Mercado

Você conhece a tecnologia NTRIP?

Todos nós queremos agilidade nos nossos trabalhos não é mesmo? Sem é claro prejudicar a qualidade. Você já conhece ou quer conhecer sobre a tecnologia NTRIP? Nós da CPE Tecnologia preparamos esse post para explicar sobre essa tecnologia! Vamos lá?

Definindo NTRIP

NTRIP, Networked Transport of RTCM via Internet Protocol é uma tecnologia para transporte de dados GNSS que utiliza protocolo TCP-IP para enviar, aos receptores GNSS, dados para operar em modo RTK (Real Time Kinematic), tempo real.

NTRIP na prática!

No campo ao utilizar o receptor GNSS percorrendo o caminho a ser levantado, as coordenadas coletadas são corrigidas constantemente através de GPS’s fixos  como o da RBMC – Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS através da internet do celular, por exemplo. O celular neste caso funcionará como uma espécie de roteador. Mas como isso é possível? 

Os dados são acessados através de um Receptor GNSS conectado a uma rede móvel nos quais ao serem baixados, esses dados são imprescindíveis para o para o posicionamento em RTK. Normalmente esses receptores GNSS acessam a rede por meio de uma conexão de celular ou modem GPRS.

Nesse caso não são necessários dois receptores GNSS, apenas um receptor que será o Rover. A base será o receptor fixo da RBMC.

Vantagens na utilização do modo NTRIP

Existem variadas vantagens ao se utilizar essa tecnologia:

  • Custo reduzido, pois ao utilizar o NTRIP, há a necessidade de aquisição de apenas um receptor GNSS para execução dos trabalhos.
  • Os dados só são transmitidos ao usuário sob demanda, ou seja, apenas quando solicitados. Isso diminui o custo de comunicação com pacote de dados de internet.
  • Equipe reduzida com grande produtividade.

Quer saber mais sobre tecnologias e equipamentos? Nos acompanhe através de nossas redes sociais que levamos informação até você! FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This