Dados Geoespaciais: IBGE lança Manual Técnico de Acesso e Uso

Para quem está inserido na área de Agrimensura, Geodésia, Cartografia, Geoprocessamento é relevante se inteirar sobre as novidades do mercado. O IBGE lançou nesse mês de outubro/2019 o Manual Técnico de Acesso e Uso de Dados Geoespaciais.

Leia nosso post e saiba mais! Afinal, essas informações são importantíssimas e devem ser tratadas como prioridade.

Manual Técnico de Acesso e Uso de Dados Geoespaciais

O Manual Técnico de Acesso e Uso de Dados Geoespaciais foi lançado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com o objetivo de auxiliar as pessoas que trabalham com dados de informações georreferenciadas. Desse modo, o manual está disponível no site do IBGE gratuitamente.

Portanto, o objetivo do lançamento do documento é capacitar os estudantes e profissionais com relação ao acesso dos dados geoespaciais e a utilização de ferramentas SIG (Sistema de Informação Geográfica). 

Dessa forma, o conteúdo do material traz informações como:

  • Noções básicas de Cartografia, Geodésia e Geoprocessamento;
  • Acesso a dados geoespaciais;
  • Ambiente de Sistemas de Informações Geográficas;
  • Análise e consulta aos dados geoespaciais;
  • Gerenciamento de banco de dados geográficos;
  • Edição de feições geográficas;
  • Elaboração de cartogramas e impressão de mapas.

SIG – Sistema de Informação Geográfica

Em resumo, SIG é um conjunto de softwares, equipamentos, metodologias, dados e usuário, integrados para a coleta, armazenamento, processamento e análise de dados georreferenciados, a partir disso, produzir informações para diversas aplicações.

Dados Geoespaciais

Sendo assim, o SIG engloba várias ferramentas para o estudo do espaço terrestre, utilizado por pesquisadores, empresas, ONGs, governos, serviços de inteligência, entre outros.

Por fim, é importante ficar por dentro de todas as informações necessárias para a boa realização do seu trabalho. Aqui no Blog falamos muito sobre isso, fique de olho!

Gostou do nosso texto informativo? Estamos sempre trazendo as principais novidades para você! Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro! FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário