Seu negócio

Como é o mercado de agrimensura no Brasil?

Escrito por CPE Tecnologia

Um dos campos de atuação da engenharia que está atraindo um grande número de estudantes é a agrimensura. Os profissionais que atuam neste ramo são responsáveis por analisar dados geográficos e realizar a medição de terrenos ou áreas mais amplas. Mas como está o mercado de agrimensura no Brasil?

O trabalho do agrimensor tem aplicabilidade em projetos de infraestrutura e em projetos agrícolas. Além disso, é possível afirmar que os agrimensores são reconhecidos pelo seu conhecimento técnico e, por isso, têm a possibilidade de atuar em setores estratégicos, como o planejamento urbano e a elaboração de políticas para o desenvolvimento de um país.

Quer saber mais sobre mercado de agrimensura no Brasil? Então, continue a leitura deste artigo para descobrir.

Afinal, o que faz um profissional de agrimensura?

Em regra, um profissional de agrimensura é responsável pela análise de dados geográficos e medições de terrenos. Entretanto, como já citamos, o campo de atuação é bem mais amplo.

Todo tipo de obra precisa de estudos preliminares do espaço territorial, determinação de posições terrestres, avaliação e planejamento de ambientes físicos, entre outros aspectos que compõem um estudo de agrimensura.

O processo de dimensionamento de terrenos, elaboração de plantas de infraestrutura e a delimitação de propriedades são atribuições do profissional.

Destaca-se também a atuação em grandes projetos de infraestrutura e agrícola, realizando serviços como o georreferenciamento de imóveis rurais, levantamentos hidrológicos e hidrográficos, projeto de loteamentos, controle ambiental, planejamento de sistemas de rede elétrica, medição de terrenos e objetos tridimensionais e a interpretação de geográfica do território analisado.

Para executar todas essas atividades, o engenheiro agrimensor precisa ter expertise para utilização de equipamentos de alta precisão, usado para a medição e avaliação das condições do solo e do relevo e emissão de relatórios imprescindíveis para a execução das obras.

Agrimensura e topografia são a mesma coisa?

É muito comum confundir topografia com agrimensura, pois ambas podem estar inseridas no mesmo projeto. Entretanto, suas aplicabilidades são completamente diferentes.

A diferença é bem simples: a topografia tem por objetivo estudar o relevo de um terreno ou de uma localidade inteira, utilizando mapas para representar pontos mais altos e mais baixos, bem como acidentes geográficos, declives, aclives e outros aspectos.

Já a agrimensura possui uma abrangência maior, compreendendo os principais aspectos legais, econômicos e sociais que estão inseridos na demarcação de uma propriedade, não se limitando ao mapeamento do relevo de um local.

Entretanto, ambas profissões utilizam mapas elaborados pela cartografia e são áreas específicas e importantes da engenharia. Também é interessante destacar que a agrimensura e a topografia compartilham do uso de alguns equipamentos.

Quais os principais desafios da carreira de agrimensor?

A carreira de um agrimensor certamente apresenta uma ampla gama de desafios. A grande variabilidade de aplicação dos conhecimentos é responsável pelo número de situações complexas pelas quais o profissional pode passar.

A medição de áreas, por exemplo, permite ao profissional a realização do trabalho em territórios terrestres e marítimos, determinando a posição e a forma da sua utilização. Já em uma obra, os desafios estão ligados aos cálculos de aterros, fundações e a análise correta dos dados fornecidos pelo solo.

A diferente gama de projetos possíveis também representa um grande desafio, pois são empreendimentos que exigem o máximo desse profissional. Dentre esses, destacam-se o planejamento de pontes, barragens, estradas, sistemas de drenagem, irrigação e abastecimento de água, edificações dos mais diversos tipos. Enfim, infinitas possibilidades…

Até mesmo a área jurídica é um campo promissor para esse engenheiro. Um profissional de agrimensura que se preze é capaz de executar perícias em caso de litígio de divisas, inventários, documentação e desapropriação de terrenos.

Na área rural, pode atuar em contendas relacionadas com a definição de áreas de plantio, vazão de água dos rios, medição do nível pluviométrico e projetos de reflorestamento.

Além de toda a amplitude de atuação do profissional, o mercado de agrimensura exige que ele esteja sempre atento ao mercado. A inovação se tornou essencial para que a profissão continuasse presente.

Logo, é preciso estar atento às principais novidades e equipamentos que estão sendo lançados, sobretudo os que simplificam os trabalhos burocráticos e fornecem informações mais precisas para o processo de análise.

O que esperar do futuro para o mercado de agrimensura?

Um dos principais motivos que faz uma pessoa optar por uma determinada formação é o mercado de trabalho. Apesar de já haver alguns sinais de recuperação para a engenharia, o que podemos esperar do futuro para o mercado de agrimensura?

As novas tecnologias e o alto índice de conhecimento técnico dos profissionais de agrimensura fazem com que a sua atuação se torne recorrente.

Além disso, apesar de ainda estarmos com baixos índices de investimento em infraestrutura, o Brasil necessitará de reestruturação em algumas áreas, como habitação, energia e transporte.

Os agrimensores terão papel fundamental nesse desenvolvimento, segundo o presidente da Fenea (Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores). “O engenheiro agrimensor está inserido em quase todas as áreas do plano de desenvolvimento estipulado pelo Governo. Desde a infraestrutura até a reforma agrária, passando pelo setor agrícola”, explica.

Além disso, podemos afirmar que em alguns estados do Brasil não há uma definição dominial de suas terras. É fácil encontrar casos em que o proprietário é dono de um determinado terreno, mas não tem a mínima ideia disso. Essa situação gera insegurança jurídica, pois uma transação pode envolver sérios conflitos fundiários, entre outros problemas.

É válido ressaltar ainda que o crescimento e o desenvolvimento das cidades aumentam a necessidade da atuação do engenheiro agrimensor.

Como vê, o mercado de agrimensura é bem promissor e investir nessa profissão pode ser o início de um caminho de sucesso. As inúmeras atribuições e os diversos campos de atuação são um atrativo considerável da profissão, bem como o seu reconhecimento e sua importância.

E aí, gostou do nosso artigo? As informações que disponibilizamos sobre o mercado de agrimensura no Brasil foram interessantes? Que tal ter acesso a outros conteúdos como este? Para isto, basta nos seguir no Facebook e no LinkedIn. Estamos esperando por você!

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This