LiDAR transportado em drones: Conheça os benefícios, custos e aplicações

webinar cpe

Se você acredita que a utilização de LIDAR transportado em drones e equipamentos mais avançados de medição são inacessíveis e desnecessários para o seu negócio, leia este texto até o final e descubra que isso pode não ser verdade.

Nos próximos quatro tópicos, procuraremos sanar suas dúvidas em relação ao LiDAR aerotransportado em drones. Então, onfira os prós e contras de optar por essa tecnologia e se a sua empresa tem o perfil para utilizar esses equipamentos.

São eles:

  • O que é LiDAR?
  • Como o LiDAR se conecta aos drones?
  • Onde o serviço pode ser aplicado?
  • Vale a pena investir?

O que é LiDAR?

Se você atua na área de topografia, seja como profissional, ou como gestor de uma empresa da área, deve conhecer aqueles equipamentos que realizam medição através de imagens, certo?

Considerada uma tecnologia que está revolucionando o mundo da topografia, e em processo de consolidação no mercado, a tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging) é um aprimoramento dessas formas de medição.

O LiDAR tem como foco realizar medições através de pulsos constantes de laser, em equipamentos conhecidos como “3D Laser Scanners”.

Com essa tecnologia é possível escanear ambientes e objetos em três dimensões visuais, o que possibilita criar uma Nuvem de Pontos em modelos tridimensionais (3D).

Os equipamentos que possuem esse sistema são desenvolvidos para diferentes suportes, sendo possível acoplar os lasers em automóveis, barcos e até mesmo usar de forma portátil.

Porém, o que vem como novidade e tem conquistado cada vez mais adeptos, é a união LiDAR e UAV (unmanned aerial vehicles).

Como o LiDAR se conecta aos drones?

Os UAV (ou VANT, na sigla em português) são Veículos Aéreos Não Tripulados, que incluem os famosos drones.

A união entre a tecnologia LiDAR e os drones vem se mostrando o futuro dos levantamentos topográficos.

Os aerolevantamentos feitos com os lasers scanners, acoplados nestas aeronaves, mostram uma produtividade em níveis jamais vistos no ramo.

Para se ter uma ideia, você já pode encontrar no mercado inovações em equipamentos LiDAR, que combinados com UAV, conseguem fazer o mapeamento de áreas de até 250 hectares em apenas um dia!

Enquanto com outras tecnologias, como RTK’s, são necessários mais de dois meses para o mesmo levantamento.

Se ainda está se perguntando como essa inovação se encaixa nos serviços que a sua empresa oferece, aqui vão algumas das várias funcionalidades do LiDAR + UAV.

Onde o serviço pode ser aplicado?

Desenvolvido e muito utilizado na China para monitorar linhas de transmissão, essa técnica agora é utilizada em diversos segmentos do mercado.

Áreas como da construção civil, arquitetura e urbanismo, saneamento, medição de terrenos, ciências florestais e agrárias e topografia em geral são somente algumas das áreas que utilizam lasers LiDAR, acoplados em drones.

Eles vão influenciar diretamente no planejamento de obras e dos trabalhos da sua empresa, gerando mais economia, segurança e precisão nos projetos.

Falando em economia, nós sabemos que o custo do serviço pode afastar você dessa tecnologia. Porém, como verá a seguir, esse investimento pode ser compensado.

Vale a pena investir?

Primeiramente, não se pode comparar somente o valor do serviço prestado através do LiDAR acoplado em drone com o de outros serviços topográficos.

É importante pensar também no processo que envolve cada uma dessas tecnologias e o seu resultado.

Por exemplo: enquanto a medição de um terreno com equipamentos GNSS/RTK pode demorar dias, e envolver diversas pessoas (que geram custos pra sua empresa), a medição por drone pode ser feita somente com um operador em um único dia.

Isso evitará a perda de um tempo precioso, que pode ser utilizado para elaboração de projetos e solução de problemas.

Outro fator a ser considerado é a qualidade do resultado. Por isso, com um mapa 3D é possível planejar com mais precisão o que deve ser feito, minimizando a ocorrência de erros e consequentes prejuízos para você e sua empresa.

Ainda assim, é possível economizar na compra dos equipamentos, optando por serviços de aluguel, como os oferecidos pela CPE Tecnologia.

fale com um consultor

Ficou alguma dúvida?

Se mesmo depois desse texto, tenha restado alguma dúvida, não se preocupe! A CPE e a MundoGEO realizaram uma série online de webinars GRATUITA sobre o tema, composta por 3 episódios.

Clique no botão abaixo e confira!

Deixe um comentário