Comprar Laser Scanner: vale a pena?

O Laser Scanner é um equipamento moderno que pode ser o sonho de consumo de vários profissionais! Mas, será que vale a pena comprar Laser scanner? Quando falamos sobre a viabilidade na aquisição, essa pergunta é respondida baseada em alguns fatores. Neste texto contamos sobre esses pontos relevantes para aproximar esse desejo da sua realidade!

O que é um Laser Scanner?

Laser Scanner é um equipamento utilizado para realizar escaneamentos a laser. Desse modo, é aplicado amplamente em diversas áreas como arquitetura, engenharia, agrimensura, mineração, arqueologia, geologia. Sendo assim, alguns dos objetivos desse trabalho é de efetuar cálculos de volumes, cubagem de pilhas de minérios, registro de monumentos históricos, monitoramentos variado. Além de geração de modelos digitais, As Built.

comprar laser scanner 3d na CPE tecnologia
Laser Scaner

Ademais, entre as vantagens no uso do aparelho está a sua alta acurácia, rapidez na coleta de dados e extensa cobertura de áreas. Afinal, milhares de pontos são capturados através do laser emitido pelo equipamento. Esse conjunto de pontos é chamado de nuvem de pontos que possuem coordenadas tridimensionais referenciadas.  As nuvens podem ser modeladas e servir de base para elaboração de projetos, obras, restaurações, dentre várias aplicações.

Na dúvida sobre comprar Laser Scanner, alguns pontos são chave para você chegar a uma conclusão sobre a viabilidade do produto. Vamos lá?

O que é Laser Scanner?

Laser scanner, também conhecido como scanner a laser, é um dispositivo que utiliza feixes de luz laser para medir e digitalizar a superfície de um objeto ou ambiente tridimensional.

O aparelho emite pulsos de luz que refletem nos objetos e são capturados por um receptor, que mede o tempo de viagem dos pulsos para calcular a distância entre o scanner e o objeto. Com isso, é possível criar uma nuvem de pontos tridimensional que representa a geometria do objeto ou ambiente digitalizado.

O laser scanner 3D é frequentemente usado em aplicações de engenharia, arquitetura, topografia, cartografia, inspeção de estruturas e mapeamento de ambientes internos e externos.

Vale a pena comprar um laser scanner?

Podemos comparar a situação de investir ou não em um Laser Scanner com a compra de um veículo. Sendo ele com características que permite o motorista fazer trilhas e percorrer estradas de terras, por exemplo.

Se o usuário utiliza o veículo apenas para trajetos convencionais, nas cidades, ele investiu um valor, mas não explora todas as funções do veículo adquirido.

Ou então, quando a necessidade das características específicas de uso desse tipo de veículo é esporádica. Pense sobre a real aplicabilidade do aparelho em seus trabalhos!

Um equipamento ocioso é como um funcionário na empresa, que cumpre uma carga horária e não produz, além da falta de produção, há despesas.

Laser Scanner Aéreo MiniVUX-1UAV

Tenha visão dos seus trabalhos.

Investir em um Laser Scanner permite propostas de trabalhos diferenciadas.

O produto permite que se realize trabalhos muito mais ágeis, com equipes de trabalho reduzidas. Assim, ganhando muita produtividade se comparando com a execução de levantamentos topográficos através de equipamentos mais convencionais.

Logo, não se pode comparar o valor de um equipamento A com outro B, pois fatores externos importantes fazem toda a diferença!

No mercado há vários tipos de Scanners a Laser como os terrestres, aéreos, móveis, fixos. Dependendo da escolha é possível realizar trabalhos em locais inacessíveis, se necessário, o que muitas vezes seria difícil ou impossível através dos métodos mais convencionais.

Devido a isso, seus trabalhos podem ser ampliados e isso se torna um diferencial!

Já pensou em Locação de Laser Scanner 3D?

Da mesma forma do exemplo dado anteriormente sobre o carro, quando precisamos de um veículo por um curto período de tempo. Sendo assim, para uma demanda específica ou de forma sazonal a locação pode ser uma boa alternativa.

É necessário fazer os cálculos do tempo necessário com o equipamento, valor gasto com a locação, valor gasto com a compra e com manutenções e valor do serviço. Não deixe de avaliar essa opção!

Considere os riscos!

Toda ação gera riscos e eles devem ser identificados, estudados e medidos. Por exemplo, um profissional ou empresa deve ter em mente que os equipamentos adquiridos são um patrimônio, porém, deve se pensar sobre as depreciações.

Equipamentos eletrônicos podem necessitar de manutenções e consertos, leve isso em consideração!

Lembre-se que o mercado oscila devido a fatores que não temos controle. Por isso, imprevistos ocorrem e trabalhos tidos como certos sofrem alterações ou cancelamentos.

Leia também: conheça o Laser Scanner Portátil.

Invista em conhecimento

Muitas vezes compra-se um equipamento e não se explora todas as funções. Pessoas da área de engenharia, por exemplo, que já adquirem uma calculadora científica de última geração, mas não exploram nem ao menos 1% de suas funções. Isso é perda de dinheiro!

Logo invista em aperfeiçoamento para utilizar o equipamento de forma mais eficiente em seus trabalhos. Isso pode evitar inclusive problemas no aparelho por uso inapropriado ou falta de cuidados específicos.

Pesquise sobre o assunto.

Por fim, há disponível no mercado várias marcas e modelos de Laser Scanner. Sendo assim, conheça os equipamentos e compare para usufruir do melhor equipamento que atenda de forma mais eficaz suas demandas.

E não esqueça! Afinal, como qualquer compra considere fatores além do valor do equipamento como frete, impostos e juros.

Consegue decidir de vale a pena comprar laser scanner agora?

Mande sugestões de temas para o Blog CPE através de nossas redes sociais. A CPE Tecnologia quer ouvir você!

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário