Mercado

Você sabe o que é BIM?

Talvez tenha escutado esse termo por aí não é mesmo? Sabe o que é e como funciona? Neste post falaremos um pouco sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

Saiba o que é a tecnologia BIM

BIM é uma sigla de origem em inglesa para Building Information Modeling, que traduzindo para nosso idioma significa Modelagem de Informação de Construção e essa tecnologia está sendo empregada cada dia mais, sendo uma promessa, principalmente por sua capacidade de solucionar problemas enfrentados desde muitos anos nas construções. A modelagem é voltada para a concepção, construção, manutenção dos edifícios e está gerando mudanças significativas na construção. A ideia é unir as informações e os detalhes de vários projetos de construção e criar um modelo 3D da obra, muito mais próximo do resultado final do que os projetos 2D. Afinal é muito mais fácil interpretar representações em 3D do que em 2D, não é verdade?

Por que usar BIM?

A realidade do Brasil se baseia em construções com variadas especialidades como arquitetura, estrutura, hidráulica, elétrica, ar condicionado, paisagismo, interiores, luminotécnica e muitos outros projetos complementares, todos desenvolvidos individualmente, sob a gestão de um coordenador, entregues através de projetos 2D. Mesmo que os projetos das variadas disciplinas conversem e se relacionem entre si, são elaborados individualmente e muitas vezes sem considerar todas as interligações necessárias. Através dessa forma de trabalho, predominante do país, temos como produtos, documentos independentes entre si. Caso ocorra alteração em uma das disciplinas, deve haver uma excelente gestão para que os demais projetos afetados também sejam revisados. Falta de integração e comunicação entre projetos e pessoas resultam em baixa qualidade e confiabilidade das informações e dados perdidos ao longo do processo.

Hoje, o controle das informações no desenvolvimento de projetos e obras é complexo pois há uma grande quantidade de dados gerados simultaneamente, vários usuários acessando essa base de dados diversas vezes, ao mesmo tempo, e de locais diferentes. Com os dados espalhados por diversos documentos, a chance de incidência de erro é enorme. Com o uso do BIM, erros do cotidiano poderiam ser reduzidos ou evitados. O potencial dessa tecnologia permite análise, simulação e extração de dados do modelo, possibilitando ganhos de confiabilidade para as informações geradas durante todo o processo.

E o que muda com o BIM?

O BIM é uma integração, logo as informações estão concentradas em um único modelo. Todos os documentos possíveis e necessários são extraídos deste modelo. Qualquer alteração realizada no modelo estará refletida em todos os documentos.

A integração da informação não envolve somente a área de projetos. A medida que o BIM estiver sendo cada vez mais utilizado, englobando arquitetura, engenharia e construção, ao longo de toda a cadeia, os atuais índices de erros deverão cair consideravelmente.

BIM é um Software?

Não, o BIM é um conceito tecnológico aplicado na elaboração de projetos de construção, sendo uma forma de trabalho que integra arquitetos, engenheiros e construtores na elaboração de um modelo virtual preciso, que gera uma base de dados que contém informações aplicadas aos diversos sistemas. É, portanto, a união da tecnologia dos softwares com uma gestão da informação eficiente e uma cultura de comunicação.

Embora a representação tridimensional seja importante, é a capacidade de gerar objetos paramétricos que caracteriza uma ferramenta como BIM. A parametricidade garante a geração de objetos editáveis, que podem ser alterados automaticamente, dando suporte a uma plataforma BIM. Esse conceito tem permitido a elaboração de softwares que trabalhem de forma associada, esses programas já estão disponíveis no mercado.

BIM regulamentado

No Brasil, o uso dessa tecnologia foi regulamentado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) através da NBR 15965, e vem ganhando adeptos desde então, graças aos benefícios que seu uso traz para as construções e elaboração de projetos.

BIM já é uma realidade

O BIM está sendo difundido por profissionais da área técnica, governo, empresas, associações e um exemplo disso foi o evento que aconteceu no dia 26 de junho de 2019, em Belo Horizonte, o 2º SeBIM. O seminário foi uma ferramenta de divulgação, explicação, disseminação e integração de profissionais sobre o assunto. Uma oportunidade onde  profissionais puderam conversar sobre essa tecnologia e acompanhar cases de sucesso, erros e acertos, BIM na construção 4.0, BIM nos canteiros de obras, como o Governo Federal vai acelerar a disseminação do BIM no Brasil. Vale a pena ficar por dentro do assunto!

O post ajudou a solucionar suas dúvidas? Esperamos que sim! Nos acompanhe nas redes sociais que sempre estamos levando até você temas atuais e relevantes. BlogFacebookYoutube Instagram.

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This