O que é Escala e como utilizá-la

A Escala surge como uma forma de representação fiel a um objeto que existe. Basicamente, é a relação de dimensões através de desenhos e representações.

Conheça agora como utilizar para melhorar o seu trabalho. Além disso, conheça um pouco sobre o assunto e tire dúvidas.

Vamos lá?!

O que é escala?

Resumidamente, no caso de um desenho ou mapa, a escala é a relação entre as dimensões apresentadas no desenho e o objeto real por ele representado.

Sendo assim, tanto as dimensões do desenho como do objeto real devem ser relacionadas utilizando a mesma unidade. Assim, é possível realizar uma comparação na mesma grandeza.

Escala = medida no desenho : medida no objeto real

ou

Escala = medida no desenho / medida no objeto real

Quando utilizar?

Desse modo,  para representar algo em uma folha de papel, em muitos casos é impossível realizar essa representação admitindo as medidas reais.

Afinal, devido às dimensões, os objetos podem ser muito pequenos ou muito grandes. Dessa forma, tornando sua representação em tamanho real inviável ou mal representada.

Por esse motivo, é necessário a adaptação da representação, mantendo a referência do objeto real.

Por isso, se há necessidade de representar algo muito grande, será preciso diminuir o tamanho do objeto real. Assim, o mesmo é representado em uma folha de papel fielmente. Para esse processo, chamamos o escalonamento de redução.

Já em casos em que há a necessidade de representar algo muito pequeno, aumentamos o seu tamanho escalonadamente. O que chamamos: ampliação.

Entretanto, quando o objeto é representa-se exatamente do seu tamanho, chamamos de escala natural.

Veja também: Escaneamento a Laser: o que é e como fazer?

Como podemos classificar a escala ao nos depararmos com ela?

A escala de ampliação possui numerado maior que o denominador, enquanto a escala de redução possui o numerador menor que o denominador. Por fim, a escala natural possui numerador e denominador iguais.

Vamos exemplificar

Escala de Redução

Uma escala de 1:100 (lê-se um para cem), sendo o numerador igual a 1 a medida do desenho e o denominador 100 a medida real do objeto. Podemos concluir que a cada 1 unidade no desenho equivale a 100 unidades do objeto real.

Ou seja, o tamanho do desenho foi diminuído 100 vezes em relação ao objeto real, para que esse objeto seja representado na folha escolhida.

Logo, você que é profissional que necessita representar uma região através de um desenho, necessitará adotar uma escala de redução.

Contudo, não é possível representar regiões como uma fazenda, um bairro, município, estado, país em uma folha de papel. Logo, nos mapas adota-se escalas de redução.

Escala de ampliação

Uma escala de 2:1 (lê-se dois para um), sendo o numerador igual a 2 a medida do desenho e o denominador 1 a medida real do objeto. Assim, podemos concluir que a cada 2 unidades no desenho equivale a 1 unidade do objeto real.

Ou seja, o tamanho do desenho amplia-se duas vezes do tamanho real do objeto reproduzido.

Se estiver sendo desenhada uma peça mecânica, por exemplo, às vezes essa peça possui tantos detalhes que é necessário expandi-la, sem deforma-la para visualizar melhor esses detalhes.

Escala natural

Denomina-se escala 1:1, onde uma unidade do desenho representa a mesma unidade do objeto real.

Veja também: LiDAR em carros, conheça a novidade.

Qual é maior ou menor?

Observando as escalas 1:500 e 1:5000 qual é maior?

Sendo as escalas relações, dividindo 1/500 teremos 0,002 como resultado e dividindo 1/5.000 obtemos como resultado o valor de 0,0002.

Dessa maneira, fica mais claro definir qual valor é maior, 0,002 ou 0,0002, 0,002 é maior que 0,0002.

Assim sendo, 1:500 é maior que  1:5.000. Quanto menor o denominador, maior é a escala, pois estaremos reduzindo o desenho menos vezes e o apresentando com o maior nível de detalhes.

escala

 Escala numérica e gráfica

É representada de forma numérica ou graficamente.

escala
escala

Gostou do nosso texto? Estamos sempre produzindo textos relevantes para a área da agrimensura, engenharia, topografia. Siga nos, nas nossas redes sociais e fique ligado nas próximas postagens.

FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      3 comentários em “O que é Escala e como utilizá-la”

        1. Olá, Vanessa! Ficamos felizes em saber disso. Continue acompanhando o nosso blog e confira mais conteúdos sobre geotecnologia.

          Um abraço!

      Deixe um comentário