Tecnologia SLAM: Saiba como funciona!

Já deve ter escutado essa denominação na descrição de empresas, produtos e serviços. Portanto, quer saber mais sobre a tecnologia SLAM? Continue a leitura do texto a seguir.

Surgimento Tecnologia SLAM

A sigla SLAM (Simultaneous Localization and Mapping) significa Localização e Mapeamento Simultâneos. Essa tecnologia surgiu da necessidade de fazer com que veículos se locomovessem de maneira independente, em ambientes fechados sem ocorrer choques em estruturas.

O que é Tecnologia SLAM?

SLAM é uma técnica utilizada por robôs e veículos autônomos para construir mapas de ambientes ao mesmo tempo que acontece a localização. Há o capturamento de uma imagem do ambiente por sensores e os equipamentos as informações para melhorar o posicionamento em ambientes. Essa tecnologia é essencial, por exemplo, para que os carros autônomos andem sozinhos, graças ao desenvolvimento de algoritmos.

Funcionamento SLAM

Utilizá-se a localização e mapeamento simultâneos para estimar a posição e orientação nos espaços, enquanto cria-se um mapa do ambiente, auxiliando a locomoção independente em áreas.

Equipamentos com Tecnologia SLAM

As aplicações do SLAM se estendem por ambientes variados, terrestres, aéreos e subaquáticos.

A GeoSLAM utiliza a tecnologia com a associação de algoritmos visando realizar mapeamentos de alta precisão. Ademais, com o SLAM de correspondência de varredura da marca é possível um mapa digital altamente preciso e confiável.

Laser Scanners móveis da GeoSLAM como ZEB HORIZON, ZEB REVO, ZEB REVO RT tem sensores Lidar (Light Detection and Ranging) que emitem vários pulsos de luz laser que refletem as superfícies. Assim, retornam ao sensor, onde é calculado o tempo desse retorno, resultando na distância do objeto. O número de pulsos emitidos por segundo varia de acordo com o modelo do equipamento. Dessa forma, esse processo é repetido, aprimorando a coleta de dados do ambiente e uma nuvem de pontos é gerada baseada nas informações capturadas. Por fim, quanto mais o usuário percorrer o ambiente, mais preciso será o levantamento!

Benefícios:

  • Agilidade;
  • Simples operação;
  • Economia de tempo;
  • Precisão de dados;
  • Alcance em espaços complexos e fechados.

Sabia que a CPE Tecnologia conta com equipamentos GeoSLAM? Entre em contato e conheça mais! 

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário