Geotecnologias: entenda como podem auxiliar os seus serviços!

Com o avanço tecnológico devemos tirar proveito das evoluções para otimizar a realização dos nossos trabalhos. As geotecnologias são um exemplo. Com elas é possível unir conceitos da cartografia e da geografia, espacializando diferentes informações em um campo informatizado.

Ficou curioso para conhecer mais sobre esse tema? Continue sua leitura e descubra como essa tecnologia pode te ajudar!

E o que são Geotecnologias?

O conceito de Sistema de Informações Geográficas tem evoluído durante os anos, sendo um sistema de coleta, tendo um armazenamento, manipulação e a saída de dados cartográficos.

Sendo assim, as geotecnologias ou geoprocessamentos vieram para otimizar esse processo, sendo um conjunto de técnicas e métodos para realizar essas atividades e disponibilizar informação com referência geográfica. Desse modo, as geotecnologias são compostas por soluções em hardware e software que juntas constituem poderosas ferramentas para tomada de decisão.

Como exemplo, dentre as geotecnologias podemos citar: sistemas de informação geográfica, cartografia digital, sensoriamento remoto, sistema de posicionamento global e a topografia georreferenciada.

Geotecnologias

Sensoriamento Remoto

É a aquisição de informações sobre um objeto através da análise de dados adquiridos por dispositivos que não estão em contato direto com o objeto.

Os sensores remotos, conseguem captar energia do objeto e convertê-lo em um sinal gravado em um formato adequado para a extração de informações sobre o objeto referido. Desse modo, eles coletam energia acústica, energia gravitacional e energia eletromagnética.

São utilizados acoplados por exemplo a Drones, aeronaves, satélites orbitais e estações espaciais.

Sistema de Informação Geográfica (SIG)

Um Sistema de Informação Geográfica (SIG), originado do inglês Geographic Information System (GIS) representa a união entre hardware e software que pode armazenar, analisar e processar dados georreferenciados. Portanto, os SIG’s podem conter arquivos de varredura digital como imagens de satélite e fotos aéreas ou arquivos vetoriais como pontos, linhas ou polígonos.

Apesar do nome complicado, a análise das informações contidas no sistema possibilita a elaboração de mapas, gráficos, tabelas e relatórios que representam digitalmente o mundo real. Sendo assim, cada parte dos dados armazenados é associada a coordenadas em duas ou três dimensões no espaço e relaciona-se a um determinado local no globo.

Sistema de Posicionamento Global (GPS)

O Sistema consiste numa constelação de satélites que podem determinar a localização e o posicionamento de um receptor em qualquer lugar na superfície da Terra, no mar ou no ar.

Através de sinais de radiofrequência, um dispositivo receptor é capaz de determinar sua distância em relação a pelo menos quatro satélites.

Com base nas coordenadas de satélite e nas distâncias, é possível calcular as coordenadas do dispositivo receptor do usuário.

Geoprocessamento

O Geoprocessamento é um ramo da área do conhecimento denominada como Geomática. Ou seja, engloba o total conjunto de técnicas/tecnologias ligadas à informação espacial, quer seja no tocante a coleta, tratamento e análise desses dados.

Assim sendo, a atividade de geoprocessamento utiliza ferramentas computacionais para manipular e analisar dados geográficos. Além disso, com o conjunto dessas ferramentas integradas em Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), é possível analisar e cruzar dados de diferentes fontes, facilitando a extração de informações e tomada de decisão.

Utilização das Geotecnologias

Por fim, as geotecnologias são utilizadas em diversos setores. Seja em meio ambiente, indústrias, engenharia, construção civil, mineração e muito mais. As geotecnologias são ferramentas potentes que ajudam a trazem agilidade e produtividade para um projeto.

Além disso, você sabia que há uma Geotecnologia no iPhone? Os sensores LiDAR utilizados nas versões PRO do smartphone da maça são utilizados em vários equipamentos que utilizamos no dia a dia.

Enfim, confira agora outras aplicações para as geotecnologias:

  • Mapeamento de fatores relevantes nas prefeituras, serviços de saneamento, energia elétrica e telecomunicações podem valer-se do uso das geotecnologias para relacionar suas redes de distribuição às demais informações de seus bancos de dados.
  • Utilização na análise, exploração, estudo e conservação de recursos naturais, considerando diferente escalas e informações espaciais.
  • Estudo da paisagem como topografia, hidrografia, geologia e geomorfologia e variáveis ​​ambientais como temperaturas, precipitação e radiação solar.
  • Auxílio na prevenção de desastres naturais como, por exemplo, inundações, terremotos e erupções vulcânicas.
  • Gerenciamento e monitoramento de atividades humanas relacionadas a diversas áreas como infraestrutura, agricultura e pecuária.

Nosso post te ajudou a esclarecer suas dúvidas sobre geotecnologia? Confira matérias de outros assuntos no nosso blog.

Siga a CPE.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário