3 tipos de levantamentos topográficos para usar em seus serviços

levantamentos topográficos

Os levantamentos topográficos mapeiam a superfície de um terreno. Tal mapeamento gera dados que serão posteriormente usados para a elaboração de plantas e perfis, representações gráficas das características do terreno. Sendo assim, para a execução dessa tarefa, é realizado uma série de operações e processos. Dos quais, se refletem nas categorias de levantamentos topográficos que podem ser utilizados para a execução do trabalho.

Resumidamente, uma planta topográfica possui curvas de níveis, que representam as variações do relevo, e elementos encontrados em um terreno. Sendo assim, é ideal para o georreferenciamento de imóveis rurais.

Em linhas gerais, as informações levantadas pela topografia são essenciais para áreas como a construção civil, urbanismo, oceanografia, geologia, dentre outras.

Existem casos em que apenas as projeções horizontais são necessárias, assim como também existem situações onde o mais importante é conhecer o relevo do terreno.

Obviamente, também há projetos nos quais se necessita conhecer tanto os limites como o relevo — nesse caso será necessário um levantamento mais completo.

Entretanto, para cada necessidade de mapeamento, existem diferentes tipos de levantamentos topográficos. Dessa forma, as metodologias existentes podem levantar as medidas horizontais de um terreno, as alturas do seu relevo ou até mesmo ambas características.

Neste artigo, você vai conhecer alguns dos principais tipos de levantamentos topográficos, além de saber para que servem, qual a sua importância e quando usar cada um deles. Siga em frente e confira!

Quais são os tipos de levantamentos topográficos?

Existem três tipos de levantamentos topográficos: o planimétrico, o altimétrico e o planialtimétrico. O primeiro se refere às medidas em um plano, enquanto o segundo levanta medidas na vertical. A união desses dois resulta no levantamento planialtimétrico, método que permite um mapeamento mais completo.

A seguir, vamos conhecer as características desses levantamentos, assim como suas principais utilidades.

1. Levantamento topográfico planimétrico.

O levantamento topográfico planimétrico, também chamado Planimetria, se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem uma área.

Esse levantamento é ideal para determinar os limites de um terreno.

2. Levantamento altimétrico.

Por outro lado, o levantamento altimétrico consiste na definição das alturas de um terreno. Esse método também é chamado de altimetria, e registra o grau de declividade de um terreno.

As curvas de nível são representações em planta baixa dos pontos de um terreno que apresentam uma mesma altura. Desse modo, a principal função de uma altimetria é representar o relevo de uma área, informação fundamental para o entendimento das características de um terreno.

3. Levantamento topográfico planialtimétrico.

Já o levantamento planialtimétrico consiste, basicamente, na união entre os levantamentos planimétrico e altimétrico. Esse método permite tanto a medição das projeções horizontais quanto das diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento mais completo.

Contudo, esse levantamento é necessário nos casos em que se necessita de um mapeamento detalhado das condições de um terreno.

Qual a importância de conhecer os tipos de levantamentos topográficos?

Conhecendo todos os tipos de levantamentos topográficos, é mais fácil entender qual é a mais indicada para cada caso. Esse conhecimento vai permitir definir o método adequado, economizando tempo e dinheiro, evitando erros e entregando um projeto de topografia que atenda às necessidades do cliente.

Para a realização de um bom serviço de topografia, é necessário que o profissional conheça os tipos de levantamentos topográficos possíveis. Dessa maneira, ele poderá eleger o que mais se adéque às suas necessidades, levantando as informações que de fato são relevantes para o cliente.

Sejam as projeções horizontais dos limites do terreno, as alturas de seu relevo ou a união de ambos, existem tipos de levantamentos topográficos adequados às mais variadas necessidades.

Por fim, a realização do levantamento fica a cargo do topógrafo, que é responsável por definir o plano de ações.

Este artigo foi útil para você? Então, que tal fazer ele chegar a mais pessoas? Basta compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Deixe um comentário