantamentos de perímetros de lotes, fazendas;
  • Demarcação de lotes;
  • Demarcação de estradas, redes de água e esgoto;
  • Terraplenagem;
  • Topografia industrial.

O tamanho da área do trabalho deve ser sempre levado em consideração no momento de escolher o melhor método e equipamento a ser utilizado, bem como a acessibilidade do local e a presença de obstáculos. O uso da estação total é independente de sinal de satélite, pode ser utilizada em locais com vegetação, e apresenta bom tempo de duração da bateria em comparação com outros equipamentos. Quer conhecer vários modelos de estação total e suas especificações? Acesse nossa página!

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This