Levantamento batimétrico: o que é e como realizar?

A batimetria, desempenha um papel fundamental na compreensão e exploração dos ambientes aquáticos. O levantamento batimétrico é uma das ações feitas para isso.

Afinal, através dessa técnica, é possível mapear com precisão as profundidades e contornos das superfícies náuticas, tornando-se uma ferramenta imprescindível para diversas atividades humanas, como recreação, comércio, transporte e operações militares.

Neste contexto, a elaboração de curvas batimétricas proporciona um entendimento detalhado da topografia submersa, assemelhando-se a uma espécie de “curva de nível” do relevo sob as águas.

Desse modo, a partir deste conhecimento, torna-se possível uma exploração mais segura e eficiente desses ecossistemas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a preservação dessas ricas áreas marinhas e fluviais.

Abaixo, exploraremos a importância e as aplicações da batimetria e te explicaremos mais sobre o levantamento batimétrico.

Tópicos:

  • Definindo a batimetria
  • A ciência por trás disso
  • O que são, e o que é necessário para realizar, Levantamentos Hidrográficos?
  • Processo utilizando o ecobatímetro
  • Levantamento monofeixe e multifeixe no levantamento hidrográfico
  • Utilizações para o levantamento hidrográfico

O que é batimetria?

A batimetria é definida como o conjunto de princípios, métodos e convenções comumente utilizados para medir o contorno da dimensão e da posição relativa da superfície submersa dos mares, rios, lagos, represas e canais.

Essas superfícies náuticas têm vários fins, como recreação, comércio, transporte, operação militar, necessitando dessa forma um conhecimento das regiões. Assim, com o processo de batimetria elaboram-se curvas batimétricas parecidas com uma espécie de curva de nível do relevo abaixo da água.

A ciência por trás do levantamento batimétrico

A hidrografia é o ramo da ciência geográfica que trata da medição e descrição das características da água. Ela abrange desde rios e lago até oceanos.

Em resumo, sua metodologia é utilizada para a realização de levantamentos topográficos de regiões alagadas. Sendo assim, essas leituras são úteis para acompanhar degradação de leitos de rios, monitoramento de barragens, costas marítimas, entre vários outros.

O que são Levantamentos Batimétricos?

Levantamentos batimétricos são estudos realizados na área marítima, fluvial, lacustre, canais naturais ou artificiais navegáveis, que tenha como objetivo a obtenção de dados para a navegação aquaviária.

Esses dados podem ser constituídos por informações de batimetria, da natureza e configuração do fundo marinho, de direção e força das correntes. Assim como, da altura e frequência das marés ou do nível das águas, localização de feições topográficas e objetos que sirvam de auxílio à navegação.

Os dados obtidos a partir deste tipo de levantamento podem ser empregados para atualização das cartas e publicações náuticas. Portanto, é importante conhecer as normas NORMAM – 25 para a realização de Levantamentos batimétricos.

Exemplo de batimetria
Batimetria ilustrada.

Sendo assim, para uma empresa privada realizar um levantamento batimétrico é necessário a realização de um cadastramento junto ao Centro de Hidrografia da Marinha. Afinal, para os órgãos públicos é necessário apenas a informação oficial registrando a intenção de fazer o levantamento.

Nas profundidades encontradas representam-se as curvas isobatimétricas e construir os Modelos Digitais de Profundidades (MDPs). 

Processo utilizando o ecobatímetro

Diferente do modo de medição “manual” (ou direto) da profundidade de áreas submersas, o método conhecido como “indireto” consiste na utilização de embarcações (pequeno e grande porte), que coletam dados de posição geográfica e profundidade da área mapeada.

Os equipamentos utilizados são os ecobatímetros, que possuem sensor de ondas sonoras para medir a profundidade (por isso o nome), receptores para medir posição, associados a tecnologias para determinação da velocidade do som na água e movimentação da embarcação.

O que é Ecobatímetro?

O ecobatímetro consiste em uma fonte emissora de sinais acústicos e um relógio interno que mede o intervalo entre o momento da emissão do sinal e o instante em que o eco retorna ao sensor. Dessa forma, o som é captado pelo transdutor, instrumento que converte as ondas de pressão do eco em sinais elétricos.

A maioria dos sensores utilizados na determinação da profundidade utiliza ondas acústicas devido sua boa propagação em líquidos. Entretanto, ao se utilizar um ecobatímetro alguns itens como velocidade de propagação do fundo, topografia submersa, tipo de fundo podem influenciar o processo.

É empregado também sistemas a laser aerotransportados apresentando alta eficiência, necessitando nesse caso de águas límpidas e com profundidade de até 20m. Por isso, a escolha do melhor equipamento depende do objetivo do trabalho e dos valores disponíveis a serem empregados.

Levantamento batimétrico monofeixe e multifeixe

Os ecobatímetros monofeixes emitem apenas um pulso acústico, determinando assim uma única cota de profundidade por ciclo, em águas rasas atingem uma precisão subdecimétrica.

Batimetria monofeixe

Portanto, na batimetria monofeixe a superfície a ser mapeada deve ser segmentada em malhas de linhas equidistantes, funcionando como diretriz para a realização do levantamento. Essas linhas, chamadas de linhas regulares de sondagem e podem ser paralelas, circulares, radiais ou em ziguezague.

Quando não seguimos a linha planejada como, por exemplo, no caso de alguma obstrução no terreno, ocorrem clarões na área sondada e dependendo da situação a sondagem no local necessitará ser refeita.

Batimetria Multifeixe

Portanto, a evolução do método de batimetria culminou com o surgimento do ecobatímetro multifeixe. Com ele, é possível obter as profundidades sobre uma faixa e não somente ao longo da linha de sondagem, obtendo uma abundante quantidade de profundidades.

Dessa forma, cobrindo o leito submerso e garantindo que todos os perigos sejam encontrados e delimitados, melhorando a qualidade das informações. Sendo assim, a sua grande vantagem é a possibilidade de disponibilizar em tempo real a geração do mapa topográfico da região levantada.

Utilizações para o levantamento batimétrico

  • Obras portuárias, na construção de novos portos e na dragagem dos mesmos;
  • Locação de pontes, balizas, gasodutos, e cabos telefônicos transoceânicos;
  • Exploração de petróleo e outros recursos naturais;
  • Preservação ambiental;
  • Pesquisas;
  • Acompanhamento de processos de erosão ou assoreamento;
  • Construção e atualização de cartas náuticas;
  • Medição de vazão e cotas dos rios;
  • Processos de mineração;
  • Entre outros.

Conheça os ecobatímetros Apache

Por fim, alguns dos equipamentos mais avançados em ecobatimetria nos dias atuais são os da linha Apache, da CHCNAV. Sendo assim, eles possuem capacidade realizar levantamentos multifeixe, como citado acima, além do seu caráter acessível, popularizando o acesso a medições desse nível.

Drone aquático Apache 3

O ecobatímetro introdutório da linha é o Apache 3, e nós produzimos um vídeo e também material em texto para explicar detalhadamente como ele funciona. Clique aqui e confira!

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      4 comentários em “Levantamento batimétrico: o que é e como realizar?”

      1. Preciso de um levantamento batimetrico no reservatório da barragem duas bocas em Cariacica.
        Vocês fazem esse trabalho ?

      Deixe um comentário