Equipamentos

Veja como é o uso de drones para inspeção em locais de difícil acesso

Escrito por CPE Tecnologia

Os avanços tecnológicos dos últimos anos vêm causando uma verdadeira revolução no setor de topografia. Hoje, diversas atividades podem ser otimizadas com a implementação de ferramentas inovadoras, beneficiando diretamente as empresas. Um bom exemplo disso pode ser visto no uso de drones para inspeção.

A prática tem conquistado os profissionais do setor, já que traz uma série de vantagens — principalmente para o trabalho em locais de difícil acesso. Ainda assim, é natural ter algumas dúvidas sobre seu funcionamento.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para esclarecer o assunto, mostrando como os drones são utilizados e de que forma sua empresa pode se beneficiar. Confira!

Vantagens do uso de drones

Um dos fatores que faz do uso de drones um diferencial importante para as empresas é a sua praticidade, afinal, o serviço como um todo se torna bem mais simples. Antigamente, para realizar uma inspeção industrial em local perigoso, por exemplo, era preciso isolar a área, alugar cestas aéreas ou plataformas elevatórias, etc.

A inserção do drone nessas atividades gerou impactos diretos em dois pontos críticos do processo: o custo e a segurança do trabalho. Para começar, deixa de ser necessário alugar equipamentos caros e realizar um extenso planejamento para otimizar o seu uso. Para complementar, o operador não será inserido naquele ambiente de risco.

Em vez disso, ele ficará monitorando o serviço por meio das imagens feitas pelo drone. Mesmo que uma falha ocorra e o equipamento seja danificado, não haverá uma vida humana envolvida nesse acidente. Por isso, além de facilitar o trabalho, ele permite um ganho enorme de tempo.

O fator da produtividade, por sua vez, também merece destaque. O tempo para mobilização da equipe é enorme em um serviço desse tipo. Com o uso do drone, é bem mais rápido agendar o serviço e executar a inspeção.

Para complementar, a eficácia do método é extremamente satisfatória. Com medidas precisas e a disponibilidade de repetir a inspeção sem gastos enormes, é possível garantir um serviço de qualidade com tempo e custo reduzidos — algumas verificações podem ser feitas em poucos minutos!

Execução do levantamento com drone

A inspeção de obras com drones pode ser reduzida de dias para minutos. Entretanto, é preciso estar preparado para trabalhar com esse equipamento. O que pouca gente sabe é que, na verdade, isso é bem mais simples do que parece.

Adquirir um drone para inspeção é algo que pode ser feito com um investimento que será pago em pouco tempo. É preciso, no entanto, estar de acordo com as normas dos órgãos regulamentadores (como DECEA e a Anatel, por exemplo) para prestar serviço com o equipamento.

Feito isso, a operação pode ser colocada em prática após criado um plano de voo e se receber a autorização necessária para a inspeção. Grosso modo, basta contar com um piloto cadastrado e cumprir as exigências desses órgãos. Vale destacar a importância de contar com o suporte de especialistas para cumprir essas etapas com tranquilidade.

A inspeção passa então a depender apenas do planejamento da sua empresa. O desafio está justamente no planejamento, já que as baterias dos drones ainda não têm uma autonomia tão grande. Em geral, dependendo dos equipamentos e câmeras que ele carregar, dura cerca de 20 minutos.

Ainda assim, os benefícios são notáveis, graças à facilidade de operação, o baixo custo e a garantia de segurança para o operador. Não é à toa que o mercado como um todo vem adotando gradativamente essa tecnologia.

Eficácia do método de inspeção com drones

Existem diferentes modelos de drones para serviços de inspeção. Por isso, é importante fazer uma comparação e encontrar aquele que melhor atende às suas necessidades. Inclusive um dos fatores a serem considerados são o peso do equipamento, peso máximo que consegue transportar, tempo de voo e a proteção contra interferências eletromagnéticas (uso industrial/enterprise).

Com um drone simples, é possível realizar inspeções de pequenas áreas com boa precisão, desde que ele conte com câmera, sensores, lentes etc. Caso você queira um equipamento com desempenho ainda maior, é interessante investir em um modelo mais robusto, que suporte mais peso e opere câmeras 4K, por exemplo.

O trabalho, como um todo, é bem simples. Ao sobrevoar a área, o drone capta imagens e faz as medições que seriam realizadas pelo operador. Os dados coletados são avaliados in loco, ou enviados para análise posterior.

São geradas imagens georreferenciadas que permitem o tratamento do Modelo Digital de Superfície (MDS) e a obtenção do Modelo Digital do Terreno (MDT).

Produto final do levantamento com drone

Além da facilidade de acesso às áreas e ambientes de risco, os drones oferecem dados muito mais ricos para a realização de determinados serviços. A precisão das suas medições é privilegiada, graças ao posicionamento e qualidade dos equipamentos, facilitando o cálculo de volume de materiais ou a elaboração de mapas detalhados para as construções.

Essas informações permitem que você tenha uma visão muito mais detalhada da área que está sendo coberta. Somado ao fato de que o tempo necessário para execução do serviço é bem menor, isso faz com que o seu produto se torne mais atraente para os clientes.

Em pouco tempo, é possível estabelecer uma metodologia de trabalho baseada em planejamento e execução ágeis. Em um mercado tão competitivo como o atual, isso representa um importante diferencial diante da concorrência.

Além disso, sua empresa passa a contar com uma tecnologia inovadora que preserva a integridade física dos seus profissionais. Com a rápida evolução desses equipamentos, a tendência é que eles se tornem cada vez mais baratos e mais eficientes.

Avanços na tecnologia da bateria, por exemplo, podem fazer com que o drone domine ainda mais o mercado. Por isso, faça uma análise das opções disponíveis no mercado, avalie as características técnicas de cada equipamento e encontre o que corresponde às suas necessidades.

Se quer saber como os drones para inspeção podem transformar os serviços da sua empresa, entre em contato com a CPE Tecnologia e fale com quem mais entende do assunto!

 

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This