Mercado

Entenda a diferença entre agrimensura e topografia!

Se confunde com os termos Topografia e Agrimensura? Ambas as denominações são muito utilizadas entre profissionais e estudantes da área, porém em muitas situações de forma errônea. Vamos neste post esclarecer as diferenças entre as nomenclaturas. Vamos lá?

Entendendo o que é a topografia

O conceito da palavra topografia deriva das palavras gregas “topos” que significa lugar e “graphoen” sendo traduzida como descrever, dessa maneira, o termo significa, a descrição exata e minuciosa de um lugar, descrevendo os relevos de regiões.

A Topografia nasceu alinhada ao estudo dos mapas, realizado dentro da cartografia, onde as pessoas sempre possuíam a necessidade de especificar as condições e estrutura dos caminhos descritos nas cartas geográficas. A atividade é muito antiga e difundida, sendo a base de qualquer projeto e de obras a serem realizadas. Por exemplo, para a realização de obras viárias, edificações, aeroportos, usinas hidrelétricas, sistema de água e esgoto, é necessário primeiramente o conhecimento da região para a realização dos projetos, logo necessita-se do conhecimento da área. Posteriormente, na fase de implantação, a equipe de topografia realiza a locação do projeto para a correta construção.

A Topografia tem como objetivo a definição de uma região, determinando o contorno, dimensão e posição relativa de uma localidade, podendo ser na superfície terrestre, no fundo dos mares ou no interior de minas por exemplo. Inserido na topografia para a realização dos seus objetivos, há métodos e instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram a adequada implantação da obra ou serviço. Essa área de estudo é  aplicada a um raio limitado, ou seja, áreas menores, pois nesse limite a terra é considerada sem deformação cilíndrica, para mensuração de áreas maiores utiliza-se técnicas da Geodésia. Entenda um pouco mais sobre Geodésia no tópico a seguir.

Geodésia

A Geodésia é uma ciência focada no estudo da forma e dimensões da Terra, determina a exata posição de pontos e regiões, as variações do seu campo gravitacional. Empregada em trabalhos que não são possíveis desprezar a curvatura da Terra como, por exemplo, no levantamento de glebas com grandes dimensões. A Geodésia é apoiada na trigonometria esférica e a topografia na trigonometria plana, porém são muitas vezes confundidas por poder ser empregado os mesmos equipamentos.

Essa ciência faz parte de um conjunto de disciplinas, que incluem a cartografia, a topografia, a fotogrametria, o sensoriamento remoto e a astronomia de posição, todas incluídas dentro do ramo da Agrimensura.

Entendendo sobre a agrimensura

A Agrimensura é formada por atividades executadas desde a Idade Média, mas reconhecida como profissão em 1957, onde a Lei 3.144 determina sobre o curso superior em Agrimensura. O engenheiro agrimensor é um profissional apto a responder por diversas competências, como: regularização fundiária, loteamento, desmembramento de terrenos, parcelamento, mudança de titularidade, reserva legal.

As primeiras propriedades foram demarcadas ainda no Egito Antigo, na época dos faraós. O agrimensor era a pessoa responsável por determinar onde começava e onde terminava uma faixa de terra pertencente a uma pessoa. A agrimensura possui um conceito mais amplo do que a topografia, utilizando dos instrumentos da topografia para chegar nos resultados pretendidos.

Ao longo do tempo, a Agrimensura se tornou um dos ramos da engenharia, a Engenharia de Agrimensura. Ela utiliza das ferramentas da topografia como instrumentos para auxiliar nos trabalhos, aplicado a construções que irão alterar o ambiente, sendo possível coordenar e executar levantamentos topográficos, geodésicos, batimétricos, cartográficos e fotogramétricos.

É comum a confusão entre as definições de agrimensores e topógrafos, porém a topografia é uma ciência inserida dentro da agrimensura, mas a agrimensura trata de questões mais abrangentes como a Geodésia, ciência que permite representar a superfície da terra, onde a topografia está inclusa.

A agrimensura caminha juntamente com o avanço da tecnologia, oferecendo maior precisão ao trabalho do agrimensor. Dentre as várias tecnologias empregadas nesse ramo podemos citar a utilização de Drones, Sistema GNSS RTK e Laser Scanners.

 

O nosso texto conseguiu diferenciar as terminologias e o momento de utiliza-las de maneira mais adequada? Se quiser ter acesso a mais posts sobre temas da agrimensura, engenharias, equipamentos e diferenciais de mercado acesse nosso blog.

Baixe nosso e-book sobre o Trabalho em campo: Um guia completo para otimizar sua atuação como topógrafo.

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This