Mercado

Técnico Agrimensor: como efetuar o cadastro profissional?

A agrimensura é uma das mais antigas profissões. As primeiras propriedades foram demarcadas ainda no Egito Antigo, na época dos faraós.

E você, está se formando como técnico agrimensor e não sabe a qual autarquia sua profissão é regida? Quer saber como ter o seu registro de técnico e atestar a responsabilidade dos seus serviços? Leia nosso post e obtenha informações úteis para a sua carreira.

CFT – Conselho Federal dos Técnicos Industriais

O Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) foi criado a partir da Lei nº 13.639/2018, publicada em 26 de março de 2018. Com a criação do conselho próprio, os técnicos podem exercer suas atividades livremente dentro dos parâmetros legais estabelecidos pela Lei nº 5.524/1968 e Decreto nº 90.922/1985.

Após a criação do CFT o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas) não tem mais a competência de fiscalizar a atividade profissional dos técnicos, bem como as empresas cujos responsáveis técnicos sejam técnicos. Essa responsabilidade será total e exclusiva do CFT ou CRTs (Conselhos Regionais Dos Técnicos Industriais.).

O profissional que já tinha o seu registro no CREA terá todo o seu acervo técnico repassado ao CRT, conforme determina a Lei nº 13.639/2018.

A criação do conselho traz após um longo período de tramitação uma fase com mais segurança à sociedade e valorização profissional para os técnicos, devidamente reconhecidos como profissionais imprescindíveis para o desenvolvimento do país.

Como o técnico agrimensor pode realizar o seu registro?

O profissional técnico em agrimensura realiza o seu registro através do portal do CFT, ou pelo site dos CRTs de seu estado ou região.

Além da realização do registro de técnico, o portal do CFT disponibiliza serviços on line como:

  • Solicitação de registro de empresa;
  • Pesquisas de profissionais e empresas cadastradas;
  • Verificações de autenticidade de certidões;
  • Verificação da autenticidade de TRTs;
  • Emissão de Certidão de Acervo Técnico;
  • Realizar cadastro de denúncias.

No portal está disponível o manual para orientar os profissionais no que diz respeito aos principais serviços disponíveis.

Atuação dos técnicos industriais

O exercício da profissão de Técnico Industrial de nível médio é privativo de quem:

  • Tenha concluído um dos cursos do segundo ciclo de ensino técnico industrial, tenha sido diplomado por escola oficial autorizada ou reconhecida;
  • No caso de curso realizado no exterior, após revalidação do diploma no Brasil, de acordo com a legislação vigente;
  • Sem os cursos e a formação atrás referidos, conte na data da promulgação desta Lei, 5 (cinco) anos de atividade integrada no campo da técnica industrial de nível médio e tenha habilitação reconhecida por órgão competente.

A atividade profissional do Técnico Industrial de nível médio efetiva-se no seguinte campo de realizações:

  • Conduzir a execução técnica dos trabalhos de sua especialidade;
  • Prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas;
  • Orientar e coordenar a execução dos serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
  • Dar assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados;
  • Responsabilizar-se pela elaboração e execução de projetos, compatíveis com a respectiva formação profissional.

Atuação dos Técnicos na agrimensura

O técnico agrimensor é habilitado e adquire competências para o desenvolvimento de diversas atividades na área de construção civil e arquitetura, saneamento, estradas e ferrovias, linhas de transmissão, loteamentos, georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos,  mineração, projetos,  dentre outros.

Como trabalhos podemos citar:

  • Realização de levantamentos topográficos, geodésicos e topohidrográfico;
  • Implantação no campo de pontos de projeto, locando obras de sistemas de transporte, obras civis, industriais, rurais e delimitando glebas;
  • Coleta de dados para o georreferenciamento de imóveis, por meio de técnicas de mensuração e automatização;
  • Elaboração de plantas, cartas e mapas georreferenciados;
  • Agrimensura Legal e parcelamento do solo;
  • Interpretação de fotografias aéreas ou imagens de satélites, dentre outras atribuições.

 TRT – Termo de Responsabilidade Técnica

A ART – Anotação de Responsabilidade Técnica foi substituída pelo TRT – Termo de Responsabilidade Técnica, para os técnicos, que deverá ser emitido pelo profissional técnico conforme orientações do CFT e dos CRTs.

Curso Técnico em Agrimensura

Ficou interessado nessa área de atuação? O Centromig  oferece o Curso Técnico em Agrimensura – EAD (Ensino a distância) que permite a flexibilidade de horário, você pode estudar em qualquer lugar com acesso à internet, as dúvidas podem ser solucionadas online e os materiais de estudos ficam acessíveis 24 horas.

 Em parceira com a CPE Tecnologia, as aulas práticas utilizam recursos e equipamentos tecnológicos avançados que aproximam o estudante à realidade do Técnico em Agrimensura. Os pólos para a realização das aulas práticas estão presentes em várias regiões do Brasil: Belo Horizonte – MG, São Paulo – SP, São José – SC, Salvador – BA, Recife – PE, Goiânia – GO.

Quer saber mais informações? Entre em contato!

Para receber mais informações sobre a área de topografia e crescer ainda mais, siga a CPE nas redes sociais! Estamos no FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram. 

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This