Precisão e acurácia: você sabe a diferença?

Você já deve ter escutado em algum momento os termos acurácia e a precisão, principalmente se for da área de agrimensura. Como a diferença entre o significado dessas palavras pode gerar dúvidas, te ajudaremos a resolver suas questões aqui nesse texto. Vamos lá!


Tópicos:

  • O que é acurácia?
  • O que é precisão?
  • Como se relacionam?
  • Vamos exemplificar?

O que é acurácia?

A palavra acurácia surgiu a partir da palavra inglesa “accuracy”, que significa exatidão e rigor.  O termo é definido como exatidão de um valor obtido com relação a um valor tomado como referência.

Valor de referência, pois valor verdadeiro de uma grandeza, teoricamente é um conceito abstrato. Já, na prática, pode-se dispor de uma grandeza com qualidade superior a outra, podendo-se utiliza-la como parâmetro.

Portanto, medidas acuradas são aquelas cujo valor se aproxima do valor correto, ou seja, valor de referência.

O que é precisão?

Ao realizar medições de qualquer natureza, ocorrem variações nos processos, e na agrimensura não é diferente. Por isso, entende-se como precisão a proximidade entre os valores obtidos pela repetição do processo de medição. Ou seja, é a tolerância do erro de medição para determinado medidor.

Sendo assim, quanto mais precisa uma medição, menor será a variabilidade entre os valores obtidos dessa série de medições realizadas, apresentando dessa maneira uma pequena dispersão.

Exemplo:

acurácia e precisão
acurácia e precisão

Preciso = Pequena dispersão               Não preciso = Grande dispersão.

 Como a precisão e acurácia se relacionam?

Resumindo, resultados com boa precisão possuem menor variação de valores (pontos mais próximos). Ademais, a precisão está diretamente ligada com a dispersão da distribuição das observações.

Geralmente, a acurácia depende da calibração e ajuste do equipamento para evitar os erros sistemáticos (diferença entre um valor medido e uma referência). E a precisão depende do nível de interferência e de ruído que afetam a medida.

Por esse motivo a importância de manter os seus equipamentos calibrados para garantir o resultado dos serviços medidos.

Assim, quanto mais acurado o processo de medição, mais próximo está o resultado da medida do valor tido como verdadeiro, de referência. De modo que a acurácia está ligada à presença de tendenciosidade enquanto a precisão diz respeito à repetibilidade das medidas e quanto maior a precisão menor a variabilidade entre as medidas.

Veja também: conheça mais sobre equipamentos para topografia.

Portanto, uma medida precisa não significa que seja exata. Afinal, a precisão está envolvida com o erro aleatório, que aponta para uma maior variabilidade do sistema. Já a acurácia está relacionada com o erro aleatório e sistemático, englobando também os conceitos de precisão.

É por isso também que os dois conceitos acabam confundidos quanto ao seu conceito e utilização.

acurácia e precisão

 Vamos exemplificar?

A acuracidade de estoque de uma empresa de equipamentos consiste na sua apuração e análise com o estoque registrado no controle de mercadorias. Contudo, para haver acuracidade no inventário, por exemplo, é necessário que as informações apuradas no estoque físico sejam exatamente compatíveis com as que estão registradas no sistema de controle de equipamentos.

Um jogador de futebol está treinando cobranças de pênalti, por exemplo. Assim, ele chuta a bola 10 vezes e nas 10 vezes acerta a trave do lado direito do goleiro. Este jogador foi extremamente preciso. Seus resultados não apresentaram nenhuma variação em torno do valor que se repetiu 10 vezes. Entretanto, sua acurácia foi nula. Afinal, ele não conseguiu acertar o gol, “verdadeiro valor”, nenhuma vez.

 Falando em calibração…

Você sabia que a CPE Tecnologia pode te ajudar na calibração dos seus equipamentos topográficos?

A assistência técnica é um dos diferenciais da CPE, pois é uma referência de qualidade e ótimo atendimento no mercado nacional. Nossos técnicos têm larga experiência no conserto e calibração de equipamentos topográficos sendo treinados pelos fabricantes. Isso, nos garante prestar ao nosso cliente uma manutenção no mais alto padrão de acuracidade, limpeza e organização.

Com 10 unidades em todo o Brasil, nossas oficinas contam com uma estrutura completa de colimadores, osciloscópios e equipamentos de teste de última geração e somos representantes técnicos exclusivos no Brasil das marcas Geodetic, JAVAD, CHC e DJI.

Restou alguma dúvida ou precisa de algum serviço? Fale com um consultor especialista da CPE e resolva esses problemas! 

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário