Agrimensura e Topografia: aprenda a diferença

Você confunde com os termos Topografia e Agrimensura? Ambas as denominações são comuns entre profissionais e estudantes da área, porém em muitas situações de forma errônea.

Seja você um agrimensor ou um topógrafo, provavelmente já teve que explicar a diferença entre as nomenclaturas.

Por isso, esclareceremos as diferenças entre topografia e agrimensura neste texto. Você verá:

  • O que é topografia;
  • Qual o foco da topografia;
  • O que é agrimensura;
  • Diferenças entre agrimensura e topografia.

O que é Topografia

O conceito da palavra topografia deriva das palavras gregas “topos” que significa lugar e “graphoen” sendo traduzida como descrever, dessa maneira, o termo significa, a descrição exata e minuciosa de um lugar, descrevendo os relevos de regiões.

A Topografia nasceu alinhada ao estudo dos mapas, realizado na cartografia, onde as pessoas sempre possuíam a necessidade de especificar as condições e estrutura dos caminhos descritos nas cartas geográficas.

Sendo assim, a atividade é muito antiga e difundida, sendo a base de qualquer projeto e de obras. Por exemplo, para a realização de obras viárias, edificações, aeroportos, usinas hidrelétricas, sistema de água e esgoto. Em todos os casos é necessário primeiramente o conhecimento da região para a realização dos projetos. Logo, necessita-se do conhecimento da área.

Posteriormente, na fase de implantação, a equipe de topografia realiza a locação do projeto para a correta construção.

Qual o foco da topografia?

A Topografia visa a definição de uma região, determinando o contorno, dimensão e posição relativa de uma localidade, sendo em superfície terrestre, no fundo dos mares ou no interior de minas, por exemplo.

Inserido na topografia para a realização dos seus objetivos, há métodos e instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram a adequada implantação da obra ou serviço.

Sendo assim, essa área de estudo aplica-se a um raio limitado, ou seja, áreas menores. Pois, nesse limite a terra é considerada sem deformação cilíndrica. Para mensuração de áreas maiores utilizam-se técnicas da Geodésia.

Entenda um pouco mais sobre Geodésia no tópico a seguir.

Geodésia para agrimensura e topografia

A Geodésia é uma ciência focada no estudo da forma e dimensões da Terra, determina a exata posição de pontos e regiões, as variações do seu campo gravitacional.

Sendo assim, empregada em trabalhos que não são possíveis desprezar a curvatura da Terra como, por exemplo, no levantamento de glebas com grandes dimensões.

A Geodésia apoia-se na trigonometria esférica e a topografia na trigonometria plana, porém são vezes confundidas por serem empregados os mesmos equipamentos.

agrimensura e topografia

Essa ciência faz parte de um conjunto de disciplinas, que incluem a cartografia, a topografia, a fotogrametria, o sensoriamento remoto e a astronomia de posição, todas incluídas no ramo da Agrimensura.

O que é Agrimensura?

A Agrimensura é uma ciência em que se utiliza conhecimentos da Geomática como ferramenta para a captura e gerenciamento de dados espaciais. Sendo executada desde a Idade Média, foi somente reconhecida como profissão em 1957. Desde então,  a Lei 3.144 determina sobre o curso superior em Agrimensura.

Sendo assim, o engenheiro agrimensor é um profissional apto a responder por diversas competências, como: regularização fundiária, loteamento, desmembramento de terrenos, parcelamento, mudança de titularidade, reserva legal.

Desse modo, há registros das primeiras propriedades demarcadas ainda no Egito Antigo, na época dos faraós. O agrimensor era a pessoa responsável por determinar onde começava e onde terminava uma faixa de terra pertencente a uma pessoa.

Portanto, a agrimensura possui um conceito mais amplo do que a topografia, utilizando dos instrumentos da topografia para chegar nos resultados pretendidos.

Ao longo do tempo, a Agrimensura se tornou um dos ramos da engenharia, a Engenharia de Agrimensura. Ela utiliza das ferramentas da topografia como instrumentos para auxiliar nos trabalhos, aplicado a construções que irão alterar o ambiente. Sendo assim, possível coordenar e executar levantamentos topográficos, geodésicos, batimétricos, cartográficos e fotogramétricos.

Topografia e Agrimensura são a mesma coisa?

É comum a confusão entre as definições de agrimensores e topógrafos, porém a topografia é uma ciência inserida na agrimensura, mas a agrimensura trata de questões mais abrangentes como a Geodésia, ciência que permite representar a superfície da terra, onde a topografia está inclusa.

A agrimensura caminha juntamente com o avanço da tecnologia, oferecendo maior precisão ao trabalho do agrimensor. Dentre as várias tecnologias empregadas nesse ramo podemos citar a utilização de Drones, Sistema GNSS RTK e Laser Scanners.

O nosso texto conseguiu diferenciar as terminologias e o momento de utilizá-las de maneira mais adequada? Se quiser ter acesso a mais posts sobre temas da agrimensura, engenharias, equipamentos e diferenciais de mercado acesse nosso blog.

Baixe nosso e-book sobre o Trabalho em campo: Um guia completo para otimizar sua atuação como topógrafo.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      3 comentários em “Agrimensura e Topografia: aprenda a diferença”

        1. Oi, Gilcimar! Ficamos felizes em saber disso! A CPE Tecnologia está oferecendo um curso EAD em Agrimensura. Para participar, é só clicar no link a seguir e falar com um de nossos consultore: https://whts.co/cpe-cursos

          Bons estudos!

      Comentários estão fechados.