Equipamentos

Escaneamento a Laser

BIM

BIM, a Modelagem da Informação de Construção é um conceito que participa de todas as etapas de uma construção, desde a fase de planejamento até a construção, passando por possíveis manutenções necessárias. O BIM possibilita a integração de todas as informações e disciplinas de projetos, automatizando processos, possibilitando maior agilidade nos trabalhos, aumento da qualidade, compatibilização de dados, diminuição de erros, dentre vários benefícios.

Escaneamento a Laser

Os Scanners a Laser podem ser usados para capturar pontos com alta precisão a partir da superfície de um objeto físico existente ou de uma região, e guardar estes dados como uma nuvem de pontos. Os pontos são utilizados em diversos serviços para aplicações variadas.

Com a utilização dessa tecnologia é possível obter vantagens relevantes como a capacidade de realizar varredura em grandes extensões, agilidade na coleta dos dados em campo, alto número de pontos coletados que permite detalhar o objeto levantado de forma muito próxima ao real. Todas essas vantagens trazem como benefícios a execução do levantamento de forma muito mais precisa, detalhada e em tempo muito menor do que  é feito com os equipamentos tradicionais de medição como com estações totais.

O uso dessa tecnologia oferece ainda maior segurança no escaneamento em situações críticas, por não possuir contato físico, como em locais energizados, aquecidos ou em alturas.

Nuvem de pontos

Nuvem de pontos pode ser definida como um conjunto de grande número de pontos coletados, onde uma das tecnologias para a coleta desses pontos é o escaneamento a laser com o objetivo de criar representações 3D.

A densidade desse conjunto de pontos, deve ser adequada com o objetivo do trabalho. Há serviços que são necessários grande quantidade de pontos, em outros, uma quantidade menor de pontos é suficiente. A densidade da nuvem influenciará no tempo de coleta e no processamento, logo saber sobre o escopo do serviço é importante. Quanto mais pontos coletados, mais detalhado será o modelo tridimensional e permitirá a obtenção de informações e dimensões cada vez mais precisas.

Importância sobre a nuvem de pontos:

  • A junção dos pontos resultará na reprodução de ambientes e de construções existentes.
  • A nuvem de pontos pode ser utilizada para pesquisa de campo, processo inicial para a elaboração de um novo projeto.
  • Os pontos coletados são precisos.
  • O processo gera um produto rápido com maior número de informações.
  • A sobreposição de nuvens de pontos possibilita a comparação de projetos elaborados com o que foi efetivamente construído.

O equipamento: Laser Scanner

Os Laser Scanners podem ser usados para capturar pontos 3D com alta precisão a partir de superfícies. No mercado há uma gama de variados produtos com características específicas.

A RIEGL, empresa conceituada no desenvolvimento destes equipamentos oferece o que há de mais moderno em equipamentos para escaneamento a laser no modo estático terrestre, móvel terrestre e aéreo. A eficiência dos produtos pode ser comprovada através das características dos equipamentos.

A linha de Laser Scanners VZi, por exemplo, contam com equipamentos robustos, podendo ser utilizados em ambientes diversos, com alcances de 800m a 4.000m, ágeis, com leitura de até 500 mil pontos por segundo, oferecendo alto nível de desempenho. Os dados coletados podem ser processados no scanner durante o levantamento de campo, o que, proporciona altíssima produtividade, diminuindo dessa forma tempo de trabalho no escritório.

O mais novo lançamento da RIEGL, o miniVUX-1UAV é um Scanner a Laser aéreo leve, compacto, utilizado para escaneamento aéreo a partir de plataformas não tripulada, drones. O grande diferencial do equipamento é a geração do MDT (Modelo Digital do Terreno) preciso, mesmo em áreas de vegetação densa e devido a possibilidade de ser acoplado a um drone, evita que a vegetação seja removida e a presença humana em locais críticos. Com isso, o trabalho se torna mais fácil e rápido, otimizando tempo de mapeamento e processamento de dados sem agredir o meio ambiente e colocar vidas em risco.

Aplicações na Engenharia

A seguir algumas aplicações dos produtos de escaneamento a laser:

  • Movimentação de volumes de materiais de mineração, terraplenagem;
  • Levantamentos de estruturas civis, metálicas, industriais;
  • Levantamentos topográficos que são utilizados de base para as obras;
  • Elaboração de As Built;
  • Retrofit;
  • Inspeções, monitoramentos;
  • Elaboração de desenhos 2D, modelos 3D de edificações, fachadas, interiores, áreas.

Quer conhecer como essa tecnologia pode ser aplicada nos serviços da sua empresa? Entre em contato com nossos consultores, contamos com equipe especializada para te atender!

Gostou do nosso post? Mande suas indicações de novos temas de textos! Utilize nossas redes sociais FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This