Escaneamento a Laser para BIM

BIM, a Modelagem da Informação de Construção é um conceito que participa de todas as etapas de uma construção, desde a fase de planejamento até a construção, passando por possíveis manutenções necessárias. Sendo assim, o Escaneamento a Laser é parte do trabalho de execução de BIM.

Em suma, o BIM possibilita a integração de todas as informações e disciplinas de projetos, automatizando processos, possibilitando maior agilidade nos trabalhos, aumento da qualidade, compatibilização de dados, diminuição de erros, dentre vários benefícios.

Confira agora um pouco mais sobre o assunto e onde e como fazer escaneamento a laser.

Escaneamento a Laser

Esse trabalho é feito com os Scanners a Laser, usados para capturar pontos com alta precisão a partir da superfície de um objeto físico existente ou de uma região, e guardar estes dados como uma nuvem de pontos. Os pontos têm utilização em diversos serviços para aplicações variadas.

Ademais, com a utilização dessa tecnologia é possível obter vantagens relevantes como a capacidade de realizar varredura em grandes extensões, agilidade na coleta dos dados em campo, alto número de pontos coletados que permite detalhar o objeto levantado de forma muito próxima ao real. Além disso, todas essas vantagens trazem como benefícios a execução do levantamento de forma muito mais precisa, detalhada e em tempo muito menor do que  é feito com os equipamentos tradicionais de medição como com estações totais.

O uso dessa tecnologia oferece ainda maior segurança no escaneamento em situações críticas, por não possuir contato físico, como em locais energizados, aquecidos ou em alturas.

Nuvem de pontos

Nuvem de pontos é definida como um conjunto de grande número de pontos coletados, onde uma das tecnologias para a coleta desses pontos é o escaneamento a laser visando criar representações 3D.

A densidade desse conjunto de pontos, precisa se adequar ao objetivo do trabalho. Há serviços que são necessários grandes quantidades de pontos, em outros, uma quantidade menor de pontos é suficiente. Desse modo, a densidade da nuvem influenciará no tempo de coleta e no processamento, logo saber sobre o escopo do serviço é importante. Por isso, quanto mais pontos coletados, mais detalhado será o modelo tridimensional e permitirá a obtenção de informações e dimensões cada vez mais precisas.

Sendo assim, a importância sobre a nuvem de pontos:

  • A junção dos pontos resultará na reprodução de ambientes e de construções existentes.
  • A nuvem de pontos é utilizada para pesquisa de campo, processo inicial para a elaboração de um novo projeto.
  • Os pontos coletados são precisos.
  • O processo gera um produto rápido com maior número de informações.
  • A sobreposição de nuvens de pontos possibilita a comparação de projetos elaborados com o que foi efetivamente construído.

O equipamento: Laser Scanner

Os Laser Scanners são usados para capturar pontos 3D com alta precisão a partir de superfícies. No mercado há uma gama de variados produtos com características específicas.

A RIEGL, empresa conceituada no desenvolvimento destes equipamentos, oferece o que há de mais moderno em equipamentos para escaneamento a laser. Seja no modo estático terrestre, móvel terrestre e aéreo. Ademais, a eficiência dos produtos é comprovada através das características dos equipamentos.

A linha de Laser Scanners VZi, por exemplo, contam com equipamentos robustos. Utilizados em ambientes diversos, com alcances de 800m a 4.000m, ágeis, com leitura de até 500 mil pontos por segundo, oferecendo alto nível de desempenho. Os dados coletados e processados no scanner durante o levantamento de campo, proporcionam altíssima produtividade, diminuindo dessa forma tempo de trabalho no escritório.

O mais novo lançamento da RIEGL, o miniVUX-1UAV é um Scanner a Laser aéreo leve, compacto. Sendo utilizado para escaneamento aéreo a partir de plataformas não tripulada, drones. Portanto, o grande diferencial do equipamento é a geração do MDT (Modelo Digital do Terreno). Sendo assim, é preciso, mesmo em áreas de vegetação densa e devido à possibilidade acoplação a um drone.

Desse modo, evita a remoção da vegetação e a presença humana em locais críticos. Assim como, o trabalho se torna mais fácil e rápido. Como ainda, otimiza o tempo de mapeamento e processamento de dados sem agredir o meio ambiente e colocar vidas em risco.

Aplicações do escaneamento a laser na Engenharia.

Em resumo, a seguir algumas aplicações dos produtos de escaneamento a laser:

  • Movimentação de volumes de materiais de mineração, terraplenagem;
  • Levantamentos de estruturas civis, metálicas, industriais;
  • Levantamentos topográficos utilizados de base para as obras;
  • Elaboração de As Built;
  • Retrofit;
  • Inspeções, monitoramentos;
  • Elaboração de desenhos 2D, modelos 3D de edificações, fachadas, interiores, áreas.

Por fim, entre em contato com nossos consultores, contamos com equipe especializada para te atender!

Gostou do nosso post? Mande suas indicações de novos temas de textos! Utilize nossas redes sociais FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      2 comentários em “Escaneamento a Laser para BIM”

      1. Boa noite
        Necessito escanear um equipamento em movimento. Ele tem dois trolleys que se deslocam em um intervalo de 10 metros. O movimento de ida e vinda neste intervalo. A nossa necessidade é gerar o detalhe de partes selecionadas da estrutura. Este trabalho será feito em uma grande fábrica de celulose.

      Deixe um comentário