IP – Grau de Proteção

Ao comprar algum equipamento já se deparou com a informação do IP do produto adquirido é 54, 61, 66? Certamente, se essa informação consta na especificação do produto é um item relevante. Mas  você sabe o que ela significa? Entenda mais sobre o Grau de Proteção.

O que é IP do produto?

IP significa nível ou grau de proteção do produto e é uma das principais características construtivas de um equipamento elétrico. 

Afinal, e proteção de um produto bem projetada consegue evitar que pessoas sofram danos físicos, como choque elétrico, ferimentos causados por partes móveis e ainda evita danos ao próprio equipamento.

Seja pela penetração de corpos sólidos estranhos ou água, que prejudicam o funcionamento ou até mesmo impossibilitar a utilização.

Desse modo, esta proteção é regida pelas normas ABNT NBR IEC 60529 – Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos.

Entenda sobre o código IP – grau de proteção

Em suma, o grau de proteção de um equipamento é expresso na ficha de especificação técnica. Sendo composto pela sigla IP seguida de 2 numerais.

O primeiro dígito se refere a proteção do equipamento contra a penetração de objetos sólidos estranhos e proteção de pessoas contra o acesso às partes perigosas, seguindo a tabela a seguir:

ip - grau de proteção

O segundo dígito se refere a proteção do equipamento contra a penetração de água com efeitos prejudiciais.

ip - grau de proteção

Vamos entender na prática o que é o IP – grau de proteção

Giovani comprou uma estação total para realizar um levantamento topográfico e na especificação desta veio a informação IP 66. Afinal, o que isso representa?

ip - grau de proteção

Consultando as tabelas acima temos:

1◦ dígito = 6

 Proteção do equipamento contra penetração de objetos sólidos: totalmente protegido contra poeira.

 Proteção de pessoas contra o acesso às partes perigosas: protegido com fio.

Este primeiro número corresponde ao grau de proteção fornecido contra objetos sólidos.

2◦ dígito = 6

Proteção do equipamento contra a penetração de água com efeitos prejudiciais: contra jatos potentes de água.

O segundo número corresponde ao grau de proteção fornecido contra líquidos.

Quanto maior o número, maior sua resistência ao ingresso de corpos estranhos.

ip - grau de proteção

Dessa forma, conseguiu visualizar como essas informações, que passam muitas vezes desapercebidas, podem te auxiliar na escolha e conservação dos equipamentos?

Portanto, se farei um investimento provavelmente já tenho um planejamento para o uso de determinado produto, logo é relevante que se saiba se é possível utilizá-lo no ambiente e nas condições previstas.

Outrora, todo equipamento tem um prazo de garantia e essa é estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor. Mas um item muito importante é a utilização correta do produto, sendo mais um motivo para ficar atento aos IP’s.

Por fim, esclarecemos suas dúvidas? Ademais, entre em contato conosco através de nossas redes sociais e sugira temas para o blog da CPE Tecnologia

Siga-nos no FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram. 

ip - grau de proteção

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário