Mercado

Você obtém lucros com os seus serviços?

Muitos profissionais ao final dos seus trabalhos não obtêm o retorno esperado, ou muitos não possuem o controle se determinado serviço ofereceu lucro ou prejuízo. Isso é essencial para o seu crescimento profissional! Continue a leitura do nosso post que explanaremos sobre 6 itens relevantes a serem considerados para você, engenheiro, técnico ou topógrafo.

 1 – O é marketing?

O Marketing é uma atividade destinada a entender e atender as necessidades e desejos dos consumidores, sendo estes de produtos ou serviços. Para se obter o resultado satisfatório, esperado após estratégias de marketing, essa atividade deve se aprofunda em tudo que é envolvido no processo, bem como a produção, logística, comercialização e pós-venda. O marketing é uma ferramenta para levar sucesso e lucratividade para as empresas.

2 – Você conhece os seus clientes?

Na área da agrimensura, os clientes são bem definidos devido a especificidade dos serviços. Nessa etapa é importante entender o que o solicitante precisa e para qual finalidade, uma vez que pode ser necessário consultar normas específicas aplicadas a cada especifidade de serviço ou de cada região e a utilização de equipamentos e softwares distintos. Essa dica é muito importante inclusive para que não seja realizado um planejamento errado do serviço, tanto com relação aos gastos necessários como com relação ao tempo de execução e data de entrega. Na hora de pensar na captação de clientes é importante pensar: onde o meu cliente está? Nas redes sociais, em empresas, em faculdades. Sabendo onde o cliente está é possível atingi-lo de maneira mais eficaz.

3 – Fidelize o cliente!

Quando o cliente não conhece os prestadores de serviço provavelmente o preço será um fator decisivo na sua escolha. Logo, nos primeiros serviços é interessante que ofereça garantias, descontos, bônus nos serviços para que o cliente conheça o seu trabalho, durante e após a sua realização.

4 – Documente!

Estamos em uma era em que não necessariamente documentos são contratos padronizados. Além deles, todo tipo de informação documentada é importante para assegurar a relação cliente x prestador de produto/serviço, um exemplo disso são e-mails, mensagens via celular e aplicativos que as empresas e profissionais tem usado cada dia mais em suas rotinas de trabalho.

5 – Planeje!

É importante planejar os trabalhos a serem desenvolvidos, colocar esse planejamento em alguma espécie de registro auxilia para que essa informação não se perca ao longo do tempo, levando em consideração que a finalização e a entrega de um serviço pode levar algum tempo. Com essa medida aumenta-se o controle e a chance de que tudo ocorra como planejado. 

Nos serviços da área de agrimensura alguns questionamentos são muito importantes serem feitos na fase do planejamento como:

  • Quais equipamentos serão necessários?
  • Qual o dimensionamento da equipe?
  • Qual a distância de deslocamento?
  • Há gastos com hospedagem, refeições e transportes?
  • Qual a média de preço de gastos com hospedagem, refeições e transportes na região?
  • Para a realização do serviço é necessário considerar as condições climáticas?
  • Considerações e valores para possíveis ocorrências de imprevistos foram levantados como, por exemplo, substituição de mão de obra, substituição de equipamento, maior tempo alocado na região e demais imprevistos possíveis.

6 – Tenha um diferencial!

Serviços como georreferenciamento, levantamento topográficos, implantação de obra pode ser difícil imaginar um diferencial a ser oferecido ao cliente, mas bom atendimento, disponibilidade aos clientes, cumprimento dos prazos, entrega de serviços buscando não apenas o básico, mas um produto completo e bem apresentado, com informações de fácil compreensão, tudo isso pode ser tratado como diferencial, uma vez que não é fornecido por todos os prestadores de serviço. Lembre-se: atrair um novo cliente é mais difícil que realizar o seu serviço com excelência.

Quer saber mais sobre a área de agrimensura? Continue navegando no nosso blog! Temos posts relevantes para profissionais da área de agrimensura como cuidado com equipamentos, GPS, Softwares, métodos topográficos, drones e muito mais!

Fique por dentro das nossas redes sociais: FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

 

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This