Nivelamento Topográfico: conheça os principais métodos

Se você precisa conhecer o relevo de um terreno, certamente deve entender mais sobre os diferentes métodos de nivelamento topográfico.

Esses métodos apresentam diferentes níveis de precisão, que te ajudam a visualizar as alturas dos pontos de um terreno. Mas realizar o nivelamento de uma área rural não é o mesmo que definir o relevo onde será construída uma casa, por exemplo.

Por esse motivo, cada situação exige uma abordagem diferente, portanto, diferentes métodos e equipamentos.

Para ajudar você a saber mais sobre a importância desse trabalho e quais métodos utilizar, preparamos este artigo. Confira!


Tópicos:

  • O que é nivelamento topográfico?
  • Qual a sua importância?
  • Quais são os principais métodos?

 

O que é nivelamento topográfico?

 

O nivelamento topográfico é o estudo da altimetria de um terreno, cujo objetivo é atribuir cotas a cada ponto da área analisada, determinando as diferenças de nível que definem um relevo.

Ademais, medir cada ponto individualmente não permite obter as informações necessárias para determinar um relevo. Por isso, são coletados, um conjunto de pontos, onde são atribuídos uma referência.

Sendo assim, a partir de um ponto conhecido, também chamado de Referência de Nível (RN), levantam-se as alturas dos demais pontos. Ao relacionar os pontos entre si, é possível estimar o relevo real.

 

Qual a sua importância?

 

É a operação de nivelamento topográfico que determina as diferenças entre os níveis apresentados em um terreno. Por isso, com esses dados, torna-se possível desenvolver estudos do terreno para utilização em projetos de áreas diversas.

Contudo, o nivelamento topográfico é ideal para as seguintes situações:

  • determinação de perfis de canais e rios, ferrovias, rodovias;
  • terraplanagens;
  • barragens;
  • levantamento de áreas rurais;
  • determinação da altura de relevos naturais;
  • estudos de viabilidade e implantação de obras;
  • obtenção de quantitativos de volumes de terra.

 

Contudo, boa parte dos problemas identificados em obras estão relacionados à baixa qualidade dos nivelamentos topográficos. Por esse motivo, conhecer com precisão o relevo de um terreno é decisivo para elaborar projetos de qualidade. De modo a reduzir desperdícios e evitar imprevistos na hora de realizar uma nova construção, visto que é a base para a realização do projeto.

Por isso, se realiza nivelamentos topográficos, saiba que o seu trabalho pode causar grande impacto nas etapas seguintes dos processos construtivos.

 

Quais são os principais métodos?

 

Método geométrico

O método geométrico, também chamado de direto, consiste em medir as diferenças de nível de maneira direta.

Sendo assim, o nivelamento que realiza a medida da diferença de nível entre pontos do terreno por intermédio de leituras correspondentes a visadas horizontais. Obtidas com um nível, em miras colocadas verticalmente nos referidos pontos. 

Comparado aos demais, esse é o método mais adequado para nivelamentos que exigem alta precisão.

Dessa forma, para executar esse nivelamento, utilizamos instrumentos chamados níveis. Eles ajudam na definição precisa de linhas de visadas horizontais, por meio das quais as diferenças de altura entre um ponto e outro são tomadas com o auxílio de miradas verticais. 

 

Método trigonométrico

O método trigonométrico consiste em um levantamento indireto.

Desse modo, realizamos o nivelamento através de medições da diferença de nível entre pontos do terreno. Obtemos isso a partir da determinação do ângulo vertical da direção que os une e da distância entre estes. Assim, fundamentando-se na relação trigonométrica entre o ângulo e a distância medidos, considerando a altura do centro do limbo vertical do equipamento ao terreno e a altura sobre o terreno do sinal visado.

Para a realização deste nivelamento o profissional utiliza teodolitos ou estações totais, equipamentos por meio dos quais se obtém dados altimétricos e planialtimétricos.

Outra situação onde os nivelamentos trigonométricos são aconselhados é quando há a existência de muitos pontos em um relevo. Afinal, seus métodos de medição e cálculo permitem mais flexibilidade, sendo mais adequados para levantar áreas mais extensas.

 

Método taqueométrico

O método taqueométrico é o nivelamento trigonométrico em que distâncias obtidas taqueometricamente.

Nestes casos, a altura do sinal visado é obtida pela visada do fio médio do retículo da luneta do equipamento sobre uma mira colocada verticalmente no ponto.

Sendo que a diferença de nível em relação à estação do equipamento é objeto de determinação.

 

Barométrico

O método barométrico utiliza a medição da diferença de pressão entre dois pontos, realizado baseado na pressão do ar.

Contudo, vale ressaltar que pontos mais altos estão submetidos a menor pressão, enquanto pontos mais baixos apresentam uma pressão maior sobre si.

Na prática, a pressão atmosférica varia de acordo com diversos fatores como, por exemplo, posição, temperatura, altitude, umidade.

Realizar um levantamento barométrico depende, portanto, de conhecer as condições do ambiente em que se encontra o terreno estudado. Tendo todas as informações, pode-se medir a pressão sobre cada ponto utilizando barômetros e altímetros e obter resultados através de cálculos matemáticos.

Realizar nivelamento é uma tarefa de grande responsabilidade. Sendo uma etapa inicial para diversas categorias de projeto, qualquer erro no levantamento pode trazer problemas no resultado alcançado. 

Por isso, o profissional encarregado por essa tarefa deve saber quais são as ferramentas mais modernas e as metodologias a ser aplicadas.

Portanto, seja qual for o método de nivelamento topográfico implementado, é importante adotar equipamentos de qualidade. Trabalhar com instrumentos inadequados pode comprometer a excelência do serviço e colocar em risco a viabilidade do projeto.

Mas, como anda a manutenção dos seus equipamentos? Conhece a importância de fazer esse acompanhamento? Preparamos um artigo sobre esse assunto fundamental para profissionais do setor de topografia. Vamos continuar a leitura?

nivelamento topográfico

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário