Levantamento topográfico: o que é, tipos e como realizar?

O levantamento topográfico mapeia a superfície de um terreno gerando dados que serão posteriormente usados para a elaboração de plantas e perfis, representações gráficas das características do terreno.

Mas, você sabia que existem vários tipos e formas de se realizar um levantamento topográfico. Nesse texto você conhecerá 3 tipos e como utilizá-los nos seus serviços.

Antes, você precisa saber que para a execução dessa tarefa, realizamos uma série de operações e processos. Dos quais, se refletem nas categorias de levantamentos topográficos que podem ser utilizados para a execução do trabalho.

Bora aprender mais sobre levantamento topográfico?

O que é Levantamento Topográfico?

Em suma, uma planta topográfica possui curvas de níveis, que representam as variações do relevo, e elementos encontrados em um terreno. Sendo assim, é ideal para o georreferenciamento de imóveis rurais. Em linhas gerais, as informações levantadas pela topografia são essenciais para áreas como a construção civil, urbanismo, oceanografia, geologia, dentre outras.

Existem casos em que apenas as projeções horizontais são necessárias, assim como também existem situações onde o mais importante é conhecer o relevo do terreno.

Obviamente, também há projetos nos quais se necessita conhecer tanto os limites como o relevo — nesse caso será necessário um levantamento mais completo.

trabalhador fazendo levantamento topográfico
Topografo utilizando de equipamento.

São diferentes métodos de levantamento topográfico.

Entretanto, para cada necessidade de mapeamento, existem diferentes tipos de levantamentos topográficos. Dessa forma, as metodologias existentes podem levantar as medidas horizontais de um terreno, as alturas do seu relevo ou até mesmo ambas características.

Neste artigo, você vai conhecer alguns dos principais tipos de levantamentos topográficos, além de saber para que servem, qual a sua importância e quando usar cada um deles. Siga em frente e confira!

Tipos de levantamentos topográficos.

Existem três tipos de levantamentos topográficos: o planimétrico, o altimétrico e o planialtimétrico. O primeiro se refere às medidas em um plano, enquanto o segundo levanta medidas na vertical. A união desses dois resulta no levantamento planialtimétrico, método que permite um mapeamento mais completo.

A seguir, vamos conhecer as características desses levantamentos, assim como suas principais utilidades.

Levantamento planimétrico.

O levantamento topográfico planimétrico, também chamado Planimetria, se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem uma área. Esse levantamento é ideal para determinar os limites de um terreno.

Engenheiro fazendo medições de levantamento topográfico.

Levantamento altimétrico.

Por outro lado, o levantamento altimétrico consiste na definição das alturas de um terreno. Esse método também é chamado de altimetria, e registra o grau de declividade de um terreno.

As curvas de nível são representações em planta baixa dos pontos de um terreno que apresentam uma mesma altura. Desse modo, a principal função de uma altimetria é representar o relevo de uma área, informação fundamental para o entendimento das características de um terreno.

Levantamento planialtimétrico.

Já o levantamento planialtimétrico consiste, basicamente, na união entre os levantamentos planimétrico e altimétrico. Esse método permite tanto a medição das projeções horizontais quanto das diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento mais completo.

Contudo, esse levantamento é necessário nos casos em que se necessita de um mapeamento detalhado das condições de um terreno.

Qual a importância de conhecer os tipos de levantamentos topográficos?

Conhecendo todos os tipos de levantamentos topográficos, é mais fácil entender qual é a mais indicada para cada caso. Esse conhecimento permitirá definir o método adequado, economizando tempo e dinheiro, evitando erro e entregando um projeto de topografia que atenda às necessidades do cliente.

Para a realização de um bom serviço de topografia, é necessário que o profissional conheça os tipos de levantamentos topográficos possíveis. Dessa maneira, ele poderá eleger o que mais se adéque às suas necessidades, levantando as informações que de fato são relevantes para o cliente.

equipamento para fazer levantamento topográfico

Sejam as projeções horizontais dos limites do terreno, as alturas de seu relevo ou a união de ambos, existem tipos de levantamentos topográficos adequados às mais variadas necessidades.

Por fim, a realização do levantamento fica a cargo do topógrafo, que é responsável por definir o plano de ações.

Este artigo foi útil para você? Então, que tal fazer ele chegar a mais pessoas? Basta compartilhá-lo nas suas redes sociais!

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      6 comentários em “Levantamento topográfico: o que é, tipos e como realizar?”

      1. Gostaria de uma relação de equipamentos necessarios para realização de serviços topograficos, georeferenciados, laser scaner

      2. Gostei da materia

        Quero que o senhor me manda mas conteúdos de instrumentos utilizados no levantamentos e locação topográfico. Preciso é importante até no dia 16 do ano e mês e curso por favor esse é o meu número 939083418

      Deixe um comentário