A utilização da tecnologia a laser através da aplicação de Laser Scanner em variadas atividades traz facilidades e benefícios para os trabalhos. Neste post mostraremos algumas aplicações desse equipamento de ponta.
Laser Scanner
O Laser Scanner é um equipamento capaz de realizar um levantamento topográfico planialtimétrico, ou seja, tem como resultado uma nuvem de pontos com coordenadas tridimensionais (X, Y, Z) da área mapeada.
Tem como grande vantagem a coleta de milhares de pontos de forma ágil, resultando em produtos precisos, impossíveis de serem obtidos através das tecnologias convencionais.
Aplicações do Laser Scanner
Os dados são coletados em campo e após o processamento podem ser utilizados em diversas aplicações.
- Trabalhos de arquitetura, medições de fachadas, levantamentos de áreas internas e externas para reformas, as built, levantamento de obras de arte, documentação de patrimônio histórico, construções em geral.
- Levantamentos em barragens onde, por exemplo, os modelos digitais do levantamento podem ser utilizados por equipes multidisciplinares.
- Levantamento em mineradoras, onde com o produto gerado com o laser, pode-se ser realizado cálculo de volumes para inventário de produtos, atualização da frente de lavra com criação de pé e crista da cava, monitoramento de taludes.
- Trabalhos em minas para o cálculo de volumes para inventário de produtos, levantamento de galerias, levantamento de realce.
- Levantamentos para elaboração de inventários florestais.
- Construção civil em levantamentos topográficos planialtimétricos, cubagem e acompanhamento de terraplenagem, levantamento de túneis, estradas, ferrovias, As Built.
- Topografia: Levantamentos topográficos planialtimétricos cadastrais.
- Espeleologia com levantamento de grutas e cavernas.
- Arqueologia com levantamento de sítios arqueológicos.
Muitas aplicações não é mesmo? Independente do levantamento, é possível obter nuvem de pontos, curvas de nível, modelos digitais, produtos úteis para diversos tipos de trabalhos.
Se quiser ler mais textos sobre o assunto confira o blog da CPE Tecnologia.