Locação de equipamentos de topografia: vale a pena?

Para não desperdiçar tempo em suas visitas técnicas, um topógrafo sempre deve estar preparado com os instrumentos adequados para a execução do trabalho. Portanto, ao escolher a locação de equipamentos de topografia, avalie as particularidades do local e o tipo de medição necessária.

Neste artigo, falaremos sobre o que deve ser considerado na hora de escolher equipamentos de topografia para alugar e a importância de sair sempre com as ferramentas certas. Confira!

Locação de equipamentos de topografia é recomendada?

Assim como não se recomenda apertar um parafuso com um martelo, as ferramentas da topografia também são projetadas para atender às demandas específicas. Ir para o campo com todas elas é algo que pode ficar caro.

Por outro lado, deixar algo importante para trás é um problema que atrasa e dificulta a realização do serviço.

Quais são os equipamentos topográficos mais utilizados em projetos?

O tipo de equipamento que precisa ser levado ao campo depende muito do serviço que será realizado pelo topógrafo. Para nivelamentos ou transporte de cotas, um dos instrumentos recomendáveis é o nível, uma ferramenta de custo baixo, operação simples e muita utilidade.

O nível pode ser manual ou automático, sendo o segundo mais avançado e mais indicado na maior parte dos casos.

Para projetos em que são necessárias medidas com precisões milimétricas os ângulos e distâncias devem ser precisas, sendo a estação total muito utilizada.

A estação total é um dos equipamentos mais utilizados na topografia. Além disso, é uma evolução direta dos instrumentos de medida de ângulos e distâncias.

Os modelos mais avançados de estação total podem, inclusive, automatizar parte do trabalho do topógrafo. Desse modo facilitando o armazenamento de dados e a realização de alguns cálculos.

Para o desempenho de trabalhos em áreas grandes, quando a precisão é centimétrica e os resultados obtidos com certa agilidade. Utilizá-se receptores GNSS – RTK, que se utilizam o posicionamento geográfico por satélite para calcular posições e distâncias em tempo real.

De acordo com área estudada, utilizá-se de outros recursos como drones, laser scanner e ecobatímetro.

Qual equipamento de topografia alugar?

Para escolha do melhor equipamento, leve em conta a precisão e o tipo de trabalho. Para definir isso, o profissional utiliza premissas sobre a área estudada. Considerando as demandas exigidas pelo cliente e, claro, sua experiência na profissão.

Portanto, é recomendável conhecer a região de interesse. Seja para escolher o melhor equipamento a se utilizar como também quais acessórios serão necessários para realização do trabalho.

Mesmo quando já existem mapas e outras referências, a realidade do serviço pode ser surpreendente. E se um dia de trabalho é frustrado pela ausência de uma ferramenta que seria essencial, a logística de voltar em outra data pode sair cara para o profissional.

Para não errar na escolha dos equipamentos utilizados no trabalho, é interessante sempre avaliar três aspectos principais. Sendo eles: o tipo de trabalho, o local e a precisão necessária para o serviço.

O tipo de trabalho é um critério a ser considerado. Pois, cada serviço da topografia demanda ferramentas especializadas, e é impossível cumprir com o objetivo sem o equipamento certo em mãos.

O local é importante para a decisão do equipamento. Locais fechados ou abertos, áreas com mata fechada são exemplos que interferem na escolha do equipamento, assim como na precificação do serviço.

Por fim, é preciso considerar, também, o nível de precisão exigido pelo projeto. É com essa informação que definir se a ferramenta certa será um nível ou uma estação total, ou se uma combinação de drones e GNSS.

Em alguns casos, uma combinação das exigências do cliente, das características do local e da precisão do projeto pode demandar que o profissional leve muitos equipamentos para o campo. Em outros cenários, pode ser possível resolver o serviço com relativamente poucos itens.

Quando vale a pena comprar um equipamento?

Um profissional não precisa ter todos esses equipamentos no escritório para ser capaz de realizar o serviço. Muitas vezes, vale mais a pena alugar a ferramenta para cada trabalho e ter apenas aquilo utilizado com regularidade no cotidiano.

Para saber se vale a pena alugar ou comprar um equipamento, a dica é avaliar o custo total de aquisição. Além disso, avalia o retorno sobre investimento da ferramenta.

Custo de comprar vs custo de locação de equipamento de topografia

O custo total de aquisição de um equipamento é a soma de todos os gastos que ele terá ao longo de sua vida útil. Desse modo, incluindo manutenções, riscos de quebra e outras despesas. Já o retorno sobre o investimento está relacionado ao valor que essa compra gera ao profissional.

Um equipamento de utilização constantemente terá um retorno maior que outras ferramentas que só são empregadas esporadicamente. Portanto, se faz parte da rotina realizar levantamentos com drones e GNSS, pode ser interessante investir na aquisição. Contudo, desde que esse retorno seja maior que o custo total de aquisição.

Mas mesmo alguns itens que fazem parte da rotina dos profissionais de topografia podem ser alugados, como modelos mais avançados de estação total. Esses tem um investimento muito alto na compra, mas trazem um retorno excelente em determinados tipos de trabalho e são obrigatórios.

A recomendação é que, sempre antes de realizar um trabalho, na hora do planejamento, o profissional elenque os equipamentos necessários para executar o serviço com eficiência. Para assim, definir se há necessidade de locação de equipamentos de topografia.

Aqueles faltantes, comprados ou adquiridos, conforme os critérios sugeridos acima. O mais importante é não deixar de cumprir com os requerimentos do cliente. Tudo isso para entregar um serviço de qualidade, conforme o combinado.

Já sabe como escolher equipamentos de topografia para alugar? Aproveite, então, para entrar em contato com a CPE tecnologia para obter as ferramentas certas para o serviço!

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário