Os avanços tecnológicos dos últimos anos vêm causando uma verdadeira revolução no setor de topografia. Atualmente, a implementação de ferramentas inovadoras tem beneficiando diretamente as empresas. Um bom exemplo disso é a inspeção com drone.
A prática conquista os profissionais do setor, já que traz uma série de vantagens — principalmente para o trabalho em locais de difícil acesso. Ainda assim, é natural ter algumas dúvidas sobre seu funcionamento.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para esclarecer o assunto, mostrando como os drones beneficiam empresas. Confira!
Vantagens da inspeção com drones
Um dos fatores que faz do uso de drones um diferencial importante para as empresas é a sua praticidade, afinal, o serviço como um todo se torna bem mais simples. Antigamente, para realizar uma inspeção industrial em local perigoso, por exemplo, era preciso isolar a área, alugar cestas aéreas ou plataformas elevatórias, etc.
A inserção do drone nessas atividades gerou impactos diretos em dois pontos críticos do processo: o custo e a segurança do trabalho. Para começar, deixa de ser necessário alugar equipamentos caros e realizar um extenso planejamento para otimizar o seu uso. Para complementar, não há exposição a ambientes de riscos.
Em vez disso, ele ficará monitorando o serviço por meio das imagens feitas pelo drone. Mesmo que uma falha ocorra e o equipamento seja danificado, não haverá uma vida humana envolvida nesse acidente. Por isso, além de facilitar o trabalho, ele permite um ganho enorme de tempo.
Inspeção com drone e o ganho de produtividade
O fator da produtividade, por sua vez, também merece destaque. O tempo para mobilização da equipe é enorme em um serviço desse tipo. Com o uso do drone, é mais rápido agendar o serviço e executar a inspeção.
Para complementar, a eficácia do método é extremamente satisfatória. Com medidas precisas e a disponibilidade de repetir a inspeção sem gastos enormes, é possível garantir um serviço de qualidade com tempo e custo reduzidos — algumas verificações podem ser feitas em poucos minutos!
Como fazer inspeção com drones?
A inspeção de obras com drones se reduz de dias para minutos. Entretanto, é preciso se preparar para trabalhar com esse equipamento. O que pouca gente sabe é que, na verdade, isso é bem mais simples do que parece.
Adquirir um drone para inspeção é algo que pode ser feito com um investimento que será pago em pouco tempo. É preciso, no entanto, estar de acordo com as normas dos órgãos regulamentadores (como DECEA e a Anatel, por exemplo) para prestar serviço com o equipamento.
Plano de voo aprovado? Próximo passo.
Sendo assim, após o plano de voo aprovado, a realização é liberada. Grosso modo, basta contar com um piloto cadastrado e cumprir as exigências desses órgãos. Vale destacar a importância de contar com o suporte de especialistas para cumprir essas etapas com tranquilidade.
A inspeção passa então a depender apenas do planejamento da sua empresa. O desafio está justamente no planejamento, já que as baterias dos drones ainda não têm uma autonomia tão grande. Em geral, dependendo dos equipamentos e câmeras que ele carregar, dura cerca de 20 minutos.
Ainda assim, os benefícios são notáveis, graças à facilidade de operação, o baixo custo e a garantia de segurança para o operador. Não é à toa que o mercado como um todo vem adotando gradativamente essa tecnologia.
Eficácia do método de inspeção com drones
Existem diferentes modelos de drones para serviços de inspeção. Por isso, é importante fazer uma comparação e encontrar aquele que melhor atende às suas necessidades. Inclusive um dos fatores considerados são o peso do equipamento, peso máximo que consegue transportar, tempo de voo e a proteção contra interferências eletromagnéticas (uso industrial/enterprise).
Com um drone simples, é possível realizar inspeções de pequenas áreas com boa precisão, desde que ele conte com câmera, sensores, lentes etc. Caso você queira um equipamento com desempenho ainda maior, é interessante investir em um modelo mais robusto, que suporte mais peso e opere câmeras 4K, por exemplo.
Como fazer inspeção com drone?
O trabalho, como um todo, é bem simples. Ao sobrevoar a área, o drone capta imagens e faz as medições com mias rapidez. Após coletados, os dados são avaliados in loco, ou analisados posteriormente.
São geradas imagens georreferenciadas que permitem o tratamento do Modelo Digital de Superfície (MDS) e a obtenção do Modelo Digital do Terreno (MDT).
Produto final do levantamento com drone
Além da facilidade de acesso às áreas e ambientes de risco, os drones oferecem dados muito mais ricos para a realização de determinados serviços. A precisão das suas medições é privilegiada, graças ao posicionamento e qualidade dos equipamentos, facilitando o cálculo de volume de materiais ou a elaboração de mapas detalhados para as construções.
Essas informações permitem que você tenha uma visão muito mais detalhada da área que está sendo coberta. Ademais, somado ao fato de que o tempo necessário para execução do serviço é bem menor, isso faz com que o seu produto se torne mais atraente para os clientes.
Em pouco tempo, se estabelece uma metodologia de trabalho baseada em planejamento e execução ágeis. Afinal, em um mercado tão competitivo como o atual, isso representa um importante diferencial diante da concorrência.
Mais segurança e eficiência na obra
Além disso, sua empresa passa a contar com uma tecnologia inovadora que preserva a integridade física dos seus profissionais. Com a rápida evolução desses equipamentos, a tendência é que eles se tornem cada vez mais baratos e mais eficientes.
Por fim, avanços na tecnologia da bateria, por exemplo, podem fazer com que o drone domine ainda mais o mercado. Por isso, faça uma análise das opções disponíveis no mercado, avalie as características técnicas de cada equipamento e encontre o que corresponde às suas necessidades.
Se quer saber como os drones para inspeção podem transformar os serviços da sua empresa, entre em contato com a CPE Tecnologia e fale com quem mais entende do assunto!