Ao comprar algum equipamento já se deparou com a informação do IP do produto adquirido é 54, 61, 66? Certamente, se essa informação consta na especificação do produto é um item relevante. Mas você sabe o que ela significa? Entenda mais sobre o Grau de Proteção.
O que é IP do produto?
IP significa nível ou grau de proteção do produto e é uma das principais características construtivas de um equipamento elétrico.
Afinal, e proteção de um produto bem projetada consegue evitar que pessoas sofram danos físicos, como choque elétrico, ferimentos causados por partes móveis e ainda evita danos ao próprio equipamento.
Seja pela penetração de corpos sólidos estranhos ou água, que prejudicam o funcionamento ou até mesmo impossibilitar a utilização.
Desse modo, esta proteção é regida pelas normas ABNT NBR IEC 60529 – Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos.
Entenda sobre o código IP – grau de proteção
Em suma, o grau de proteção de um equipamento é expresso na ficha de especificação técnica. Sendo composto pela sigla IP seguida de 2 numerais.
O primeiro dígito se refere a proteção do equipamento contra a penetração de objetos sólidos estranhos e proteção de pessoas contra o acesso às partes perigosas, seguindo a tabela a seguir:
O segundo dígito se refere a proteção do equipamento contra a penetração de água com efeitos prejudiciais.
Vamos entender na prática o que é o IP – grau de proteção
Giovani comprou uma estação total para realizar um levantamento topográfico e na especificação desta veio a informação IP 66. Afinal, o que isso representa?
Consultando as tabelas acima temos:
1◦ dígito = 6
Proteção do equipamento contra penetração de objetos sólidos: totalmente protegido contra poeira.
Proteção de pessoas contra o acesso às partes perigosas: protegido com fio.
Este primeiro número corresponde ao grau de proteção fornecido contra objetos sólidos.
2◦ dígito = 6
Proteção do equipamento contra a penetração de água com efeitos prejudiciais: contra jatos potentes de água.
O segundo número corresponde ao grau de proteção fornecido contra líquidos.
Quanto maior o número, maior sua resistência ao ingresso de corpos estranhos.
Dessa forma, conseguiu visualizar como essas informações, que passam muitas vezes desapercebidas, podem te auxiliar na escolha e conservação dos equipamentos?
Portanto, se farei um investimento provavelmente já tenho um planejamento para o uso de determinado produto, logo é relevante que se saiba se é possível utilizá-lo no ambiente e nas condições previstas.
Outrora, todo equipamento tem um prazo de garantia e essa é estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor. Mas um item muito importante é a utilização correta do produto, sendo mais um motivo para ficar atento aos IP’s.
Por fim, esclarecemos suas dúvidas? Ademais, entre em contato conosco através de nossas redes sociais e sugira temas para o blog da CPE Tecnologia.
Siga-nos no Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e Instagram.