Seu negócio

5 estratégias que podem contribuir com a redução de custos em topografia

Escrito por CPE Tecnologia

Um projeto de construção civil deve ser precedido pelas informações topográficas do terreno em questão. O levantamento topográfico é fundamental para o serviço de locação e para o acompanhamento das obras, evitando erros de demarcações e nivelamentos. 

É possível dizer que o levantamento topográfico é responsável pela representação de pontos notáveis do relevo, como taludes, aclives, declives, acidentes geográficos, curvas de nível, entre outros. 

É importante destacar que existem custos fixos e variáveis, onde os fixos estão ligados às despesas recorrentes de todos os meses, como o pagamento de salários e o pagamento de contas, como água, luz e internet. Já os custos variáveis são aqueles esporádicos, como o aluguel de equipamentos. 

Outro tipo de gasto que deve ser analisado são os investimentos. Eles não devem ser vistos como custos, mas sim como uma forma de agregar valor à empresa e aumentar a rentabilidade em um futuro próximo. 

Interessou-se pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja seis estratégias que podem contribuir para reduzir custos em topografia. Confira!

1. Identifique os gargalos

A primeira estratégia que damos para reduzir custos em serviços de topografia é: identifique os gargalos. Em outras palavras, analise todos os seus custos e veja se eles realmente são necessários. 

Procure encontrar quais são as atividades e/ou recursos que estão sendo utilizados em demasia ou que não sejam necessários. Uma dica importante é: analise criteriosamente os gastos variáveis, uma vez que os gastos fixos são difíceis de serem eliminados (mas podem ser reduzidos). 

2. Planeje-se e garanta a execução do planejado

Lembre-se de avaliar todas as ameaças e oportunidades, buscando as melhores soluções possíveis. Além disso, defina corretamente o prazo para execução dos serviços e garanta, principalmente, que a execução se dará conforme planejado. 

Dessa maneira você não incorrerá em custos extras e retrabalhos. Assim, será possível reduzir custos e, ainda, garantir a satisfação de seus clientes, não é mesmo? Pense nisso!

3. Aumente a produtividade

A produtividade será um fator fundamental para as suas finanças e para a abrangência de sua empresa. Ao realizar as atividades em um tempo menor, será possível atrair novos clientes, aumentando a quantidade de serviços.

Outro fator que merece ser mencionado é que o custo fixo para a execução de um determinado tipo de trabalho poderá diminuir, uma vez que o prazo de execução será menor. Se você gasta cinco dias para um determinado serviço e consegue reduzi-lo para três, o custo dos profissionais, equipamentos, locação, alimentação, deslocamento e outros também serão reduzidos. 

4. Tenha equipes de qualidade

Contar com profissionais de qualidade também é uma maneira de reduzir custos. 

Obviamente, suas equipes podem ser menores ou maiores, dependendo da tecnologia utilizada e do tamanho a ser analisado. Entretanto, é imprescindível contar com profissionais de qualidade. 

Essa é a única maneira de garantir que o serviço seja executado de acordo com o necessário, evitando retrabalhos. Além disso, equipes qualificadas e experientes são capazes de evitar situações problemáticas e conseguem ser mais eficientes.

5. Invista em tecnologia

Por mais que o investimento seja completamente diferente dos custos fixos e variáveis, ele é uma excelente maneira de reduzir custos. O uso de equipamentos modernos e atualizados poderá se tornar um grande diferencial. 

O aumento de produtividade e o crescimento das receitas será imediato. Um bom exemplo se dá pela utilização de drones para o mapeamento de áreas. 

Com esta tecnologia, o aumento de produtividade é perceptível e a redução de custo com o número de profissionais na equipe também deve ser notado. Dessa forma, a empresa conseguirá reduzir seu custo fixo e, ainda, entregar projetos com uma maior quantidade de detalhes e em um menor tempo. Todos sairão satisfeitos!

Entretanto, a qualidade dos equipamentos deve ser avaliada. Comprar ou alugar em qualquer lugar pode transformar o investimento em um grande prejuízo. Fique sabendo que já existem empresas especializadas na venda e no aluguel de equipamentos para a área de topografia. Elas podem se tornar um grande aliado para que sua empresa consiga reduzir custos.

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das estratégias para reduzir custos em topografia que demos? Deseja acessar mais conteúdos como este? Então, não deixe de nos seguir no LinkedIn e no Facebook!

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This