Como funciona o uso de drones na coleta de dados topográficos?

Drones e VANTs estão sendo cada vez mais utilizados na coleta de dados topográficos, devido a inúmeras vantagens que oferecem quando comparados com a coleta de dados tradicional.

Portanto, explicaremos como funciona essa nova forma de levantamento topográfico e quais são as principais vantagens da topografia com drones e VANTs. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é levantamento topográfico?

Levantamento topográfico é o processo que visa obter informações da topografia de um terreno, com objetivo de elaborar uma representação gráfica que descreva fielmente o modelo desse terreno.

Sendo assim, essa representação deve apresentar uma série de informações, como curvas de nível, bem como em que pontos existem construções, árvores, aterros, taludes, entre outros.

Portanto, o levantamento topográfico é feito por meio da coleta de dados utilizando Estações Totais, GPS, Laser Scanner, Drones ou VANTs. Ultimamente, devido a diversos benefícios, esses levantamentos têm sido feitos, em sua maioria, através de drones e VANTs.

Logo, após a coleta de dados, as imagens e informações do terreno passam para um software que elabora uma representação gráfica, formando imagens, mapas e modelos 3D do terreno.

O que são Drones e VANTs?

Primeiramente, para entender melhor o que são drones e VANTs, você precisa saber que eles não são a mesma coisa. Os drones são aeromodelos utilizados para fins recreativos e profissionais. Mas também pode ser considerado um veículo aéreo não tripulado- VANT. 

Os VANTs são veículos aéreos não tripulados, ou seja, operam sem piloto a bordo e com carga útil embarcada, assim como os drones profissionais, eles não têm fim recreativo em momento algum.

Como é feita a coleta de dados topográficos?

Mesmo quando a coleta de dados é feita com auxílio de drones e VANTs, existe a etapa de instalação de pontos de controle em solo. Esses pontos são distribuídos ao longo de toda a área e neles obtemos coordenadas com GPS.

Após isso, o drone ou VANT faz imagens da área. Essas imagens, após transferidas para um computador, seguem para softwares especializados em transformá-las em mapas.

Vale ressaltar que a coleta de dados topográficos para a criação ou coleta de ponto de controle pode ser feita por meio de quatro métodos de pesquisa: método estático, rápido-estático, Stop and Go e cinemático. Conheça as características de cada um deles adiante.

Método estático

É caracterizado pelo tempo de posicionamento maior que 20 minutos, utilizamos quando a área apresenta obstruções.

Método rápido-estático

É caracterizado pelo tempo de posicionamento inferior a 20 minutos. Além de também ser ideal em áreas que apresentam obstruções.

Método Stop and Go

É ideal para áreas que não apresentam obstruções, por isso, apresenta tempo de posicionamento reduzido. O tempo de posicionamento mínimo de inicialização nesse método é de cinco minutos.

Método cinemático

É ideal para levantamento de áreas não obstruídas, como estradas e córregos. Nesse método, o receptor está em movimento constante, durante todo o percurso.

levantamento de dados topográficos por drones

Porque fazer topografia com drones?

São inúmeras as vantagens de usar drones e VANTs durante a coleta de dados topográficos. Algumas delas são:

Imagens de alta qualidade

Os drones e VANTs são equipamentos ideais para a captação de imagens e informações topográficas, uma vez que equipados com câmeras especiais capazes de coletar imagens de alta definição de uma grande área, em poucos minutos.

Menor prazo na coleta de dados topográfico

Algumas áreas apresentam difícil acesso ou são muito extensas. Por isso, na maioria das situações, se uma mesma área fosse levantada por estação total ou GPS, levaria dias ou até semanas. Porém, ao usar drones e VANTs, o mesmo levantamento leva minutos ou dias.

Menor custo

Além de proporcionar informações rápidas e de fácil uso, o drone ou o VANT não exigem grandes equipes, já que podem ser lançados e controlados por uma única pessoa, reduzindo os custos e aumentando a produtividade.

Alcance a lugares de difícil acesso

Os drones e VANTs são excelentes para locais de difícil acesso e áreas grandes e com muitos elementos, como construções e taludes.

Por esse motivo, drones têm sido uma ferramenta potente para mapeamento de cidades, acompanhamento da evolução de obras, monitoramento de fronteiras, rastreamento de áreas que sofreram catástrofes, entre outras.

Alta precisão na coleta de dados topográficos

Visto que apresentam imagens de alta qualidade e resolução, as informações coletadas pelos Drones são muito precisas. Para obter informações precisas, além da qualidade das imagens, pontos de controle terrestres coletados corretamente servem de apoio. Para isso, registramos volumes de terra, erosões, taludes existentes, curvas de níveis, construções existentes e locais que apresentam vegetação.

Ademais, também podem ser utilizados outros sensores que captam diversas categorias de informação, como, por exemplo, os sensores termais, que podem realizar inspeções em equipamentos e estruturas.

topografia com drone e levantamento topografico

Captura de todas as informações necessárias para a coleta de dados topográficos.

Conforme observamos anteriormente, os drones captam diversas informações, que vão desde curvas de nível a desastres naturais.

Por sua facilidade de acesso a diversas áreas e pela capacidade de captar muitas imagens em alta definição, os drones conseguem coletar quase todas as informações necessárias em um levantamento topográfico.

Eles também podem gerar um levantamento mais detalhado que o convencional, pois conseguem coletar maior quantidade de pontos.

Quais são as etapas necessárias para coleta de dados topográficos com drones e VANTs

Embora utilizar drones e VANTs para a coleta de dados requerer alguns cuidados não há muitos segredos. Primeiramente, para uso profissional, é necessário solicitar autorização de voo para o local de trabalho. Após isso, é importante preparar o plano de voo.

Esse plano, é feito por meio do software do drone e do VANT, cobrindo toda a área a ser levantada, bem como contemplar os pontos de controle em solo realizados anteriormente. Nesse momento, é importante confirmar os locais de decolagem e pouso.

Logo após isso, os drones partem para o voo. O piloto deve acompanhar o voo em tempo real, por meio do notebook, tablet ou smartphone. Vale lembrar que o voo sem controle de pilotos é proibido no Brasil.

Topografia com drones com agilidade

Após a finalização da captura de imagens em toda a área compreendida pelo plano de voo, é necessário descarregar as imagens da câmera em um computador através de um software que produz as representações gráficas desejadas.

Por fim, agora que você já conhece todas as etapas e vantagens da coleta de dados topográficos realizada com drones e VANTs, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Assim, você vai receber todas as nossas informações e novidades em sua caixa de entrada!

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      5 comentários em “Como funciona o uso de drones na coleta de dados topográficos?”

      1. Estamos a comprar um Drone e gostaria de usar na topografia. Preciso de informações de cursos para uso em topografia e programas.

        1. Oi, Leonel! O orçamento do drone depende de algumas variáveis como: modelo, tipo de contrato (aluguel ou compra) e a sua região, por exemplo. Clique no link a seguir e converse com um de nossos consultores especialistas. São eles que podem te oferecer as melhores soluções em drones: https://bit.ly/FaleConoscoBLOG

          Um abraço!

      Deixe um comentário