As Built: o que é e como utilizar?

Já se deparou com o termo As Built e ficou com dúvidas? Então, se liga neste post, que explicaremos para você objetivamente e simples para sanar suas indagações de uma vez por todas!

Esse termo é comum para os profissionais da topografia, mas pode ser desconhecido por muitos. Basicamente, as built é essencial para a engenharia e impacta diretamente o trabalho do topógrafo.

Primeiramente, o projeto As Built é de extrema importância para a arquitetura e para as engenharias, áreas que lidam diretamente com construção, reforma e adequação de obras independentemente do tipo.

Afinal, é através dele que se torna possível saber com detalhamento, as instalações e estruturas existentes em um empreendimento, representando a sua situação atual.

O que é As Built?

Uma forma fácil de entender este assunto é conhecendo o significado de As Built em português. Ou seja, As Built é uma expressão inglesa que significa “como construído”. Sendo assim, define-se como processo que realiza a identificação e documentação das alterações observadas e realizadas em obra visando a atualização do projeto executivo.

Compatibilizando, dessa maneira, projeto com obra executada, servindo como apoio às futuras obras ou modificações que se fizerem necessárias.

Afinal, em função de dados e informações da situação da obra construída, será possível estimar a vida útil futura de vários componentes da infraestrutura. Tudo isso, a partir do desenvolvimento de novos modelos de previsão de desempenho dos modelos existentes.

Fases do As Built

Desse modo, a elaboração do As Built é dividida em duas fases: execução e conclusão.

Execução

O processo de As Built se desenvolve paralelamente à execução propriamente dita da obra. Sendo assim, deve constatar eventuais alterações em relação ao projeto executivo. Registrando a ocorrência de mudança, por meio de desenhos e relatórios, por exemplo, para documentar todo o processo.

Fase de Conclusão

Além disso, todo material produzido durante a execução deve ser compilado, complementando o projeto executivo considerando as modificações efetivamente implantadas na obra.

Por que realizar As Built?

O projeto é elaborado com dados coletados de forma mais precisa possível, coerente com a sua fase de elaboração, porém há situações que acontecem durante a execução da obra que não podem ser previstas como local com rocha, solo instável, formação de erosão, encontro de lençol freático, dentre outras ocorrências.

Nesses casos é necessário realizar mudanças nas etapas previstas ou inserir outras não consideradas anteriormente.

A realização do projeto As Built garante que a obra esteja corretamente documentada e que não haja inconsistências entre projeto e o que foi construído.

Assim, o processo tem objetivo de atualizar os projetos originais. Visando suprimir essas diferenças, evitando causar conflitos e transtornos futuros.

As Built com tecnologia Laser Scanner

No mercado há Laser Scanners que realizam As Built, fazendo medições e digitalizações 3D com excelente precisão em ambientes tanto internos quanto externos.

Tecnologia não destrutiva que captura digitalmente a forma dos ambientes, usando uma linha de luz laser. Criando nuvens de pontos de dados a partir da superfície de um objeto.

Com a aplicação dessa tecnologia há um ganho de qualidade, precisão e tempo.

O que é as built?

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Entre na página da Cpe Tecnologia e saiba mais!

Nos acompanhe através das nossas redes sociais FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário