Manutenção preventiva em topografia: por que fazer?

Essencial para o exercício das atividades profissionais do topógrafo, a manutenção preventiva garante o correto funcionamento do material de trabalho, assegurando que os resultados das medições sejam os mais precisos possíveis. Quer saber mais? Continue a leitura deste material e entenda tudo sobre o assunto.

Tópicos:

  • Como funciona a manutenção preventiva?
  • Qual a importância da manutenção preventiva?
  • Por que fazer periodicamente?
  • Devo abandonar a calibração?

Como funciona a manutenção preventiva?

Se você tem uma Estação Total, ou um GNSS RTK, provavelmente já deve ter feito a calibração (no caso do primeiro) ou buscado por um laudo de bom funcionamento do equipamento (para o segundo).

Entretanto, tem se tornado cada vez mais comum realizar a manutenção preventiva do equipamento, que serve para evitar danos e falhas em sua utilização.

Apesar desta manutenção ser conhecida no singular, ela abarca uma série de ações que envolvem a limpeza interna do equipamento, troca de peças (se necessário), testes de peso e de acessórios, entre outras.

Contudo, cabe ressaltar que tanto a manutenção preventiva, quanto calibração e laudo são essenciais para manter o seu patrimônio em condições ideais de uso, como você vai ver no tópico a seguir.

Qual a importância da manutenção preventiva?

Você já pensou estar no meio de um levantamento e seu equipamento lhe deixar na mão? Ao fazer a manutenção preventiva você reduz muito o risco do seu equipamento falhar ou seu trabalho ter que ser refeito.

Esta série de procedimentos tem como principal objetivo reduzir a probabilidade de falhas e a degradação do equipamento topográfico.

Nesse sentido, é importante destacar que a manutenção preventiva permite a previsão do consumo de materiais utilizados, pois os profissionais responsáveis saberão exatamente os itens que precisarão de troca.

Além disso, poderá haver uma redução de custos, uma vez que problemas de última hora acontecerão com menos frequência.

Logo, se você considera a sua Estação Total ou o seu GNSS RTK como um patrimônio, ele deve receber o tratamento adequado para ampliar o seu tempo de vida, pois é muito melhor realizar um pequeno procedimento de reparo do que aposentar o equipamento por uma falha que não foi corrigida na hora certa.

Por que fazer periodicamente?

Falando nisso, a periodicidade para a manutenção também deve ser observada pelo proprietário.

Ou seja, se o seu equipamento é utilizado de forma contínua e com poucas pausas entre um trabalho e outro, o tempo ideal para revisão é de 6 meses.

Mas se houver um espaço maior entre ou serviço ou outro, o recomendado é enviar a sua Estação Total ou GNSS RTK para manutenção anualmente.

Porém, todos esses fatores podem variar dependendo da idade do seu equipamento e da forma como é utilizado.

Devo abandonar a calibração?

Não. Tanto a calibração das Estações Totais, quanto o laudo de bom funcionamento do GNSS RTK, são itens essenciais para o uso correto de ambos.

Por isso, a manutenção preventiva costuma ser realizada juntamente com estas ações de proteção.

Pois, sem a calibração, não é possível garantir que o resultado da leitura realizada pela ET represente a realidade.

Da mesma forma, o seu GNSS RTK não terá garantias de que está apto para captar dados exatos de georreferenciamento sem o laudo de bom funcionamento.

Onde posso realizar este serviço?

Geralmente, empresas que comercializam esse tipo de produto oferecem serviços de assistência técnica.

Vale analisar aquelas que possuem profissionais treinados pelas próprias fabricantes, mais adequados e preparados para estes procedimentos.

Afinal, ninguém conhece melhor os equipamentos, suas particularidades e soluções de problemas do que a própria fabricante do produto.

Representante de gigantes do ramo, como a CHCNAV, Geodetic, Sanding, entre outras, a CPE Tecnologia realiza estes procedimentos com profissionais qualificados e treinados pelas fabricantes.

Aproveite os valores promocionais e condições de parcelamentos sem juros e fale com um consultor especialista CPE clicando na imagem abaixo.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário