Equipamentos

É viável investir em um Laser Scanner?

O Laser Scanner é um equipamento moderno que pode ser o sonho de consumo de vários profissionais! Porém, quando se fala sobre a viabilidade na sua aquisição, essa pergunta deve ser respondida baseada em alguns fatores. Neste texto contamos sobre esses pontos relevantes para aproximar esse desejo da sua realidade!

Você sabe o que é um Laser Scanner?

Laser Scanner é um equipamento utilizado para realizar escaneamentos a laser, aplicado amplamente em diversas áreas como arquitetura, engenharia, agrimensura, mineração, arqueologia, geologia, dentre outras com o objetivo de efetuar cálculos de volumes, cubagem de pilhas de minérios, registro de monumentos históricos, monitoramentos variados, geração de modelos digitais, As Built.

Dentre as vantagens no uso do aparelho está a sua alta acurácia, rapidez na coleta de dados e extensa cobertura de áreas. Milhares de pontos são capturados através do laser emitido pelo equipamento, esse conjunto de pontos é chamado de nuvem de pontos que possuem coordenadas tridimensionais referenciadas.  As nuvens podem ser modeladas e servir de base para elaboração de projetos, obras, restaurações, dentre várias aplicações.

Na dúvida sobre a aquisição do Laser Scanner, alguns pontos devem ser levantados para que você chegue a uma conclusão sobre a viabilidade do produto. Vamos lá?

1 – Preciso realmente desse equipamento?

Podemos comparar a situação de investir ou não em um Laser Scanner com a compra de um veículo com características que permite o motorista fazer trilhas e percorrer estradas de terras, por exemplo. Se o usuário utiliza o veículo apenas para trajetos convencionais, dentro das cidades, ele investiu um valor, mas não explora todas as funções do veículo adquirido. Ou então, quando a necessidade das características específicas de uso desse tipo de veículo é esporádica. Pense sobre a real aplicabilidade do aparelho em seus trabalhos! Um equipamento ocioso é como um funcionário na empresa, que cumpre uma carga horária e não produz, além da falta de produção, há despesas.

2 – Tenha visão dos seus trabalhos!

Investir em um Laser Scanner permite que suas propostas de trabalhos sejam diferenciadas. O produto permite que se realize trabalhos muito mais ágeis, com equipes de trabalho reduzidas, ganhando-se muita produtividade se comparando com a execução de levantamentos topográficos através de equipamentos mais convencionais. Logo, não se pode comparar o valor de um equipamento A com outro B, pois fatores externos importantes fazem toda a diferença!

No mercado há vários tipos de Scanners a Laser como os terrestres, aéreos, móveis, fixos, onde dependendo da escolha é possível realizar trabalhos em locais inacessíveis, se necessário, o que muitas vezes seria difícil ou impossível através dos métodos mais convencionais. Devido a isso, seus trabalhos podem ser ampliados e isso se torna um diferencial!

3 – Sabia que a locação pode ser uma boa opção?

Da mesma forma do exemplo dado anteriormente sobre o carro, quando precisamos de um veículo por um curto período de tempo, para uma demanda específica ou de forma sazonal a locação pode ser uma boa alternativa. É necessário fazer os cálculos do tempo necessário com o equipamento, valor gasto com a locação, valor gasto com a compra e com manutenções, valor do serviço a ser executado. Não deixe de avaliar essa opção!

4 – Considere os riscos!

Toda ação há um risco e eles devem ser identificados, estudados e medidos. Por exemplo, um profissional ou empresa deve ter em mente que os equipamentos adquiridos são um patrimônio, porém, deve se pensar sobre as depreciações.

Equipamentos eletrônicos podem necessitar de manutenções e consertos, leve isso em consideração!

Lembre-se que o mercado oscila devido a fatores que não temos controle, onde imprevistos podem ocorrer e trabalhos tidos como certos podem sofrer alterações ou até mesmo serem cancelados.

5 – Invista em conhecimento

Muitas vezes compra-se um equipamento e não se explora todas as funções. Pessoas da área de engenharia, por exemplo, que já adquirem uma calculadora científica de última geração, mas não exploram nem ao menos 1% de suas funções. Isso é perda de dinheiro!

Logo invista em aperfeiçoamento para utilizar o equipamento de forma mais eficiente em seus trabalhos. Isso pode evitar inclusive problemas no aparelho por uso inapropriado ou falta de cuidados específicos.

6 – Pesquise!

Há disponível no mercado várias marcas e modelos de Laser Scanner. Conheça os equipamentos e compare para usufruir do melhor equipamento que atenda de forma mais eficaz suas demandas.

E não esqueça! Como qualquer compra considere fatores além do valor do equipamento como frete, impostos e juros.

Esse texto foi útil para você? Mande sugestões de temas para o Blog CPE através de nossas redes sociais. A CPE Tecnologia quer ouvir você!

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This