Scan to BIM ou digitalização para BIM, é um processo que ajuda na produtividade e conhecimento de um projeto. Frequentemente é usado em projetos de reforma de edifícios existentes, pois ajuda a identificar possíveis problemas de design e construção antes da fase de construção, economizando tempo e custos.
Além disso, o BIM é muito utilizado na topografia ajudando na diminuição de erros, planejamento e aumentando a precisão em medições.
Continue a leitura do post que preparamos para você, profissional da engenharia, arquitetura, designers, pessoas que trabalham tanto com projetos como com execução de obras. Afinal, com certeza enriquecerá seus conhecimentos sobre a tecnologia BIM!
O que é Scan to BIM?
A digitalização para BIM é o processo de digitalização a laser 3D com o objetivo de elaboração de representações digitais precisas sobre regiões ou construções. Sendo assim, as representações são aplicadas em variadas e diversas etapas da elaboração de projetos e construções.
É importante a definição precisa dos motivos e necessidades das representações digitais, para que as escolhas de equipamentos e métodos de trabalho sejam compatíveis.
Como funciona a digitalização para BIM?
A utilização de um Laser Scanner é necessária com especificações compatíveis com a necessidade e nível de detalhamento que o trabalho exige.
O equipamento, ao emitir o feixe laser, captura informações baseadas no que chamamos de pontos. Portanto, devido ao grande número de pontos capturados, eles formam um sistema tridimensional altamente preciso. Esse conjunto de pontos é denominado como nuvem de pontos e quanto mais pontos a nuvem possuir, maior a precisão atingida.
Sendo assim, a quantidade de pontos coletados por segundo e o alcance do equipamento para captura de pontos depende da necessidade do serviço e como já falado, influenciado pela escolha do Laser Scanner, equipamento capaz de coletar milhões de pontos.
Por que utilizar a digitalização BIM?
Por fim, através do uso do escaneamento com o Laser Scanners os otimizamos os serviços, equipes de trabalhos são reduzidas, riscos no processo de levantamento são eliminados, o erro humano é diminuído drasticamente.
Mais dados e confiabilidade
Dados mais precisos e rápidos, otimizações no que tange as equipes de trabalhos, possibilidade de agilizar as próximas etapas do projeto e confiabilidade nos dados são motivos que fazem esse processo ser popular.
Além disso, a digitalização garante melhor acompanhamento e eficiência no gerenciamento de obras e projetos de topográfia.
Gostou do nosso post? Mande suas indicações de novos temas de textos! Utilize nossas redes sociais Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e Instagram.
Olá,
Gostaria de saber mais sobre o sistema de scanner portátil. Quais os softwares são compatíveis com o sistema. Qual o valor do equipamento. Onde posso ter acesso a assistência técnica.
Desde já agradeço.
Olá, tudo bem? Desculpe a demora, você pode entrar em contato com um consultor especialista para tirar as suas dúvidas por esse link: https://linklist.bio/BlackWeekCPE
Te convido também a conhecer as nossas promoções de Black Week