Seu negócio

Você sabe o que é topografia?

A aplicação da topografia é essencial para o conhecimento de regiões, estudos e implantações de obras de várias áreas, pois através dessa ciência podemos conhecer pontos naturais do terreno e de construções existentes que devem ser considerados na fase de projeto.

Você que é profissional ou estudante da área está acostumado a se deparar com a terminologia topografia. Mas você sabe defini-la? Tem conhecimento sobre os principais objetivos dessa área de estudo? Continue a leitura deste material que a Cpe Tecnologia preparou e esclareça suas dúvidas!

Definição: Topografia

A topografia é a descrição de um lugar, definida como a ciência que estuda as características naturais ou artificiais presentes na superfície de uma localidade. Utilizamos os dados coletados em diversas áreas como edificações, sistema viário, loteamentos, saneamento, mineração e indústria. A seguir, saiba mais sobre o assunto.

Objetivo da topografia

O principal objetivo das atividades topográficas é a obtenção da planta topográfica, onde para essa elaboração são necessários dados coletados durante um levantamento topográfico.

As atividades de um levantamento topográfico são orientadas pela Norma Brasileira NBR 13133 – Execução de levantamento topográfico, definindo-o como o conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com equidistância também predeterminada e/ou pontos cotados.

Levantamento topográfico

A execução do levantamento topográfico é destinada a obter:

  • Conhecimento geral do terreno: relevo, limites, confrontantes, área, localização, amarração e posicionamento;
  • Informações sobre o terreno destinadas a estudos preliminares de projetos;
  • Informações sobre o terreno destinadas a anteprojetos ou projetos básicos;
  • Informações sobre o terreno destinadas a projetos executivos.

O objetivo do levantamento topográfico deve ser bem estudado antes da realização do mesmo para que sejam utilizados métodos de execução compatíveis com as necessidades pré-definidas. As medidas angulares, medidas lineares, medidas de desníveis e as respectivas tolerâncias em função dos erros devem ser consideradas com base na destinação do levantamento, assegurando que a propagação de erros não exceda os limites de segurança aceitáveis para o serviço em questão.

Ponto topográfico

Ponto topográfico é o ponto do terreno que serve de apoio para a execução das medidas lineares e angulares, onde o seu conjunto forma a representação do espaço. Os pontos podem vir acompanhados de sua cota que oferece a informação de altura na representação gráfica.

Divisão da topografia

A topografia é dividida de uma forma ampla em topometria e topologia. Você sabe a diferença entre essas definições?

A topometria tem sua palavra originada  do grego, onde topo significa lugar e  metron, medida, sendo métodos para avaliação de grandezas, podendo ser estas lineares e/ou angulares que definem os pontos topográficos.

A topometria se divide em planimetria, altimetria e planialtimetria.

  • Planimetria: atua no plano horizontal, consiste em obter os ângulos e as distâncias horizontais para a determinação das projeções dos pontos do terreno para representação no plano topográfico.
  • Altimetria: as medidas são efetuadas num plano vertical, onde se obtém os ângulos horizontais e verticais, as distâncias horizontais e as diferenças de níveis.
  • Planialtimetria: associa a planimetria e a altimetria para desenvolvimento de produtos.

A expressão topologia origina-se do grego, topos = lugar e logos = tratado, sendo responsável pelo estudo das formas do relevo, obtendo-se através dessa ciência a representação e interpretação de plantas representativas do terreno, através de pontos cotados, que geram as curvas de nível. Atualmente o mercado oferece vários softwares para a elaboração dessa representação como, por exemplo, o Bentley Topograph.

Profissionais da área

A competitividade no mercado atual é uma realidade, e na área da topografia não é diferente. Os profissionais têm buscado se profissionalizar, se especializar, buscando conhecimento e estando por dentro das novidades de mercado, uma vez que para atividades topográficas são utilizados equipamentos e tecnologias em constantes atualizações.

Topógrafo: é o profissional responsável por realizar os levantamentos topográficos para fins diversos. Atua com serviços de medição, elaboração e atualização periódica de mapas, plantas e desenhos.

Técnico: o técnico é habilitado para desenvolver diversas atividades como realização de levantamentos e implantações topográficas e geodésicas, planejamento de loteamentos, desmembramentos e obras de engenharia e locação, coleta de dados para o georreferenciamento de imóveis, por meio de técnicas de mensuração e automatização, elaboração de plantas, cartas e mapas georreferenciados, interpretação de fotografias aéreas ou imagens de satélites.

Com o certificado de técnico em agrimensura, por exemplo, o profissional estará apto para a realização do registro junto ao CFT – Conselho Federal dos Técnicos Industriais e CRTs – Conselhos Regionais Dos Técnicos Industriais.

Engenheiro:  a engenharia responsável por medir e determinar tamanhos de espaços territoriais, por meio de equipamentos e cálculos é a engenharia de agrimensura. O Engenheiro Agrimensor é o responsável por coordenar e desenvolver as atividades da área da agrimensura como, por exemplo, elaboração de plantas de obras de infraestrutura, obra de saneamento e de estradas. Ele é, também, designado a fazer remarcações de terras na área rural e em loteamentos, para que tudo esteja de acordo com a legislação.

Atualize-se!

Você que é profissional, estudante ou tem curiosidade na área de topografia acesse nossas redes sociais e obtenha mais materiais para expandir seus conhecimentos! Siga a CPE no Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e Instagram que estamos sempre publicando assuntos interessantes e enriquecedores para você!

 

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This