Como é o mercado de agrimensura?

Um dos campos de atuação da engenharia que está atraindo um grande número de estudantes e profissionais é o mercado de agrimensura. O trabalho do agrimensor tem aplicabilidade em projetos de segmentos diversificados, são reconhecidos pelo seu conhecimento técnico.

Por isso, têm a possibilidade de atuar em setores estratégicos, como o planejamento urbano e a elaboração de políticas para o desenvolvimento de um país.

Quer saber mais sobre o mercado de agrimensura? Então, continue a leitura deste post para se atualizar.

O que faz um profissional de agrimensura?

Em regra geral, um profissional de agrimensura é responsável pela análise de dados geográficos e medições de áreas. Entretanto, como já citamos, o campo de atuação é bem mais amplo.

Todo tipo de obra precisa de estudos preliminares do espaço territorial, avaliação, planejamento de ambientes físicos, implantação do projeto e a agrimensura se aplica em todas essas etapas.

O profissional pode se especializar como técnico em agrimensura ou engenheiro agrimensor, onde cada nível possui suas atribuições.

Técnico em agrimensura fazendo medições em fábrica.
Técnico em agrimensura fazendo medições.

Quais são as atribuições de um profissional da agrimensura?

Na área da agrimensura destaca-se em linhas gerais trabalhos referentes a medições e demarcações de localidades, levantamentos topográficos, batimétricos, geodésicos e aerofotogramétricos; sensoriamento remoto; loteamento, desmembramento e remembramento; agrimensura legal; elaboração de cartas geográficas, locações de obras de engenharia, bem como de projetar, conduzir e dirigir trabalhos, atuar como peritos em vistorias e arbitramentos relativos à agrimensura.

Atuação em grandes projetos, realização de serviços como o georreferenciamento de imóveis rurais, levantamentos hidrográficos, projeto de loteamentos, controle ambiental, planejamento de sistemas de rede elétrica e a interpretação dos dados levantados.

Para executar todas essas atividades, o profissional da agrimensura precisa ter conhecimento específico, lembrando que cada nível técnico ou superior possui suas atribuições particulares.

Agrimensura e topografia são a mesma coisa?

É muito comum confundir topografia com agrimensura, pois ambas podem estar inseridas no mesmo projeto. Entretanto, suas aplicabilidades são distintas.

O que é topografia?

A diferença é bem simples: a topografia tem como objetivo a definição de uma região, determinando o contorno, dimensão e posição relativa de uma localidade, podendo ser na superfície terrestre, no fundo dos mares ou no interior de minas, por exemplo.

O que é agrimensura?

Já a agrimensura possui uma abrangência maior, compreendendo os principais aspectos legais, econômicos e sociais inseridos na demarcação de uma propriedade, não se limitando ao mapeamento do relevo de um local.

Interessante destacar que para ambos os trabalhos há métodos, instrumentos, equipamentos que permitem os conhecimentos necessários contribuindo para a adequada realização do serviço.

mercado de agrimensura

Quais os principais desafios da carreira de agrimensor?

A carreira de um agrimensor certamente apresenta vários desafios e a profissionalização para absorção e aperfeiçoamento de conhecimentos, práticas, utilização de equipamentos é o principal caminho.

A medição de áreas permite ao profissional a realização do trabalho em territórios terrestres e marítimos, determinando a posição e a forma da sua utilização. Já em uma obra, os desafios estão ligados aos cálculos de aterros, fundações e a análise correta dos dados fornecidos pelo solo.

A diferente gama de projetos possíveis também representa um grande desafio, pois são empreendimentos que exigem o máximo desse profissional.

Dentre esses, destacam-se o planejamento, projeto e execução de pontes, barragens, estradas, sistemas de drenagem, irrigação e abastecimento de água, edificações dos mais diversos tipos. Enfim, infinitas possibilidade.

Até mesmo a área jurídica é um campo promissor. Um profissional de agrimensura pode se especializar na execução de perícias em caso de litígio de divisas, inventários, documentação e desapropriação de terrenos.

Na área rural, pode atuar em trabalhos relacionados com a definição de áreas de plantio, vazão de água dos rios, medição do nível pluviométrico e projetos de reflorestamento.

Estar atualizado se tornou essencial para o sucesso progressivo na carreira. Logo, é preciso se atentar às principais novidades, lançamentos de equipamentos, publicação de legislações, materiais que informam e simplificam os trabalhos.

O que esperar do futuro para o mercado de agrimensura?

Um dos principais motivos que faz uma pessoa optar por uma determinada formação é o mercado de trabalho. Apesar de já haver alguns sinais de recuperação para a engenharia, o que podemos esperar do futuro para o mercado de agrimensura?

As novas tecnologias e o alto índice de conhecimento técnico dos profissionais de agrimensura fazem com que a sua atuação se torne recorrente.

Além disso, apesar de ainda estarmos com baixos índices de investimento em infraestrutura, o Brasil necessitará de reestruturação em algumas áreas, como habitação, energia e transporte.

Um futuro promissor.

Os agrimensores terão papel fundamental nesse desenvolvimento, segundo o presidente da Fenea (Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores). “O engenheiro agrimensor está inserido em quase todas as áreas do plano de desenvolvimento estipulado pelo Governo. Desde a infraestrutura até a reforma agrária, passando pelo setor agrícola”, explica.

Além disso, podemos afirmar que em alguns estados do Brasil não há uma definição nominal de suas terras. É fácil encontrar casos em que o proprietário é dono de um determinado terreno, mas não tem a mínima ideia disso.

Essa situação gera insegurança jurídica, pois uma transação pode envolver sérios conflitos fundiários, entre outros problemas.

Tecnico de agrimensura e engenheiro agrimensor fazendo medições em campo utilizando geotecnologias essenciais para o mercado de topografia
O futuro da agrimensura envolve o uso de geotecnologias.

É válido ressaltar ainda que o crescimento e o desenvolvimento das cidades aumentam a necessidade da atuação dos serviços de agrimensura.

Como se pode notar, o mercado de agrimensura é bem promissor e investir nessa profissão pode ser o início de um caminho de sucesso!

As inúmeras atribuições e os diversos campos de atuação são um atrativo considerável da profissão.

E aí, gostou da nossa publicação? É hora de você se especializar? Conheça o curso técnico em agrimensura EAD.

Entre em contato, estamos esperando por você!

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário