Seu negócio

SCAN TO BIM: sabe o que significa?

SCAN TO BIM ou digitalização para BIM, quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura do post que preparamos para você, profissional da engenharia, arquitetura, designers, pessoas que trabalham tanto com projetos como com execução de obras. Com certeza enriquecerá seus conhecimentos sobre a tecnologia BIM!

SCAN TO BIM

A digitalização para BIM se refere ao processo de digitalização a laser 3D com o objetivo de elaboração de representações digitais precisas sobre regiões ou construções. As representações são utilizadas em aplicações variadas em etapas diversas da elaboração de projetos e construções.

É importante a definição precisa dos motivos e necessidades das representações digitais, para que as escolhas de equipamentos e métodos de trabalho sejam compatíveis.

Como funciona a digitalização para BIM?

A utilização de um Laser Scanner é necessária com especificações compatíveis com a necessidade e nível de detalhamento que o trabalho a ser executado exige.

O equipamento ao emitir o feixe laser, captura informações baseadas no que chamamos de pontos. Devido ao grande número de pontos capturados, eles formam um sistema tridimensional altamente preciso. Esse conjunto de pontos é denominado como nuvem de pontos e quanto mais pontos a nuvem possuir, maior a precisão atingida. A quantidade de pontos coletados por segundo e o alcance do equipamento para captura de pontos depende da necessidade do serviço e como já falado, influenciado pela escolha do Laser Scanner, equipamento capaz de coletar milhões de pontos.

Por que utilizar a digitalização?

Através do uso do escaneamento com o Laser Scanners os serviços são executados de maneira muito otimizada, equipes de trabalhos são reduzidas, riscos no processo de levantamento são eliminados, o erro humano é diminuído drasticamente. Dados mais precisos e rápidos, otimizações no que tange as equipes de trabalhos, possibilidade de agilizar as próximas etapas do projeto. Muitos benefícios que justificam o uso da digitalização com Laser Scanner não é mesmo?

Gostou do nosso post? Mande suas indicações de novos temas de textos! Utilize nossas redes sociais FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This