Revit: o que é e como usar na topografia

Já ouviu falar do Software Revit? Engenheiros, arquitetos, designers, projetistas atualmente precisam de ferramentas para auxiliar na realização dos seus planejamentos.

Dessa forma, é possível transformar ideias em projetos. E assim, os transformar em realidade! Projetos são idealizações de sonhos e sempre se busca a perfeição, que a construção seja fidedigna ao que foi pensado. Tudo isso é possível utilizando o Revit.

O mercado de tecnologias não para de avançar para auxiliar nessa tarefa! Quer saber mais sobre o Revit, software que está revolucionando o jeito de projetar e construir? Continue a leitura do nosso post e fique por dentro!

O que é Revit?

O Revit é um software de computadores de BIM para arquitetura, urbanismo, engenharia e design. Ademais, com ele é possível fazer modelagens em 3D de projetos. 

Quem trabalha com projetos já conhece a desenvolvedora do Revit de longa data, a Autodesk, também é desenvolvedora de softwares difundidos no mercado como AutoCAD. Afinal, a empresa é líder em software de design, engenharia e entretenimento 3D.

Modelagem BIM

O BIM não é mais algo do futuro, mas uma realidade! A Modelagem de Informação de Construção não é apenas um software, mas uma plataforma de informações integradas contendo a modelagem 3D. Desse modo, possibilita a simulação da obra no computador.

Assim sendo, objetiva a produtividade, qualidade, minimização de erros e gastos em todas as etapas. Sendo elas, o planejamento, estudos preliminares, projetos, orçamentos, mobilização, gerenciamento, construção, manutenção. Desse modo, o conjunto de informações trabalhadas através do BIM são aplicáveis a todo ciclo de vida do empreendimento.

Vantagens de utilizar BIM

Através do uso do BIM é possível:

  • Tomar decisões mais assertivas no projeto através de análises e simulações antes da construção;
  • Gerar documentações da construção automaticamente;
  • Visualizações 3D;
  • Elaborar cálculo de quantidades de materiais e preços;
  • Integrar as disciplinas de projetos como arquitetura, hidráulica, estrutural, mecânica e elétrica. Dessa maneira, permite-se uma fácil identificação de incompatibilidades que por ventura ocorram nos projetos. Assim, os conflitos podem ser resolvidos antes do início da obra, poupando tempo e dinheiro;
  • Compartilhar os dados de trabalho com todos, projetistas, gerentes, empreiteiros;
  • Evitar os retrabalhos;
  • Diminuir as interferências.

BIM no REVIT

O BIM veio para melhorar a cadeia produtiva da construção, integrando equipes, projetos e tornando os produtos finais com compreensão mais fácil e informações acessíveis.

Afinal, as paredes deixam de ser apenas linhas e passam a ter informações agregadas ao desenho como espessura, quantidade, especificação de material, custo, informações técnicas, etc. Portanto, as melhorias no processo resultam em qualidade do produto final, economia e otimização dos lucros para as empresas!

Sendo assim, o Revit tem se tornado referência quando se fala em BIM para áreas diversas como arquitetura, urbanismo, engenharia e design. É uma plataforma de projeto e documentação que suporta projetos, desenhos e tabelas necessárias para a Modelagem de Informação da Construção (BIM).

Ademais, através do seu uso, o profissional tem acesso a informações diversas do projeto em fases distintas como desenhos, quantidades, etapas de elaboração e muito mais.

Exemplo de projeto feito com o software revit para BIM na topografia

Por que usar o Revit na Topografia?

Portanto, quer saber alguns motivos para adotar o Revit na arquitetura, topografia e etc? Veja agora:

  • Tenha acesso através da plataforma a diversas informações como planilhas de custos e orçamentos, quantitativos, desenhos.
  • Utilize apenas a plataforma Revit para todos os dados e disciplinas de projetos. Informações concentradas em um só lugar!
  • Ao ser alterado qualquer elemento, o Revit coordena aquela alteração através de todo o projeto, tornando o processo automático. O Revit determina imediatamente o que foi afetado pelas alterações e reflete estas mudanças para quaisquer elementos afetados.
  • Conte com o compartilhamento de dados, onde projetistas compartilham os arquivos e podem salvar os trabalhos e suas referidas alterações no mesmo projeto, oferecendo dinamismo e agilidade na realização das atividades.
  • Utilize visualizações 3D para ver como a construção ficará após o seu término.
  • Aumente o desempenho dos projetos e diminua o prazo para sua finalização.
  • Modele projetos de qualquer tamanho e complexidade, inclusive com maior nível de detalhes.
  • Interligue os processos desde a fase de planejamento até a construção.
  • Integração com outros produtos do segmento BIM.
  • Modelos 2D e 3D sincronizados.

Por fim, os recursos e as possibilidades através do Revit são inúmeros, permitindo uma modelagem consistente, coordenada e completa. Conheça mais sobre a Autodesk!

A CPE Tecnologia, empresa atuante no mercado de geotecnologias há 45 anos está presente em diversas redes sociais. Conheça nossas redes  FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário