LiDAR e fotogrametria: o que é mais preciso?

Conheça as principais diferenças entre LiDAR e Fotogrametria e descubra qual equipamento é mais preciso. Confira um texto completo que preparamos sobre o assunto.

Vamos, lá?

O que é LiDAR?

LiDAR é a abreviatura de ‘Light Detection and Ranging’, sendo uma técnica de sensoriamento remoto óptico que utiliza raios lasers para mapear uma superfície da terra. Dessa forma, produzindo medições x, y e z precisamente. Os sensores LIDAR funcionam emitindo pulsos de luz, medindo o tempo que leva para refletir de volta ao solo, junto com a intensidade do objeto que é refletido.

Apesar de existir há algumas décadas, foi apenas nos últimos anos que a tecnologia se tornou compacta o suficiente para ser acoplada a um sistema de ARP (Aeronave Remotamente Pilotada).

lidar e fotogrametria
Imagem: Nuvem de pontos do escaneamento a laser

O que é Aerofotogrametria?

A Fotogrametria é a técnica de obter informações confiáveis sobre objetos e do meio ambiente com o uso de processos de registro, medições e interpretações das imagens fotográficas. Ademais, a fotogrametria pode ser usada nos estudos e nas explorações do espaço.

Desse modo, o objetivo dessa atividade é realizar a reconstrução de um espaço tridimensional. Sendo assim é feito a partir de um conjunto de imagens bidimensionais, onde com essas imagens pode-se reduzir o trabalho de campo no levantamento de coordenadas. Seja de um ou vários objetos e o tempo de obtenção de tais dados.

lidar e fotogrametria

LiDAR e fotogrametria: o que é mais preciso?

O sistema LIDAR tende a representar a topologia do terreno de forma mais detalhada e, consequentemente, com maior precisão em comparação com a fotogrametria. Isso porque, mesmo em área com uma vegetação densa, é possível obter nuvem de pontos do solo. Além disso, não há necessidade de implantação de pontos de controle, e é possível mapear em ambiente com pouca luminosidade ou ausência total de luz, o que não se consegue utilizando a fotogrametria.

O fato não significa que a fotogrametria seja imprecisa. Afinal, se o seu terreno é relativamente simples e livre de vegetação densa, pode-se obter modelos e nuvem de pontos precisas e com grandes detalhes, deste que se coloque pontos de controle na área a ser mapeada.

O que considerar antes de escolher entre LiDAR e Fotogrametria?

Deve-se fazer a seguinte pergunta: qual a precisão necessária para o projeto? Para que as características do LiDAR, do sistema Inercial (IMU) e do sistema GNSS sejam analisadas.

A integração do LiDAR com o sistema GNSS e o sistema inercial (IMU) garantem uma precisão no MDT (Modelo Digital do Terreno) final em termos horizontal e vertical.

O Laser miniVUX-1UAV e miniVUX-2UAV, apresentam 5 retornos. Isso significa que para cada pulso de laser emitido pelo laser, é possível o retorno de até 5 alvos distintos. Sendo esta uma característica importante para a realização de levantamentos em áreas com vegetação densa.

Além das características citadas acima, com o sistema LIDAR, não há necessidade de implantar pontos de controle na área a ser mapeada. Ou seja, diferentemente do levantamento aerofotogramétrico convencional.

Assista o vídeo abaixo onde utilizamos a tecnologia LiDAR com o miniVUX. Nele é possível identificar a diferença de aplicação dos produtos empregando o miniVUX em uma área de vegetação e da fotogrametria através do drone Phanton 4 Pro. Portanto, com a utilização do LiDAR se obtém um detalhamento mais preciso.

Por fim, surpreenda-se com uma experiência em atendimento e variedade de equipamentos para você e sua empresa!

Entre em contato conosco: (31) 97360-3365 | 0800 601 10 89

CPE Tecnologia: não medimos esforços para você medir o Brasil!

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário