Controle volumétrico de açude para licenciamento ambiental.

O controle volumétrico de açude é feito com mais qualidade utilizando as ferramentas certas. Por isso, neste texto vamos falar um pouco sobre esse controle usando um exemplo real.

Afinal, fizemos o Levantamento batimétrico utilizando apache 3 usv para verificar a ocorrência de assoreamento no açude de Água Santa em Perdizes, Minas Gerais, Brasil. Além disso, fizemos atualização do potencial de armazenamento de água.

Vamos, la? A seguir vamos te mostrar como é feito o Controle Volumétrico de Açude.

Controle Volumétrico de Açude, na prática.

Primeiramente, precisamos entender o cenário antes de realizar o Controle Volumétrico de Açude.

Em resumo, as instalações hidráulicas instaladas acima do açude foram danificadas, o que causou o carreamento de solo para o açude e causando o assoreamento do corpo d’água em Perdizes. Sendo assim, causou alteração da morfologia do açude e, consequentemente, alterações do nível da água após o acidente.

Usando o Apache 3 USV a empresa AF Topografia e Agrimensura realizou a coleta de dados batimétricos de forma rápida e segura. Apesar da dificuldade de acesso ao local após o acidente, houve sucesso.

Controle volumétrico de açude
A AF Topografia e Agrimensura é uma empresa de Minas Gerais, que oferece diversos tipos de levantamentos e possui notória experiência no mercado regional.

Continuando, os requisitos de para o levantamento deveriam estar adequados à necessidade de adequar os dados relacionados à licença Ambiental da propriedade.

Já a aquisição de dados batimétricos ocorreu utilizando-se do Apache 3 USV. Afinal, ele oferece a possibilidade de navegar de forma autônoma e suas dimensões que permitem a operação em águas rasas. O que o torna muito indicado para Controle Volumétrico de Açude.

Apache 3 USV sendo usado em Controle Volumétrico de Açude
Apache 3 USV

Com a solução Apache 3 USV foi possível criar um plano de navegação utilizando o modo autônomo, sendo possível levantar toda a área de água, obtendo dados precisos.

Agora é tratar os dados coletados.

Após o levantamento, foi mensurado a nova capacidade de armazenamento de água, bem como o desenvolvimento de novos projetos de irrigação do solo.

Controle volumétrico de açude

A equipe utilizou equipamentos fornecidos pela CPE Tecnologia, representante oficial da CHCNAV no Brasil para realização Controle Volumétrico de Açude. A CPE Tecnologia possui mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro, sempre oferecendo as melhores soluções disponíveis ao nível mundial.

Por fim, com escritórios distribuídos ao longo do território brasileiro, a CPE Tecnologia acredita que o Apache 3 USV é uma solução inovadora no ramo de batimetria, oferecendo trabalhos de forma rápida, segura e precisa.

Conheça mais sobre essa tecnologia acessando esse artigo.

Siga a CPE e fique por dentro das novidades do mercado.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário