Como é o mercado de agrimensura?

Um dos campos de atuação da engenharia que está atraindo um grande número de estudantes é a agrimensura. Os profissionais que atuam neste ramo são responsáveis por analisar dados geográficos e realizar projetos. 

O trabalho do agrimensor tem aplicabilidade em projetos de segmentos diversificados. São reconhecidos pelo seu conhecimento técnico e, por isso, têm a possibilidade de atuar em setores estratégicos, como o planejamento urbano e a elaboração de políticas para o desenvolvimento de um país.

Quer saber mais sobre o mercado de agrimensura? Confira o que preparamos para você nos tópicos a seguir e boa leitura!

Tópicos:

  • O que faz um profissional de agrimensura?
  • Agrimensura e topografia são a mesma coisa?
  • Quais os principais desafios da carreira de agrimensor?
  • O que esperar do futuro para o mercado de agrimensura?

Afinal, o que faz um profissional de agrimensura?

Em regra geral, um profissional de agrimensura é responsável pela análise de dados geográficos e medições de terrenos. Entretanto, como já citamos, o campo de atuação é bem mais amplo.

Todo tipo de obra precisa de estudos preliminares do espaço territorial, avaliação, planejamento de ambientes físicos, implantação do projeto e a agrimensura se aplica em todas essas etapas.

O profissional pode se especializar como técnico em agrimensura ou engenheiro agrimensor, onde cada nível possui suas atribuições.

Na área da agrimensura destaca-se em linhas gerais trabalhos referentes a:

  • medições e demarcações de áreas
  • levantamentos topográficos, batimétricos, geodésicos e aerofotogramétricos
  • sensoriamento remoto
  • loteamento, desmembramento e remembramento
  • agrimensura legal
  • elaboração de cartas geográficas
  • locações de obras de engenharia
  • projetar, conduzir e dirigir trabalhos
  • atuar como peritos em vistorias e arbitramentos relativos à agrimensura
  • exercer a atividade de desenhista/projetista de sua especialidade
  • realização de serviços como o georreferenciamento de imóveis rurais,
  • levantamentos hidrográficos
  • projeto de loteamentos
  • controle ambiental
  • planejamento de sistemas de rede elétrica
  • interpretação dos dados levantados

Para executar todas essas atividades, o profissional da agrimensura precisa ter conhecimento e expertise, lembrando que cada nível técnico ou superior possui suas atribuições particulares.

Agrimensura e topografia são a mesma coisa?

É muito comum confundir topografia com agrimensura, pois ambas podem estar inseridas no mesmo projeto. Entretanto, suas aplicabilidades são distintas.

A diferença é bem simples: a topografia tem como objetivo a definição de uma região, determinando o contorno, dimensão e posição relativa de uma localidade, podendo ser na superfície terrestre, no fundo dos mares ou no interior de minas por exemplo. Inserido na topografia para a realização dos seus objetivos.

Já a agrimensura possui uma abrangência maior, compreendendo os principais aspectos legais, econômicos e sociais que estão inseridos na demarcação de uma propriedade, não se limitando ao mapeamento do relevo de um local. Interessante destacar que para ambos os trabalhos há métodos e instrumentos que permitem os conhecimentos necessários contribuindo para a adequada realização do serviço. 

a agrimensura e a topografia compartilham do uso de alguns equipamentos da área.

Quais os principais desafios da carreira de agrimensor?

A carreira de um agrimensor certamente apresenta vários desafios e a profissionalização para absorção e aperfeiçoamento de conhecimentos, práticas, utilização de equipamentos é o principal caminho. 

A medição de áreas, por exemplo, permite ao profissional a realização do trabalho em territórios terrestres e marítimos, determinando a posição e a forma da sua utilização. Já em uma obra, os desafios estão ligados aos cálculos de aterros, fundações e a análise correta dos dados fornecidos pelo solo.

A diferente gama de projetos possíveis também representa um grande desafio, pois são empreendimentos que exigem o máximo desse profissional. Dentre esses, destacam-se o planejamento, projeto e execução de pontes, barragens, estradas, sistemas de drenagem, irrigação e abastecimento de água, edificações dos mais diversos tipos. Enfim, infinitas possibilidades…

Até mesmo a área jurídica é um campo promissor para esse engenheiro. Um profissional de agrimensura pode se especializar na execução de perícias em caso de litígio de divisas, inventários, documentação e desapropriação de terrenos.

Na área rural, pode atuar em trabalhos relacionados com a definição de áreas de plantio, vazão de água dos rios, medição do nível pluviométrico e projetos de reflorestamento.

Estar atualizado se tornou essencial para 0 sucesso progressivo na carreira. Logo, é preciso estar atento às principais novidades e equipamentos que estão sendo lançados, sobretudo os que simplificam os trabalhos burocráticos e fornecem informações mais precisas para o processo de análise.

O que esperar do futuro para o mercado de agrimensura?

Um dos principais motivos que faz uma pessoa optar por uma determinada formação é o mercado de trabalho. Apesar de já haver alguns sinais de recuperação para a engenharia, o que podemos esperar do futuro para o mercado de agrimensura?

As novas tecnologias e o alto índice de conhecimento técnico dos profissionais de agrimensura fazem com que a sua atuação se torne recorrente.

Além disso, apesar de ainda estarmos com baixos índices de investimento em infraestrutura, o Brasil necessitará de reestruturação em algumas áreas, como habitação, energia e transporte.

Os agrimensores terão papel fundamental nesse desenvolvimento, segundo o presidente da Fenea (Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores). “O engenheiro agrimensor está inserido em quase todas as áreas do plano de desenvolvimento estipulado pelo Governo. Desde a infraestrutura até a reforma agrária, passando pelo setor agrícola”, explica.

Além disso, podemos afirmar que em alguns estados do Brasil não há uma definição dominial de suas terras. É fácil encontrar casos em que o proprietário é dono de um determinado terreno, mas não tem a mínima ideia disso. Essa situação gera insegurança jurídica, pois uma transação pode envolver sérios conflitos fundiários, entre outros problemas.

É válido ressaltar ainda que o crescimento e o desenvolvimento das cidades aumentam a necessidade da atuação dos serviços de agrimensura.

Como se pode notar, o mercado de agrimensura é bem promissor e investir nessa profissão pode ser o início de um caminho de sucesso. As inúmeras atribuições e os diversos campos de atuação são um atrativo considerável da profissão, bem como o seu reconhecimento e sua importância.

E aí, gostou da nossa publicação? é hora de você se especializar? Conheça todos os nossos cursos de Topografia.

Entre em contato, estamos esperando por você!

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      3 comentários em “Como é o mercado de agrimensura?”

      Deixe um comentário