Tecnologia NTRIP: o que é e como utilizar em campo.

Todos nós queremos agilidade nos nossos trabalhos, não é mesmo? Sem é claro prejudicar a qualidade. Contudo, você já conhece ou quer conhecer sobre a tecnologia NTRIP?

Essa tecnologia te ajuda a ter mais precisão e assim proporcionando diversas vantagens.

Nós da CPE Tecnologia preparamos esse post para explicar sobre essa tecnologia! Vamos lá?

O que é NTRIP?

NTRIP, Networked Transport of RTCM via Internet Protocol é uma tecnologia para transporte de dados GNSS que utiliza protocolo TCP-IP para enviar, aos receptores GNSS, dados para operar em modo RTK (Real Time Kinematic), tempo real. É um protocolo de comunicação usado para transmitir correções diferenciais de GPS em tempo real por meio da Internet.

As correções diferenciais melhoram a precisão do posicionamento do GPS. Afinal, o sinal GPS é afetado por muitos fatores, como a atmosfera, que podem afetar sua precisão. Com as correções diferenciais, é possível melhorar a precisão do GPS de alguns metros para alguns centímetros.

Um bom exemplo é o dos GPS que utilizamos nos celulares. Nos aparelhos móveis, é comum que a precisão seja de cerca de 5 a 10 metros.

cuidados com gnss /gps com ntrip

Como o NTRIP funciona?

O NTRIP é uma tecnologia utilizada para aprimorar a precisão em campo.

Sendo assim, o receptor GPS envia uma solicitação de correção diferencial para um servidor. Essa solicitação inclui informações como a posição atual do receptor e a constelação de satélites GPS que ele está usando para determinar sua posição.

O servidor, então, processa a solicitação e envia as correções diferenciais para o receptor GPS. As correções se baseam em dados coletados de estações de referência GPS, com uma posição conhecida e transmitem informações sobre a distorção do sinal GPS em sua localização.

O receptor GPS recebe as correções diferenciais e usa essas informações para melhorar a precisão do posicionamento. O receptor compara as informações de correção com o sinal GPS que ele está recebendo e faz ajustes para corrigir quaisquer erros de posicionamento.

Além disso, o processo de envio e recebimento de dados é repetido continuamente para o receptor GPS poder manter sua precisão em tempo real.

A utilização na topografia em campo.

Dessa forma, no campo, ao utilizar o receptor GNSS percorre-se o caminho de interesse. Após, as coordenadas coletadas passam por correção constantemente por GPS’s fixos  como o da RBMC – Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS através da internet do celular, por exemplo. O celular neste caso funcionará como uma espécie de roteador. Mas, como isso é possível? 

Os dados coletados por um Receptor GNSS conectado a uma rede móvel. Nos quais, quando baixados, esses dados são imprescindíveis para o posicionamento em RTK. Geralmente, esses receptores GNSS acessam a rede através de uma conexão de celular ou modem GPRS.

Por isso, nesse caso não são necessários dois receptores GNSS, apenas um receptor que será o Rover. Sendo assim, a base será o receptor fixo da RBMC.

Vantagens na utilização do modo NTRIP

Por fim, existem variadas vantagens ao se utilizar essa tecnologia:

  • Custo reduzido, pois ao utilizar o NTRIP, há a necessidade de aquisição de apenas um receptor GNSS para execução dos trabalhos.
  • Melhor precisão, trazendo qualidade e aumento na eficiência.
  • Quando solicitados, transmite dados ao usuário sob demanda. Isso diminui o custo de comunicação com pacote de dados de internet.
  • Equipe reduzida com grande produtividade.

Conclusão

Em resumo, o uso de NTRIP permite que o topografo use de GPS com alta precisão em tempo real, proporcionando maior segurança, economia de recursos, maior precisão e flexibilidade em diversas aplicações.

Por fim, conheça equipamentos com essa tecnologia agora.

E aí, quer saber mais sobre tecnologias e equipamentos? Nos acompanhe através de nossas redes sociais que levamos informação até você! FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      9 comentários em “Tecnologia NTRIP: o que é e como utilizar em campo.”

      1. Olá. Tenho uma dúvida e onde não tem sinal de celular, como fazer? E a precisão dos pontos coletados.

        1. Oi, Gilmar! A tecnologia NTRIP só pode ser empregada em locais onde há boa cobertura celular, com serviço de dados móveis. Em locais onde ela está indisponível ou é muito fraca, a recomendação é de usar o serviço tradicional via frequência UHF. Fale com um consultor especialista e entenda melhor essa questão. É só clicar neste link: https://bit.ly/FaleConoscoBLOG

          Esperamos por você, um abraço.

      Deixe um comentário