O que é topografia: definição, objetivo e como atuar na área.

A aplicação da topografia é essencial para o conhecimento de regiões, estudos e implantações de obras de várias áreas. Afinal, através dessa ciência conhecemos pontos naturais do terreno e de construções existentes.

Se você é profissional ou estudante da área, está acostumado a se deparar com a terminologia topografia, mas sabe defini-la?

Continue a leitura deste material e fique afiado (a) no assunto!

O que é topografia?

A topografia é a descrição de um lugar, definida como a ciência que estuda as características naturais ou artificiais presentes na superfície de uma localidade.

Utilizamos os dados coletados em diversas áreas como edificações, sistema viário, loteamentos, saneamento, mineração e indústria. A seguir, saiba mais sobre o assunto.

Topografia Estação - Foto gratuita no Pixabay

Qual o objetivo da topografia?

Primeiramente, o principal objetivo das atividades topográficas é a obtenção da planta topográfica. Em que, para sua elaboração, necessitam de dados coletados durante um levantamento topográfico.

Entretanto, as atividades de um levantamento topográfico são orientadas pela Norma Brasileira NBR 13133 – Execução de levantamento topográfico.

Definindo-o como o conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida.

Primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas.

Portanto, a estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com equidistância também predeterminada e/ou pontos cotados.

Para que serve um levantamento topográfico?

Na execução do levantamento topográfico obtemos:

  • Conhecimento geral do terreno: relevo, limites, confrontantes, área, localização, amarração e posicionamento;
  • Informações sobre o terreno destinadas a estudos preliminares de projetos, a anteprojetos ou projetos básicos e a projetos executivos.

Ademais, o objetivo do levantamento topográfico deve estar bem estudado antes de a realização do mesmo para que utilizemos métodos de execução compatíveis com as necessidades pré-definidas.

As medidas angulares, medidas lineares, medidas de desníveis e as respectivas tolerâncias em função dos erros consideramos como base na destinação do levantamento.

Desse modo, assegurando que a propagação de erros não exceda os limites de segurança aceitáveis para o serviço em questão.

O que é um ponto topográfico?

Ponto topográfico é o ponto do terreno que serve de apoio para a execução das medidas lineares e angulares, onde o seu conjunto forma a representação do espaço.

Sendo assim, os pontos podem vir acompanhados de sua cota que oferece a informação de altura na representação gráfica.

Como é dividida a topografia?

A topografia é dividida em topometria e topologia. Mas, você sabe a diferença entre essas definições?

A topometria tem sua palavra originada  do grego, onde topo significa lugar e  metron, medida, métodos para avaliação de grandezas, sendo estas lineares e/ou angulares que definem os pontos topográficos.

A topometria se divide em planimetria, altimetria e planialtimétria.

  • Planimetria: atua no plano horizontal, consiste em obter os ângulos e as distâncias horizontais para a determinação das projeções dos pontos do terreno para representação no plano topográfico.
  • Altimetria: as medidas são feitas num plano vertical, onde obtemos os ângulos horizontais e verticais, as distâncias horizontais e as diferenças de níveis.
  • Planialtimetria: associa a planimetria e a altimetria para desenvolvimento de produtos.

A expressão topologia origina-se do grego, topos = lugar e logos = tratado.

Logo, este é responsável pelo estudo das formas do relevo, obtendo-se através dessa ciência a representação e interpretação de plantas representativas do terreno, através de pontos cotados, que geram as curvas de nível.

Atualmente o mercado oferece vários softwares para a elaboração dessa representação como, por exemplo, o Bentley Topograph.

Como posso atuar na área de topografia?

A competitividade no mercado atual é uma realidade, e na área da topografia não é diferente. Os profissionais têm buscado se profissionalizar, se especializar, buscando conhecimento e estando por dentro das novidades de mercado.

Visto que para atividades topográficas utilizamos equipamentos e tecnologias em constantes atualizações.

O que faz o Topógrafo?

É o profissional responsável por realizar os levantamentos topográficos para fins diversos. Atua com serviços de medição, elaboração e atualização periódica de mapas, plantas e desenhos.

Técnico em topografia

O técnico é habilitado para desenvolver diversas atividades como realização de levantamentos e implantações topográficas e geodésicas.

Além de planejamento de loteamentos, desmembramentos e obras de engenharia e locação, coleta de dados para o georreferenciamento de imóveis.

Tudo isso através de técnicas de mensuração e automatização, elaboração de plantas, cartas e mapas georreferenciados, interpretação de fotografias aéreas ou imagens de satélites.

Com o certificado de técnico em agrimensura, por exemplo, o profissional estará apto para a realização do registro junto ao CFT – Conselho Federal dos Técnicos Industriais e CRTs – Conselhos Regionais Dos Técnicos Industriais.

Engenheiro Topógrafo

A engenharia responsável por medir e determinar tamanhos de espaços territoriais, por meio de equipamentos e cálculos é a engenharia de agrimensura. Assim sendo, o Engenheiro Agrimensor é o responsável por coordenar e desenvolver as atividades da área da agrimensura.

Como, por exemplo, elaboração de plantas de obras de infraestrutura, obra de saneamento e de estradas. Ademais, ele é, também, designado a fazer remarcações de terras na área rural e em loteamentos, para que tudo corresponda com a legislação.

Atualize-se!

Por fim, você que é profissional, estudante ou tem curiosidade na área de topografia acesse nossas redes sociais e obtenha mais materiais para expandir seus conhecimentos!

Siga a CPE no Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e Instagram que estamos sempre publicando assuntos interessantes e enriquecedores para você!

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      14 comentários em “O que é topografia: definição, objetivo e como atuar na área.”

        1. Ficamos felizes que curtiu, Enrique! Continue ligado no nosso Blog e não perca nenhuma novidade no universo da geotecnologia.

          Abraço!

      1. Eu amei este texto com ela terei algumas dúvidas que eu tinha do mesmo curso de topografia… obrigado

      2. Eu sou estudante neste cadeira ma’s ainda tenho dificulidade na elaboracao de plantar de obras da infraestrutura e elaboracao de mapas entao quero que me face e tender.

      3. Eu sou estudante neste cadeira ma’s ainda tenho dificulidade na elaboracao de plantade obras da infraestrutura e elaboracao de mapas entao quero que me face e tender.

      4. Eu sou estudante neste cadeira ma’s ainda tenho dificulidade na elaboracao de plantade obras da infraestrutura e elaboracao de mapas entao quero que me face e tender.

      5. Eu sou estudante neste cadeira ma’s ainda tenho dificulidade na elaboracao de plantade obras da infraestrutura e elaboracao de mapas entao quero que me faz e tender.

      Deixe um comentário