Topógrafo MEI: tudo que você precisa saber.

Na topografia, a atuação como Topógrafo MEI oferece uma perspectiva única. Ser um Microempreendedor Individual significa mais do que simplesmente exercer a profissão; é assumir o controle do próprio destino profissional, explorando a flexibilidade e os benefícios que essa categoria proporciona.

Ao abraçar a jornada do MEI, os topógrafos se deparam com uma série de benefícios, desde a simplificação tributária até a autonomia na gestão de negócios. Por isso, vamos te ajudar a entender como ser MEI na topografia.

Junte-se a nós enquanto desvendamos o universo do topógrafo como MEI. Este blog é um convite para explorar, aprender e inspirar-se na jornada de quem transforma terrenos em mapas e oportunidades em empreendimentos.

Topografo pode ser MEI?

Sim, é possível para um topógrafo se enquadrar como Microempreendedor Individual (MEI). A categoria MEI proporciona uma forma simplificada de formalização para pequenos empresários e profissionais autônomos, incluindo topógrafos.

Para tornar-se MEI, é necessário atender a requisitos específicos, como limite de faturamento anual, ausência de participação em outra empresa como sócio ou titular, entre outros critérios definidos pela legislação.

Essa escolha oferece benefícios, como a simplificação tributária e facilidade no processo de regularização profissional. Recomenda-se a verificação das condições atuais da legislação e os requisitos específicos para a categoria MEI, uma vez que esses podem variar.

O que é o MEI?

MEI – Microempreendedor Individual é uma classificação para tipos de empresas. Normalmente o empresário autônomo se inicia com MEI’s, onde o microempreendedor individual exerce dois papéis, o de empresário e o de cidadão, sendo importante a divisão dos papéis e obrigações para não se ter problemas.

Imposto para Topógrafo MEI

Sendo assim, se você quer ser MEI, atualmente é necessário o pagamento dos impostos mensais, a guia DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional. É um valor fixo, que varia e você pode verificar aqui.

Independente se houve prestação de serviço ou não é necessário realizar o pagamento da DAS, logo não é vinculado com a emissão de notas. Fique ligado e não deixe de pagar suas taxas, através do pagamento é possível ter direito aos benefícios do MEI.

Contudo, os empresários têm a obrigação de entregar a Declaração Anual do Simples Nacional – DASN-SIMEI. Portanto, para o cidadão, dependendo dos rendimentos, deve-se apresentar a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física -DIRPF. Atenção para os prazos que são distintos.

planejamento de atividades para topógrafos

Como emitir DAS?

Acesse o Portal do Empreendedor para obter mais informações. Desse modo, é possível também emitir as guias DAS e realizar a Declaração Anual do Simples Nacional – DASN-SIMEI.

  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física referente ao ano de 2019 tem prazo de entrega previsto para até junho de 2020.
  • Declaração Anual do Simples Nacional – referente ao ano de 2019 tem prazo de entrega de até junho de 2020.

Por fim, conheça o aplicativo Qipu para auxiliar na sua vida como empreendedor! App gratuito para gerenciar e controlar as vendas e despesas do seu negócio!

Gostou das nossas dicas! Fique ligado no blog da CPE, postamos sempre conteúdos relevantes para você!

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      3 comentários em “Topógrafo MEI: tudo que você precisa saber.”

      1. Consultei a GIPU contabilidade, e .e disseram ser impossível empresa MEI para topografia.
        Isso procede?

      Deixe um comentário