GNSS: Você sabe quando utilizar?

No nosso último post falamos um pouco sobre o que é GNSS (Global Navigation Satellite System).

Entretanto, apesar da grande popularidade desta tecnologia, surgem muitas dúvidas, uma delas é onde é aplicada.

Portanto, quer obter mais informações sobre a utilização do Sistema GNSS? Falaremos sobre esse tema no texto a seguir!

O GNSS

O Sistema GNSS é um Sistema Global de Navegação por Satélite, utilizado para determinação de coordenadas. Baseado em uma constelação de satélites que permitem determinar o posicionamento e a localização de um ponto em qualquer parte do mundo, sob variadas condições climáticas.

Onde aplicar esse sistema?

O GNSS é visado em diversas atividades com diferentes níveis de precisão, dependendo do receptor e da necessidade do trabalho.

Veja a seguir tarefas onde essa tecnologia pode ser empregada:

  • Monitoramento de estruturas como, por exemplo, barragem de aterro, pontes, viadutos;
  • Coleta de dados para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais;
  • Levantamento topográfico do terreno;
  • Localização e implantação em campo de pontos definidos em projetos;
  • Obtenção de dados georreferenciados em obras de diversos segmentos como sistemas viários e saneamento;
  • Cadastro de bens registrando as suas características. Esse cadastro é posteriormente utilizado por empresas e órgãos públicos que necessitam de informações geográficas georreferenciadas para estudos e tomada de decisões. Exemplo: cadastramento de linhas de alta tensão, postes, edificações considerados no projeto de uma nova via;
  • Áreas de mineradora com o objetivo de auxiliar nas atividades que envolvem altimetria, cálculo de volume, cálculo de inventário de minério na locação de pontos de controle usados no monitoramento da estrutura da mina;
  • Agricultura de precisão coletando e analisando dados, mapeando a área, definição de área de plantio e aplicação de insumos necessárias na produção;
  • Realização de batimetria identificando a localização dos pontos onde foi determinada a profundidade;
  • Loteamento, utilizado na subdivisão de áreas, denominadas glebas, em lotes, com aberturas de novas vias de circulação para ampliação, modificação ou prolongamento dos lotes existentes.

Utilizando o RTK

 A utilização do posicionamento Real Time Kinematic, conhecido como RTK oferece ao profissional uma maior agilidade, qualidade, rapidez, precisão e posicionamento em tempo real, ou seja, in loco.

Ademais, Um receptor GPS/GNSS RTK é aquele que provê o posicionamento relativo cinemático em tempo real. Sendo assim, uma técnica que vem evoluindo rapidamente e que permite ao operador obter informações, diretamente no campo, sem a necessidade de pós-processamento, e atingir uma posição milimétrica.

Para realizar os serviços de campo é necessário ter a posse de receptores GNSS, um coletor de dados e um rádio externo, sendo este último opcional. Desse modo, utilizamos o rádio externo visando aumentar a distância de trabalho entre os receptores (Base e Rover).

Entretanto, o posicionamento dos pontos baseia-se na transmissão instantânea de dados (UHF, GSM, NTRIP) de correções dos sinais de satélites, do receptor instalado no vértice de referência (Base) ao receptor que percorre os vértices de interesse (Rover).

Assim, o sistema proporciona o conhecimento em tempo real de coordenadas precisas dos vértices levantados. Além disso, esta técnica exige a disponibilidade de pelo menos uma estação de referência (Base), com as coordenadas conhecidas e dotada de um receptor GNSS e um rádio transmissor.

Por fim, a estação gera e transmite as correções diferenciais para as estações móveis, que usam os dados para determinar precisamente suas posições.

Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS

A Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS em tempo real é um serviço para posicionamento em tempo real a partir de suas estações. Além disso, é focado para usuários que recorrem à técnica RTK  com NTRIP nos seus levantamentos.

Ademais, para a utilização do Sistema RTK em campo deve-se realizar as seguintes operações:

  • Montagem da Base de Referência e do Rover;
  • Medir a altura da antena da Base;
  • Iniciar comunicação (Base, Coletora e Rover);
  • Realizar configuração dos equipamentos (Base, Coletora e Rover);
  • Inserir coordenada conhecida no ponto de referência (Base);
  • Coletar os pontos de interesse;
  • Após o término da coleta de pontos exporta-los para análise no escritório.

Por fim, ficou claro como essa tecnologia pode auxiliar na realização dos seus trabalhos? Tem interesse em locar ou adquirir o seu equipamento?

Portanto, entre em contato com a nossa equipe de vendas! Quer contribuir conosco e sugerir temas do seu interesse? Converse com a gente pelas nossas redes sociais FacebookTwitterYoutube Instagram.

gnss

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      5 comentários em “GNSS: Você sabe quando utilizar?”

      1. Precisam promover curso presencial, teórico e prático, em Recife, sobre o tema. Não atenderão a todos os interessados.

      Deixe um comentário