Erros em Levantamento Topográfico: os principais motivos de erro.

Um dos aspectos principais para garantir a qualidade de um levantamento topográfico é a realização de medições precisas e acuradas. Uma vez que esse tipo de levantamento serve de base para projetos de georreferenciamento, arquitetura e engenharias, é fundamental que todas as informações apresentadas sejam exatas. Do contrário, os erros em levantamento topográfico poderão se propagar e causar uma série de prejuízos financeiros e de reputação. 

Mesmo com estritos requisitos de qualidade, um levantamento topográfico está naturalmente sujeito a erros. Isso se deve a uma combinação entre as condições do equipamento, a habilidade do profissional e as dimensões do terreno analisado, fatores que fazem com que nenhuma medida seja exata e que a ocorrência de erros, seja inevitável.

Erro em levantamento topográfico deve ser mapeado.

Sabendo que todas as medidas contêm erros, o profissional responsável pelo projeto deve conhecer quais são as causas mais comuns desses desvios. Assim, ele poderá determinar a magnitude dos erros e avaliar se eles podem ser corrigidos mediante cálculos estimativos ou se será necessário realizar novas medições. Nesse sentido, o topógrafo também deve dominar a classificação desses erros, além de saber que decisões tomar frente a eles.

Engenheiro fazendo medições de levantamento topográfico.

Neste artigo, você vai conhecer as principais causas dos erros em medições topográficas, além de suas classificações e as medidas que você pode tomar para minimizá-los ou evitá-los. Continue lendo e confira!

As principais causas de erros em levantamento topográfico

Durante a realização de medições topográficas, os erros podem acontecer devido a três principais fatores:

Fatores naturais

Esses fatores derivam de variações ambientais e podem ocorrer devido à:

  • umidade;
  • pressão atmosférica;
  • retração atmosférica;
  • temperatura;
  • variações da declinação magnética.

Numa perspectiva prática, um exemplo de erro causado por um fator natural seria o dilatamento de uma trena, causado por variações de temperatura. Como medida preventiva, o melhor a fazer é realizar uma grande quantidade de medições, para, assim, poder compará-las e obter médias aritméticas dos resultados.

Fatores instrumentais

Em suma, esses fatores se relacionam com os equipamentos utilizados. Podem ser consequência de defeitos de fabricação, ociosidade ou falta de calibração. Afinal, são erros facilmente reduzíveis ou elimináveis e necessitam apenas que o profissional adote procedimentos de utilização adequados e mantenha-se atento aos ajustes e às configurações dos equipamentos.

Fatores pessoais

Esses fatores resultam das próprias limitações humanas, como capacidade de visão e tato. Diferentes operadores têm variadas capacidades de acuidade, impactando, por exemplo, na precisão de operações que dependem de pontaria sobre um alvo.

Por outro lado, esses erros também podem ser causados por falhas humanas mais grosseiras, como falta de atenção, cansaço ou inabilidade. Nesse sentido, os responsáveis pelas medições devem receber treinamentos regularmente.

Os principais tipos de erros em um levantamento topográfico

Quanto à classificação dos erros, eles podem ser de três tipos:

Erros Sistemáticos

São  erros  produzidos por causas conhecidas, evitados através de técnicas particulares de observação ou mesmo eliminados mediante a aplicação de fórmulas específicas. São erros que se acumulam ao longo do trabalho.

Na prática, esses erros podem se manifestar como variações nas condições ambientais, balizas tortas, trenas não suficientemente esticadas ou dilatadas, equipamentos mal calibrados ou baixa acuidade visual do operador do equipamento.

Erros Aleatórios

São aqueles que permanecem após os erros sistemáticos e grosseiros serem eliminados. São erros que não seguem nenhum tipo de lei e ora ocorrem num sentido, ora noutro, tendendo a se neutralizar quando o número de observações é grande. Sua principal causa deriva de fatores, não controlados pelo topógrafo. Por isso, também chamamos de acidentais.

Sua ocorrência não é controlada, minimizada e nem eliminada, porém, é possível estimá-la. Sendo assim, a melhor maneira de prevenir esse tipo de erro é realizando uma grande quantidade de medições, o que vai permitir neutralizá-los por meio do estabelecimento de um valor médio.

Em suma, um exemplo desse tipo de erro seria o desvio de pontaria na leitura de distâncias horizontais.

Erros Grosseiros

Causados por engano na medição, leitura errada nos instrumentos, identificação de alvo, etc., normalmente relacionados com a desatenção do observador ou uma falha no equipamento.

Desse modo, um exemplo de um erro grosseiro seria trocar a ordem dos números na hora de anotar uma medição, registrando 1,69 em vez de 1,96.

erros em levantamento topografico

A forma de minimizar e evitar os erros em um levantamento topográfico

O primeiro passo para minimizar ou evitar um erro é dominar suas causas e tipos. A partir desse conhecimento, o topógrafo deverá estar atento à possibilidade de qualquer incidência, evitando ao máximo que ocorram erros grosseiros e prevenindo os sistemáticos.

Logo, o profissional deverá analisar os possíveis erros sistemáticos e aleatórios cujas ocorrências tenham sido inevitáveis. Em seguida, deverá estimar a magnitude dos erros, para os quais deverá implementar correções matemáticas ou, até mesmo, realizar novas medições.

Dicas para você não errar

Nesse sentido, existem alguns conselhos que para você seguir na hora de realizar um levantamento topográfico:

  • estabelecer especificações de precisão e controle;
  • selecionar adequadamente o método e o equipamento utilizado;
  • executar as medições com o maior cuidado e atenção possíveis;
  • garantir que os operadores dos equipamentos estejam treinados em seu uso;
  • manter os equipamentos adequadamente ajustados e calibrados;
  • realizar uma grande quantidade de medidas, o que vai possibilitar comparar os resultados, identificar possíveis erros e calcular médias aritméticas;
  • utilizar fórmulas de correção, como média aritmética e desvio padrão.

Contudo, não há como evitar que uma medição tenha erros. Desse modo, eles são naturais dos próprios métodos de levantamento e derivam de uma série de fatores que, muitas vezes, não são controlados. Porém, há como prevenir, minimizar e corrigir os erros sistemáticos e aleatórios, garantindo, assim, a qualidade do projeto entregue e, consequentemente, a fidelização do cliente.

Quanto aos erros grosseiros, é responsabilidade do profissional reduzir ao máximo sua incidência. Cometer esse tipo de deslize pode comprometer a confiabilidade do serviço e a reputação do topógrafo e da empresa. Essas incidências são evitadas com treinamentos e uma atitude comprometida, atenta e cuidadosa. Portanto, não há motivos para que um levantamento topográfico apresente esse tipo de equívoco.

Por fim, agora que você conhece os principais erros dos levantamentos topográficos e sabe como preveni-los e evitá-los, que tal continuar vendo informações úteis para sua atividade profissional? Manter-se informado é muito fácil, basta seguir nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      4 comentários em “Erros em Levantamento Topográfico: os principais motivos de erro.”

      1. Queria saber qual seria o tipo de erro no qual um topógrafo marca o terreno nas dimensões corretas, porém deslocado 3 metros para a lateral. E no caso os demais terrenos foram marcados de forma errada também. Estes ao se basearem na medição do primeiro (ao invés de medir a quadra toda) também cometeram erro?

      Deixe um comentário