Equipamentos

5 dicas para conservar sua Estação Total

Acabou de comprar uma estação total, já possui esse equipamento ou está com planos para essa aquisição? Trabalha com o equipamento e está sempre locando-o? A conservação e cuidados no seu uso são determinantes para garantir a vida útil do produto. Leia o post que preparamos para você e confira 5 dicas essenciais para conservar sua Estação Total.

1 – Manuseio correto

Desenvolva o hábito de tirar os equipamentos das maletas somente no momento do uso, montando-os de acordo com as instruções técnicas e guardando-os de volta após a realização dos serviços. Ao retirar e colocar o seu equipamento do compartimento, garanta que esteja em superfície plana e estável. Não empilhe as maletas para evitar quedas. Ao fechar la certifique-se do travamento correto.

Carregue o material individualmente, sem pressa, com segurança e confiança naquilo que está fazendo.

Após os serviços realizados não é recomendável a retirada da bateria com o instrumento ligado. É possível que todos os dados armazenados sejam apagados. Portanto, coloque ou retire a bateria com o instrumento desligado.

2 – Transporte

Sempre transporte a estação total dentro da maleta, isso protegerá seu equipamento, sendo importante mantê-la fechada. O transporte inadequado, mesmo que não danifique sua estação total, poderá descalibra-la.  Isso fará com que as medidas realizadas não sejam precisas.

Durante o transporte por veículo, normalmente há movimentações, por isso é recomendado que o equipamento não seja transportado solto, como no porta malas, por exemplo. O ideal é que o deslocamento seja realizado com equipamento preso no cinto de segurança. Durante o transporte, jamais mantenha peças montadas, mesmo que esteja nas mãos ou no colo de um passageiro do veículo.

3 – Atenção com equipamento molhado

Se o equipamento estiver molhado ou úmido, deixe a maleta aberta, em local arejado, para que esta seque completamente. Equipamentos danificados por umidade podem apresentar comportamentos adversos no registro das medições.

4 – Manutenção

Além de garantir o correto funcionamento, a manutenção do equipamento também é responsável pela rastreabilidade das medições e pela conformidade do seu uso com as respectivas normas. 

A manutenção do equipamento de maneira preventiva é de extrema importância e deve ser realizada considerando as especificações do fabricante. O principal objetivo da manutenção preventiva é a redução na probabilidade de falhas e a degradação do equipamento. Assim, será possível garantir o pleno funcionamento das máquinas, com a performance ideal e evitando desgastes prematuros.

Realizar manutenções significa economia pois tende a reduzir problemas de emergência, afinal ninguém quer ter uma complicação com o equipamento durante a execução de um serviço que possui prazo de entrega não é mesmo?

5 – Calibração

A calibração de equipamentos é medida tomada como referência, estabelecida por certos padrões e os valores indicados por um instrumento de medição, garantindo que o equipamento esteja em condições ideais de utilização. É válido destacar que a calibração deve ser realizada em vários equipamentos, principalmente os de medição. Os resultados da calibração são expressos em um certificado, que pode fornecer informações importantes para a tomada de decisões, como a definição de correções a serem realizadas na medição.

É interessante definir um planejamento de manutenções de equipamento que contemple os critérios de calibração, as metodologias e a frequência de tais procedimentos, principalmente se possuir mais de um equipamento. Essa ação evitará o esquecimento na realização da calibração e evitar que se utilize equipamento descalibrados, colocando em risco a confiabilidade dos dados coletados. Por exemplo, em serviços de topografia, errar o nível da água, pode gerar danos irreversíveis. Ela pode invadir propriedades e estradas, trazendo problemas para as obras.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe as matérias do nosso blog e fique por dentro de assuntos relevantes que estamos sempre disponibilizando para você!

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Entre na página da Cpe Tecnologia e saiba mais! Nos acompanhe através das nossas redes sociais FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This