Sistema RTK: conheça o sistema que ajuda o GPS

Sabia que na Geodésia existem métodos de posicionamento que ajudam o sistema GPS a ter mais precisão? É o caso do RTK (Real-time Kinematic).

O GPS de navegação é um “velho conhecido” do nosso cotidiano. Quando utilizamos o GPS de navegação, aqueles de smartphones ou de automóveis, este tipo de sistema nos fornece posicionamentos com precisão de 5 a 10 metros.

Desse modo, para conseguir esta precisão, o GPS troca informações com satélites posicionados ao redor do globo. Entretanto, dependendo das condições climáticas, do relevo e até mesmo da própria qualidade do aparelho, o GPS pode perder o sinal, falhar ou demorar para atualizar as informações.

Ficou curioso para saber o que é este sistema RTK e como ele funciona? Confira nos tópicos a seguir como ele pode ser útil nos seus projetos.


Tópicos:

  • O que é o Sistema GNSS?
  • O que é RTK?
  • Como funciona o RTK convencional?
  • Como funciona o RTK em rede?

 Sistema GNSS

Certamente, uma das necessidades básicas do Homem foi saber onde se encontrava. Sendo assim, o sistema GNSS utiliza uma tecnologia via satélite que permite determinar a sua posição sobre a Terra.

Resumindo, a sigla GNSS (Global Navigation Satellite System) é uma denominação genérica que contempla sistemas de navegação com cobertura global. Além de uma série de infraestruturas espaciais (SBAS – Satellite Based Augmentation System) e terrestre (GBAS – Ground Based Augmentation System) que associadas aos sistemas proporcionam maior precisão e confiabilidade.

Desse modo, a tecnologia de receptores GNSS é uma das mais usadas em todo o mundo para trabalhos de topografia.

Por exemplo, dentre os sistemas englobados pelo GNSS podemos citar:

  • GPS (Global Positioning System). Sistema norte-americano
  • GLONASS (Globalnaya Navigatsionnaya Sputnikovaya Sistema). Sistema russo
  • Galileu. Sistema europeu
  • Compass/Beidou (China’s Compass Navigation Satellite System – CNSS). Sistema chinês.

Em relação ao SBAS temos os seguintes exemplos:

  • WAAS (Wide Area Augmentation System). Sistema norte americano
  • EGNOS (European Geostationary Navigation Overlay System). Sistema europeu.

imagem com pontos em um mapa em alusão ao gps na topografia

 O que é RTK (Real-time Kinematic)?

O conceito de posicionamento pelo RTK (Real Time Kinematic) baseia-se na transmissão instantânea de dados de correções dos sinais de satélites, do(s) receptor(es) instalado(s) no(s) vértice(s) de referência ao(s) receptor(es) que percorre(m) os vértices de interesse.

Assim sendo, proporciona o conhecimento em tempo real de coordenadas precisas dos vértices levantados. Além disso, o posicionamento pelo RTK pode ser feito pelo método convencional ou em rede.

Leia também: técnicas de posicionamento GNSS.

 Como funciona o RTK convencional?

Em suma, no modo convencional, os dados de correção são transmitidos por meio de um link de rádio do receptor instalado no vértice de referência ao(s) receptor(es) que percorre(m) os vértices de interesse. Afinal, pela facilidade de uso, atualmente muitos profissionais utilizam essa ferramenta sem saber ao certo como ele funciona.

O funcionamento RTK consiste, basicamente, de um par de Receptores GNSS com rádio interno ou rádio externo, que formam um link e “conversam” em campo.

O receptor base, que fica estático (parado) em uma coordenada conhecida, envia correção do posicionamento via rádio para o receptor Móvel (ou Rover) que, normalmente, é instalado em um bastão e obtém a fixação da ambiguidade após uma série de algoritmos e cálculos, baseados no princípio da triangulação/trilateração.

O fator limitante para uso do sistema RTK convencional está relacionado ao alcance da transmissão das ondas de rádio. O que depende, entre outras coisas, da potência do rádio e da topografia da área a ser levantada.

equipamento de sistema rtk
Equipamento utilizando o Sistema RTK.

 Como funciona o RTK em rede?

A tecnologia RTK em rede se difundiu a partir do desenvolvimento da tecnologia de telefonia celular GSM, 3G e GRPS.

No RTK em rede, ao invés de apenas uma estação de referência, existem várias estações de monitoramento contínuo conectadas a um servidor central, a partir do qual são distribuídos, por meio da Internet, os dados de correção aos receptores móveis.

Além disso, um serviço de RTK em rede é fornecido gratuitamente pelo IBGE, que disponibiliza dados de correção via protocolo Internet, conhecido por Networked Transport of RTCM via Internet Protocol (NTRIP), em formato definido pelo Radio Technical Committee for Maritime Service (RTCM).

O NTRIP é composto de três componentes, a saber: o servidor NTRIP, o NTRIP Caster e o NTRIP Cliente. O NTRIP Server cria um link de transferência de dados da estação ao servidor Caster.

Portanto, o servidor Caster, por sua vez, distribui os dados de correção RCTM e o cliente cuja coletora recebe as correções enviadas pelo servidor Caster. Contudo, para receber as correções o equipamento deve estar ligado à internet.

Contudo, a limitação do RTK em rede é a disponibilidade de serviços de telefonia celular na área de trabalho, situação comum nas áreas rurais brasileiras.

Por fim, quer saber mais sobre a usabilidade dessa tecnologia, leia nosso post GNSS: você sabe quando utilizar? 

Agora que você já sabe como um Sistema GNSS RTK funciona, aproveite e veja como fazer orçamentos de serviços de georreferenciamento.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      17 comentários em “Sistema RTK: conheça o sistema que ajuda o GPS”

      1. Este equipamento e regulamentado por alguma norma NBR?

        Como e feito a calibração deste equipamento?

        obrigado

      2. Tenho uma duvida que aconteceu comigo. Não foi uma unica vez!
        Ao utilizar o rtk para locacão de vértices com o autoposicionamento da base no primeiro dia e demarcando os vértices de interesse nesse mesmo dia, no segundo dia foi estacionado a base no mesmo vértice ja conhecido. Ao checar os demais vértices locados a campo houve diferença de posicionamento chegando até quase 1 metro.
        Oque pode ter ocorrido?

        1. Oi, Manoel! O valores dependem de algumas variáveis como: modelo do equipamento, tipo de contrato (aluguel ou compra) e a sua região, por exemplo. Clique no link a seguir e converse com um de nossos consultores especialistas. São eles que podem te apresentar orçamentos as melhores soluções: https://bit.ly/FaleConoscoBLOG

          Um abraço!

      Deixe um comentário