GNSS: o que é, aplicações, métodos e vantagens de utilizar.

Você sabe o que é e como funciona o Sistema GNSS? Primeiramente, é um Sistema Global de Navegação por Satélite muito utilizado na agrimensura, cartografia, engenharias. Portanto, se você tem interesse de saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira o material que preparamos para você!

O que é GNSS (Global Navigation Satellite System)?

O Sistema GNSS é um Sistema Global de Navegação por Satélite, seu nome possui origem inglesa, Global Navigation Satellite System. Sendo assim, o sistema é utilizado para determinação de coordenadas, onde uma constelação de satélites permite determinar o posicionamento e localização de um ponto. Esteja ele em qualquer parte do mundo, sob condições climáticas diversas.

gnss

GPS ou GNSS, qual está correto?

Apesar de muitos profissionais, estudantes da área da agrimensura tratarem os termos GPS e GNSS como sinônimos, há distinções. Afinal, o Sistema GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite) é definido por constelações de satélites que permitem determinar o posicionamento e localização de qualquer objeto no globo terrestre. Desse modo, dentre essas constelações temos: GPS, GLONASS, GALILEO, Beidou e SBAS (Satellite Based Augmentation System).

Dessa forma, GNSS é o termo amplo para sistemas de navegação por satélite, cujo objetivo é fornecer posicionamento aeroespacial com cobertura global.

Assim sendo, o GPS é um dentre vários sistemas de posicionamento que tem como finalidade fornece a um aparelho receptor móvel a sua posição.

Funcionamento do GNSS

Sendo assim, para que o Sistema Global de Navegação por Satélite opere normalmente deve se dispor de um receptor e pelo menos 4 satélites para se determinar as variáveis x, y, z e o tempo. Conhecendo as coordenadas desses satélites, calcula-se as coordenadas da antena do receptor no mesmo sistema de referência dos satélites. Contudo, a precisão da coordenada calculada é definida de acordo com a técnica de posicionamento utilizada durante a coleta de dados.

Atualmente, fazem parte do sistema GNSS os sistemas:

  • GPS – EUA;
  • GLONASS – Rússia;
  • GALILEO – Europa;
  • BEIDOU (COMPASS) – China;
  • SBAS (Sistema de correção de sinais).

Certamente, com vários sistemas de satélites operando, melhora-se a geometria das constelações e disponibilidade de sinal. Desse modo, garantindo uma maior integridade e confiança aos usuários do sistema.

gnss r

Aplicações para o Global Navigation Satellite System

Em suma, o sistema de posicionamento GNSS tem várias aplicações.

Métodos de Posicionamento em GNSS

Em resumo, o posicionamento por GNSS é realizado por diferentes métodos, como o posicionamento absoluto, posicionamento por ponto preciso e posicionamento relativo. 

Posicionamento Absoluto.

Um único receptor, de forma estática ou em movimento, é necessário. Além disso, as coordenadas têm calculo em tempo real. 

Posicionamento por Ponto Preciso – PPP.

Bem como o Absoluto, é utilizado um único receptor de forma estática ou em movimento. No Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) oferece o serviço de PPP on-line, onde o usuário envia os seus dados através do site do IBGE. 

Posicionamento Relativo.

Seguindo, neste método de posicionamento, utiliza-se dois ou mais receptores que devem rastrear simultaneamente pelo menos quatro satélites em comum. Sendo assim,  em um ponto de coordenadas conhecidas um receptor é instalado, por isso, é chamado BASE. Entretanto, outros receptores devem ser instalados no ponto a ser determinado, o que é chamado ROVER.

Por fim, a BASE e o ROVER devem trabalhar sincronizados, ou seja, realizando medições em simultâneo.

gnss

 Vantagens do GNSS em relação à topografia convencional.

  • Dispensa a necessidade de intervisibilidade entre as estações;
  • Permite realizar determinações em longas distâncias com maior precisão e menor tempo;
  • Os trabalhos ocorrem a qualquer hora do dia e sob condições climáticas variadas;
  • Maior produção com equipe menor.

Fatores que influenciam a precisão do GNSS

 Ademais, os fatores relacionados com os satélites:

  • Dilution of Precision (DOP);
  • Erros do relógio;
  • Erros da orbita;
  • Disponibilidade Seletiva (SA).

Fatores relacionados com a propagação do sinal:

  • Retardo atmosférico;
  • Multicaminhamento;
  • Perda de ciclos.

Fatores relacionados com o receptor e a antena:

  • Ruídos no receptor;
  • Erros nos relógios;
  • Centro de fase da antena;
  • Fatores relacionados com estação.

Concluindo, gostou do nosso post? No blog da CPE temos vários temas relevantes para você da área de agrimensura! Ademais, não fique de fora das novidades que a CPE Tecnologia sempre leva até você.

Assim como, siga-nos no Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e Instagram. Afinal, sempre publicamos assuntos interessantes e enriquecedores para você!

 
cpe tecnologia

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário