Seu negócio

Qual a importância dos cursos de qualificação para os topógrafos?

Escrito por CPE Tecnologia

O conhecimento técnico profissional tem sido cada vez mais exigido pelo mercado de trabalho. Para suprir essa necessidade é possível encontrar, por exemplo, cursos de qualificação para topógrafos, que visam agregar conhecimento, complementar a formação, melhorando a qualidade dos trabalhos realizados por esses profissionais.

É importante salientar que, como em qualquer área do mercado de trabalho, a topografia também exige competência, principalmente para aqueles que desejam se diferenciar e buscar reconhecimento. Essa competência também será importante para que o profissional da área possa conhecer o que há de mais inovador no mercado, considerando o uso de novas tecnologias e equipamentos.

Se você quer saber mais sobre a importância dos cursos de qualificação para os topógrafos, continue a leitura deste artigo!

Qual a importância dos cursos de qualificação para os topógrafos?

A realização de cursos de qualificação é uma maneira interessante dos profissionais aprimorarem os seus conhecimentos, conhecerem as novas tecnologias disponíveis e aprenderem sobre equipamentos mais modernos e métodos mais eficientes para o desempenho de suas atividades. Além dessas vantagens, esse tipo de conhecimento é responsável por mostrar ao mercado que o profissional está atento às principais novidades, aumentando a gama de oportunidades de trabalho, sua autoridade no assunto e auxilia no estabelecimento de rede de contatos entre profissionais.

É importante lembrar que todos os dias surgem inovações tecnológicas, que podem mudar ou tornar mais eficiente a maneira de execução de determinadas atividades. Logo, conhecê-las faz de você um profissional mais completo.

Valorize sua profissão

A busca por novos conhecimentos é importante para a valorização de sua profissão. A falta de profissionais atualizados é uma deficiência do mercado.

O aprimoramento na realização das atividades aumenta a capacidade de resolução de problemas e a qualidade dos serviços prestados.

Por que me torno um profissional diferenciado ao realizar cursos de capacitação?

Esse é um dos principais questionamentos que muitos profissionais se fazem.

Uma nova habilidade tende a trazer conhecimentos importantes como novas metodologias de trabalhos e inovações que agregarão benefícios aos trabalhos realizados. A realização de cursos de capacitação permite que o profissional tenha um olhar mais detalhista para pontos importantes, que poderão fazer diferença no resultado final de seus trabalhos.

No caso da topografia, por exemplo, é possível se especializar na operação de equipamentos inovadores no mercado, levantamentos topográficos, locação de obras, dentre outros. Assim, você se tornará um profissional preparado para realizar atividades específicas e encarar novos desafios. 

Como posso me qualificar?

Você sabia que existem vários cursos técnicos, graduação e de extensão na área de agrimensura? 

O ideal é focar em seus objetivos profissionais, definindo o tipo de atividade na qual você gostaria de obter novos conhecimentos, levando em consideração as principais oportunidades de mercado. É importante avaliar e considerar o credenciamento da escola junto ao Ministério da Educação e a credibilidade da instituição perante o mercado. De nada será válido realizar um curso não reconhecido, concorda? 

Outro ponto que deve ser observado é o conhecimento técnico que será agregado com a realização desses cursos.

Quais são os principais cursos na área de topografia?

A escolha do curso deve ser realizado com base nos objetivos traçados pelo profissional. Atualmente no mercado encontramos cursos técnicos, graduação, extensão, cursos rápidos de qualificação, operação de equipamentos e softwares como Bentley e AutoCAD, em formatos presenciais, à distância e mistos. A variedade de formatos dos cursos é uma maneira de tornar a qualificação atingível, uma vez que a maioria dos profissionais da área de agrimensura se dedicam à realização de trabalhos em campo, sendo necessárias viagens e deslocamentos por longos períodos.

A seguir uma listagem de instituições que você pode encontrar as modalidades dos curso na área de agrimensura em Minas Gerais:

CENTROMIG – Centro de Formação Tecnológica de Minas Gerais em Belo Horizonte;

CPE Tecnologia – unidades em várias regiões do Brasil;

FEAMIG – Faculdade de Engenharia de Minas Gerais em Belo Horizonte;

IFSULDEMINAS – Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Inconfidentes;

UFV – Universidade Federal de Viçosa.

Por fim, mas não menos importante, o conhecimento gerencial pode ser de grande valia para os profissionais da área. Conhecimentos em gestão, economia, planejamento e análise de riscos, poderão fazer com que o profissional sonhe cada vez mais alto, buscando posições melhores no mercado de trabalho, desenvolver bons serviços e impactar positivamente a sociedade.

Vale a pena investir em cursos de qualificação, não é mesmo?

E aí, gostou do nosso artigo? Ficou com alguma dúvida? O que achou dos cursos de qualificação que destacamos? Foram válidos? Deseja mais informações? Então, entre em contato conosco que teremos prazer em lhe atender. Esperamos por você!

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This