Geotecnologias na Amazônia: a tecnologia como ferramenta.

O uso de geotecnologias na Amazônia é algo que pode transformar e ajudar o país a mudar a percepção mundial sobre a floresta. A Amazônia está em destaque nos noticiários nos últimos tempos e não é para menos.

A floresta é o maior bioma do Brasil, a bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo. Além disso, as estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo e seus recursos naturais se estendem a enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios.

Além da riqueza cultural, incluindo o conhecimento tradicional sobre os usos e a forma de explorar esses recursos naturais sem esgotá-los nem destruir o habitat.

A grandiosidade da região não esconde a fragilidade crescente do ecossistema. Sendo assim, é necessário utilizar a tecnologia para conquistar avanços.

Continue a leitura deste post e saiba mais!

O que são Geotecnologias?

Primeiramente, se você não sabe o que são Geotecnologias, precisamos defini-las.

As geotecnologias ou geoprocessamentos surgiram para otimizar o processo de coleta, armazenamento, manipulação e a saída de dados. Sendo um conjunto de técnicas e métodos para realizar essas atividades e disponibilizar informações com referência geográfica.

Desse modo, as geotecnologias são compostas por soluções em hardware e software. Juntas constituem poderosas ferramentas para tomada de decisão.

Dentre as geotecnologias podemos citar: sistemas de informação geográfica, cartografia digital, sensoriamento remoto, sistema de posicionamento global e a topografia georreferenciada.

Geotecnologia na Amazônia são essenciais.

Você que é do ramo da Agrimensura sabe que realizar um levantamento exige trabalho. Mentalize um levantamento em extensas áreas, com dificuldades de acesso, situações adversas, mata fechada e cursos d’água.

O uso de Geotecnologias na amazônia otimiza os processos.

Portanto, compreender a distribuição espacial de fenômenos naturais constitui um desafio para o esclarecimento de questões e a solução de problemas em diversas áreas do conhecimento. Assim como na saúde, estudos ambientais, urbanos, agronômicos, econômicos, entre tantos outros.

A tecnologia de Sistemas de Informação Geográfica, dada sua capacidade em armazenar, gerenciar e analisar diversos tipos de dados espacialmente referenciados, mostra-se como importante mecanismo de consultas e análises.

Gerando novas informações e permitindo uma melhor visualização da distribuição espacial de fenômenos demográficos, sociais, econômicos e ambientais.

Geotecnologias na Amazônia
Foto: Escaneamento a laser em florestas

Geotecnologias na Amazônia na prática

Exemplificaremos citando o escaneamento terrestre a laser de regiões para aplicação em estudos de mudanças geomorfológicas, ou seja, estudo das formas da superfície terrestre.

Para isso, é necessário identificar, descrever e analisar tais formas de relevos, assim como os aspectos genéticos, de tempo, forma, aparência, necessidades, adaptabilidade, tanto passados como atuais, naturais ou antropogênico.

Esses estudos têm aplicações, por exemplo, na geologia, mineralogia, estudo da flora, fauna, erosões, onde as pesquisas são baseadas na utilização de dados captados através de equipamentos eficientes e rápidos na captação de dado.

As informações podem ser analisadas, pesquisadas, comparadas com dados passados e servir de consulta para situações futuras. A partir da análise atual e do monitoramento é possível definir as melhores técnicas necessárias para cada situação.

Geotecnologias na Amazônia

As tecnologias permitem o detalhamento morfológico de forma precisa com dados georreferenciados de maneira rápida e automatizada.

Por fim, ficou claro como as Geotecnologias são utilizadas em áreas diversas e que suas aplicações estão em expansão contínua?

Gostou do nosso texto e quer sugerir temas para abordarmos no blog? Entre em contato conosco!

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário