LiDAR: saiba mais sobre essa tecnologia!

Utilizar a tecnologia correta te ajuda a ter mais resultados e qualidade no trabalho. Dessa forma, neste texto te apresentaremos a tecnologia LiDAR, que ajuda em diversas tarefas.

Com a tecnologia LiDAR em drones, é possível obter resultados incríveis. Você sabia que essa tecnologia está presente até em celulares? Confira agora:

O que é LiDAR?

LiDAR, Light Detection And Ranging ou tecnologia de detecção e alcance de luz é baseada na determinação de distâncias entre o sensor e a superfície a ser mapeada, através de um pulso de laser que se propaga.

É um método direto de captura de dados, onde possui sua própria fonte de energia, neste caso, uma fonte de luz, o laser.

lidar e fotogrametria

Sendo assim, a distância é determinada medindo o tempo decorrido entre a emissão do pulso e o registro da parcela refletida pela superfície, gerando pontos na superfície.

Por fim, como produto final tem-se um conjunto de pontos, ou seja, uma nuvem de pontos com coordenadas tridimensionais.

A tecnologia no mercado

Atualmente, há no mercado grande necessidade de representações de determinadas áreas. Por esse motivo, processos automatizados ajudam a melhorar e agilizar os trabalhos.

Afinal, suprem as necessidades e a diversidade das condições de vegetação e uso do solo em diferentes regiões do Brasil e do mundo.

Sendo assim, a tecnologia LiDAR vem se consagrando cada vez mais como alternativa para a modelagem dos terrenos.

Resumidamente, há diversas aplicações para a tecnologia, sendo algumas delas: levantamentos topográficos, caracterização de vegetações, volumetria de edificações e ambientes urbanos, por exemplo.

Demais exemplos de aplicação:

MDT e a Tecnologia LiDAR

Além disso, podemos obter um Modelo Digital do Terreno, MDT, a partir de dados LiDAR. Excluindo os pontos que se referem aos objetos acima do solo, como, por exemplo, carros, edificações, calçadas.

Dessa forma há uma filtragem dos pontos que são realmente do solo e pontos de objetos que não são necessários para a tipologia do trabalho a ser desenvolvido.

Por isso, ao ser retirada os objetos do terreno, sobra apenas um espaço vago, onde através da interpolação de pontos é feito o preenchimento desses espaços.

Vantagens no uso do LiDAR

Ademais, essa tecnologia inovadora é potente e tem diversas vantagens. Uma delas, é que ela está no alcance das nossas mãos. Afinal, celulares como os iPhone da Apple, tem a tecnologia acoplada ao equipamento. Além dessa vantagem, o LiDAR é útil por:

  • Funciona mesmo em baixa luminosidade;
  • Tecnologia veloz;
  • Método preciso;
  • Precisão;
  • É capaz de penetrar na vegetação.

Quer saber mais sobre tecnologias e equipamentos? Participe de nossas redes sociais que levamos informação até você! FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      1 comentário em “LiDAR: saiba mais sobre essa tecnologia!”

      Deixe um comentário