Software CAD: confira 6 dicas para otimizar os seus projetos!

O software CAD é um tipo de programa difundido em todo o mundo utilizados para elaboração de desenhos e projetos das mais variadas áreas de especialidade. Possuir esse conhecimento nos dias atuais é um diferencial! Continue a leitura do post que preparamos para você e confira 6 dicas de benefícios de sua utilização.

O que é o Software CAD?

Software de CAD, projeto auxiliado por computador, muito utilizado por arquitetos, engenheiros, topógrafos e profissionais da construção, constituído de inúmeras ferramentas para a criação de desenhos 2D e 3D precisos.

Desse modo, utilizando esse tipo de software é possível criar e editar a geometria 2D e modelos 3D com objetos sólidos, superfícies, realizar anotações em desenhos com texto, dimensões, traços e tabelas. A inserção dos modelos 3D oferece aos usuários mais versatilidade, mais recursos para a exploração, mais qualidade e uma velocidade maior.

Confira a seguir 6 benefícios com a utilização dos softwares!

1 – Ganhe mais agilidade nos desenhos com Software CAD

Há uns anos atrás os desenhos eram feitos na forma totalmente manual, com papel, lápis, réguas e diversos instrumentos de desenho. A inserção da utilização de softwares para elaboração de desenhos e projetos veio para agregar conhecimento e ganho de tempo, uma vez que a produtividade é um fator relevante para as empresas. A elaboração de desenhos em muitas situações requer agilidade e ganho de tempo para o cumprimento de prazos de entrega, por isso é importante sempre buscar utilizar métodos que otimizem os trabalhos.

2 – Visualize sua construção antes da obra

Através dos desenhos realizados através do software CAD é possível visualizar a futura construção de maneira muito fiel à realidade, com elevado grau de precisão. Com a geração do projeto e criação dos desenhos muito próximos ao que será construído é possível analisá-los e alterá-los quando necessário. Essa visualização é importante também para que o cliente mentalize como sua construção será após finalizada, podendo propor melhorias e alterações antes da execução. Além disso, muitas vezes economizando, pois a fase de projeto é realmente o momento de planejar, reavaliar e aprovar ideias.

3 – Transmita suas ideias com CAD

Às vezes é difícil explicar para as pessoas o que estamos pensando ou querendo, não é mesmo? O desenho é utilizado como forma de comunicação inclusive pelos nossos antepassados. O CAD te auxilia na exposição de ideias de forma muito objetiva e precisa!

4 – Trabalhando em equipe

Trabalhar em equipe nos dias atuais é uma realidade praticamente em todas as organizações, um projeto é realizado por várias pessoas. Com um arquivo digital é possível otimizar esse trabalho em equipe, uma vez que um profissional pode enviar o arquivo para um colega de trabalho, esse analisa ou altera e o envia novamente.

CAD

5 – Não aos erros

Os desenhos elaborados com o auxílio do software CAD possuem um nível de precisão elevado e com isso ocorre há diminuição de erros, se utilizado corretamente. Ademais, com o software é possível medir distâncias, aumentar ou diminuir tamanhos, encaixar uma peça na outra, realizar concordâncias, realizar desenhos nas coordenadas onde será realizada a obra, obtendo produtos com excelente exatidão de dados e medidas.

Com a utilização do software os erros são mais difíceis de ocorrer, mais fáceis de serem consertados e as mudanças de projeto se tornam mais viáveis e de rápida execução.

CAD

6 – Aumente suas possibilidades no mercado de trabalho

O profissional que tem conhecimento de CAD com certeza possui um diferencial e sai na frente perante os seus concorrentes. Afinal, quem trabalha ou tem a pretensão de trabalhar na área da engenharia inclusive pode se preparar, esse tipo de software é fundamental! Sendo assim, ter conhecimento da ferramenta CAD muitas das vezes é fator eliminatório na conquista de uma tão sonhada vaga de estágio ou emprego.

Atualizações

De tempos em tempos os softwares CAD sofrem modificações pelas suas empresas criadoras. As alterações têm o objetivo de aperfeiçoar e atualizar os programas conforme os avanços tecnológicos.

É estudante? Fique ligado!

Por fim, há no mercado versões disponíveis para estudantes realizarem download. Esse tipo de licença é uma autorização educacional para a utilização do software e só pode ser usado para fins educacionais, de acordo com os termos estabelecidos no contrato ou termos de serviço aplicáveis. 

Confira mais matérias interessantes no nosso blog, clique aqui e conheça! Até a próxima matéria!

CAD

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário