Equipamentos

IP – Grau de Proteção

Ao comprar algum equipamento já se deparou com a informação do IP do produto adquirido é 54, 61, 66? Com certeza, se essa informação consta na especificação do produto é um item relevante. Mas  você sabe o que ela significa? Leia nosso post e descubra!

O que é IP do produto?

IP significa nível ou grau de proteção do produto e é uma das principais características construtivas de um equipamento elétrico. A proteção de um produto bem projetada é capaz de evitar que pessoas sofram danos físicos, como choque elétrico, ferimentos causados por partes móveis e ainda evita danos ao próprio equipamento, pela penetração de corpos sólidos estranhos ou água, que muitas vezes pode prejudicar o seu funcionamento ou até mesmo impossibilitar a sua utilização.

Esta proteção é regida pelas normas ABNT NBR IEC 60529 – Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos.

Entenda sobre o código IP

O grau de proteção de um equipamento é expresso geralmente em sua ficha de especificação técnica e é composto pela sigla IP seguida de 2 numerais.

O primeiro dígito se refere a proteção do equipamento contra a penetração de objetos sólidos estranhos e proteção de pessoas contra o acesso as partes perigosas, seguindo a tabela a seguir:

O segundo dígito se refere a proteção do equipamento contra a penetração de água com efeitos prejudiciais.

Vamos entender na prática?

Giovani comprou uma uma estação total para realizar um levantamento topográfico e na especificação desta veio a informação IP 66. O que isso representa?

Consultando as tabelas acima temos:

1◦ dígito = 6

 Proteção do equipamento contra penetração de objetos sólidos: Totalmente protegido contra poeira.

 Proteção de pessoas contra o acesso as partes perigosas: Protegido com fio.

Este primeiro número corresponde ao grau de proteção fornecido contra objetos sólidos.

2◦ dígito = 6

Proteção do equipamento contra a penetração de água com efeitos prejudiciais: Contra jatos potentes de água.

O segundo número corresponde ao grau de proteção fornecido contra líquidos.

Quanto maior o número, maior sua resistência ao ingresso de corpos estranhos.

Conseguiu visualizar como essas informações, que muitas vezes passam desapercebidas, podem te auxiliar na escolha e conservação dos equipamentos?

Se farei um investimento provavelmente já tenho um planejamento para o uso de determinado produto, logo é relevante que se saiba se é possível utiliza-lo no ambiente e nas condições previstas.

Todo equipamento possui um prazo de garantia e esse é estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor. Mas um item muito importante é a utilização correta do produto, sendo mais um motivo para ficar atento aos IP’s.

Esclarecemos suas dúvidas? Entre em contato conosco através de nossas redes sociais e sugira temas para serem abordados no blog da CPE Tecnologia

Siga-nos no FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram. 

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This