Equipamentos

Principais cuidados com equipamentos topográficos durante o transporte

Escrito por CPE Tecnologia

A topografia é uma atividade que exige o uso de equipamentos sofisticados e, consequentemente, sensíveis. Por isso, é fundamental estar atento à forma de armazená-los e transportá-los. Afinal, pequenos erros podem ser suficientes para descalibrar esses instrumentos e, assim, comprometer todo o serviço.

É normal que surjam algumas dúvidas sobre como garantir a preservação dessas ferramentas de trabalho. Pensando nisso, criamos este post para mostrar os principais cuidados com equipamentos topográficos durante o transporte. Confira!

Mantenha as maletas fechadas

O transporte inadequado, mesmo que não danifique um equipamento, pode descalibrá-lo. Isso fará com que as medidas realizadas não sejam precisas — em alguns casos, o instrumento pode simplesmente não funcionar. É claro que ninguém quer passar por essa situação.

Por isso, bons fornecedores oferecem, junto aos produtos, caixas ou maletas especialmente desenvolvidas para preservar a integridade do equipamento. Entretanto, para que isso ocorra, é essencial mantê-las sempre fechadas!

Durante o transporte por veículo, normalmente há movimentações do equipamento, por isso é recomendado que não seja transportado solto, como no porta malas, por exemplo. O ideal é que o deslocamento seja realizado com equipamento preso, por exemplo, no cinto de segurança. Se as caixas não estiverem devidamente fechadas, equipamentos de topografia podem ser atingidos por outros objetos ou ter uma queda. Em ambos os casos, o risco de dano é enorme.

Uma boa estratégia é garantir que as próprias maletas estejam encaixadas ou presas para evitar que se movimentem dentro do veículo. Para completar, verifique se elas estão fechando corretamente para evitar a abertura ao longo do trajeto.

Evite contato com a umidade

A umidade é grande inimiga dos equipamentos de topografia porque pode descalibrá-los ou danificá-los permanentemente. Isso exige alguns cuidados, tanto na hora do transporte quanto durante a realização das medições do terreno.

Para começar, evite transportar esse tipo de instrumento próximo a recipientes com algum líquido. As caixas devem estar sempre fechadas — o que também vale para o trabalho de campo: a maleta deve ser fechada  imediatamente após a retirada do equipamento para evitar a exposição à umidade.

Equipamentos danificados por umidade podem apresentar comportamentos adversos no registro das medições. Os ângulos, distâncias e coordenadas tendem a ser medidos com falta de precisão. Em alguns casos, até a localização registrada pode apresentar algum erro.

Lembre-se de que esse cuidado também envolve ficar atento à geografia do local de medição e à previsão do tempo para evitar períodos de chuva. Caso o equipamento molhe, o ideal é que fique fora da maleta até secar com equipamento desligado.

Solte parafusos e tarraxas

Equipamentos como a estação total contam com regulagens de altura, ângulo e direcionamento por meio de parafusos. Na hora do uso, os ajustes são feitos e essas peças são apertadas para fixar o instrumento de medição. No entanto, é importante ter o cuidado de soltá-los ao guardar o equipamento na caixa.

Uma estação total guardada com os parafusos apertados, por exemplo, pode sofrer certos desgastes durante o transporte. A movimentação, mesmo que não cause impactos, força a rosca da peça e faz com que o instrumento perca a precisão aos poucos.

Gradativamente, é possível que a regulagem da estação total se torne cada vez mais difícil, dando a sensação de que ela não para na posição desejada. Isso acontece porque, ao guardá-la com os parafusos apertados, a movimentação exerce uma força excessiva nesses pontos.

Portanto, lembre-se de deixar os parafusos soltos, sem trava, guardando o equipamento na caixa que, por sua vez, deve ser devidamente fechada.

Não transporte equipamentos montados

A necessidade de realizar medidas em locais afastados em um mesmo dia faz com que alguns profissionais transportem os equipamentos montados. Esse é um erro que pode custar caro, já que são instrumentos extremamente sensíveis a impactos.

Desenvolva o hábito de tirar os equipamentos das maletas somente no momento do uso, montando-os de acordo com as instruções técnicas e guardando-os de volta após as medições. Durante o transporte, jamais mantenha alguma peça montada, mesmo que esteja nas mãos ou no colo de um passageiro do veículo.

Itens como tampas de lentes também precisam receber o devido cuidado, já que podem ser facilmente perdidos. Os tripés, por sua vez, devem ser transportados e armazenados sempre fechados — se possível, presos com velcro ou cinta.

Movimente as caixas com cuidado

Os cuidados com equipamentos topográficos durante o transporte não se limitam à maneira como eles são dispostos no veículo ou armazenados na empresa, a movimentação durante o trabalho de campo também deve ser feita com atenção.

Sempre que for retirar algum item do veículo, esteja com as duas mãos livres. Antes de levantar a caixa ou maleta, confira se ela está devidamente fechada. Afinal, a alça fica na tampa, e um movimento brusco pode abri-la e derrubar o equipamento.

Carregue o material individualmente, sem pressa, com segurança e confiança naquilo que está fazendo.

Após a realização das medições, coloque cada material em sua devida maleta, sempre na posição original de encaixe e com os devidos cuidados em relação à água, modo de desmontagem e armazenamento. 

Sempre que possível, mantenha as caixas presas ou fixadas para evitar que se desloquem dentro do meio de transporte. Também evite empilhá-las. É natural que haja uma movimentação sutil durante o transporte, mas uma queda dentro do veículo pode significar um dano.

E não se esqueça de investir na manutenção preventiva dos equipamentos! Essa prática ajuda a mantê-los calibrados, evitando que você tenha que substituí-los antes do previsto.

Os cuidados com equipamentos topográficos favorecem a execução de um serviço de qualidade sem colocar seu investimento em risco. Além disso, a organização e limpeza dos instrumentos passam uma imagem positiva aos clientes, demonstrando o profissionalismo do seu trabalho. Assuma essas práticas com parte da sua rotina!

Se gostou do post, inscreva-se em nossa newsletter e receba gratuitamente outros conteúdos sobre topografia!

Sobre o autor

CPE Tecnologia

1 comentário

Deixar comentário.

Share This