Tecnologia BIM: o que é e como utilizar.

A tecnologia BIM é uma tecnologia inovadora que muda a forma com que nos relacionamos com projetos de engenharia. Com ela, é possível mapear e planejar com mais detalhes e dados.

Por isso, fizemos um artigo completo para te contar mais sobre essa tecnologia e como você pode utilizá-la no seu trabalho. Com mais dados 3D e cofiabilidade de informações.

Vamos, lá? Boa leitura.

O que é a tecnologia BIM?

BIM é uma sigla de origem em inglesa para Building Information Modeling, que traduzindo para nosso idioma significa Modelagem de Informação de Construção. Sendo assim, essa tecnologia está sendo empregada cada dia mais, sendo uma promessa, principalmente por sua capacidade de solucionar problemas enfrentados desde muitos anos nas construções.

A modelagem é voltada para a concepção, construção, manutenção dos edifícios e está gerando mudanças significativas na construção. Afinal, a ideia é unir as informações e os detalhes de vários projetos de construção e criar um modelo 3D da obra.

O que torna tudo muito mais próximo do resultado do que os projetos 2D. Ademais, é muito mais fácil interpretar representações em 3D do que em 2D, não é verdade?

tecnologia bim
Engenheiros lidando com um software.

Por que usar BIM?

Em resumo, a realidade do Brasil se baseia em construções com variadas especialidades como arquitetura, estrutura, hidráulica, elétrica, ar condicionado, paisagismo, interiores, luminotécnica e muitos outros projetos complementares. Sendo assim, todos desenvolvidos individualmente, sob a gestão de um coordenador, entregues através de projetos 2D.

Portanto, mesmo que os projetos das variadas disciplinas conversem e se relacionem entre si, são elaborados individualmente e muitas vezes sem considerar todas as interligações necessárias. Desse modo, através dessa forma de trabalho predominante do país, temos como produtos, documentos independentes entre si.

Facilitação do manejo de informações

Caso ocorra alteração em uma das disciplinas, deve haver uma excelente gestão para que os demais projetos afetados também sejam revisados. Falta de integração e comunicação entre projetos e pessoas resultam em baixa qualidade e confiabilidade das informações e dados perdidos ao longo do processo.

Atualmente, o controle das informações no desenvolvimento de projetos e obras é complexo. Pois há uma abundância de dados gerados simultaneamente. Vários usuários acessando essa base de dados diversas vezes, em simultâneo, e de locais diferentes. Com os dados espalhados por diversos documentos, a chance de incidência de erro é enorme.

Dessa forma, com o uso do BIM, erros do cotidiano poderiam ser reduzidos ou evitados. O potencial dessa tecnologia permite análise, simulação e extração de dados do modelo, possibilitando ganhos de confiabilidade para as informações geradas durante todo o processo.

E o que muda com a Tecnologia BIM?

A Tecnologia BIM é uma integração, logo as informações estão concentradas em um único modelo. Todos os documentos possíveis e necessários são extraídos deste modelo. Qualquer alteração realizada no modelo estará refletida em todos os documentos.

Sendo assim, a integração da informação não envolve somente a área de projetos. A medida que o BIM estiver sendo cada vez mais utilizado, englobando arquitetura, engenharia e construção, ao longo de toda a cadeia, os atuais índices de erros deverão cair consideravelmente.

A tecnologia BIM é um Software?

Não, o BIM é um conceito tecnológico aplicado na elaboração de projetos de construção, sendo uma forma de trabalho que integra arquitetos, engenheiros e construtores na elaboração de um modelo virtual preciso, que gera uma base de dados que contém informações aplicadas aos diversos sistemas. É, portanto, a união da tecnologia dos softwares com uma gestão da informação eficiente e uma cultura de comunicação.

Embora a representação tridimensional seja importante, é a capacidade de gerar objetos paramétricos que caracteriza uma ferramenta como BIM. A parametricidade garante a geração de objetos editáveis, que podem ser alterados automaticamente, dando suporte a uma plataforma BIM. Esse conceito permite a elaboração de softwares que trabalhem de forma associada, esses programas já estão disponíveis no mercado.


Regulamentação da tecnologia BIM

No Brasil, o uso dessa tecnologia foi regulamentado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) através da NBR 15965, e vem ganhando adeptos desde então, graças aos benefícios que seu uso traz para as construções e elaboração de projetos.

BIM já é uma realidade no mercado topográfico.

Por fim, o BIM está sendo difundido por profissionais da área técnica, governo, empresas, associações e um exemplo disso foi o evento que aconteceu no dia 26 de junho de 2019, em Belo Horizonte, o 2º SeBIM.

O seminário foi uma ferramenta de divulgação, explicação, disseminação e integração de profissionais sobre o assunto. Uma oportunidade onde  profissionais puderam conversar sobre essa tecnologia e acompanhar cases de sucesso, erros e acertos, BIM na construção 4.0, BIM nos canteiros de obras, como o Governo Federal vai acelerar a disseminação do BIM no Brasil.

Vale a pena ficar por dentro do assunto!

O post ajudou a solucionar suas dúvidas? Esperamos que sim! Nos acompanhe nas redes sociais que sempre estamos levando até você temas atuais e relevantes. BlogFacebookYoutube Instagram.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário