Equipamentos

GNSS/GPS: Posicionamento Relativo

O desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas permite que profissionais realizem seus trabalhos utilizando o posicionamento de superfícies da Terra cada vez mais próximas da realidade. O GNSS – Global Navigation Satellite System é uma dessas tecnologias que podem otimizar as atividades.

Para que os profissionais desfrutem do potencial das tecnologias, os métodos de posicionamento têm sido aprimorados. Com o uso do GNSS/GPS o posicionamento pode ser realizado através de diferentes métodos, neste post falaremos sobre o posicionamento relativo.

Posicionamento Relativo

No posicionamento relativo são utilizados dois ou mais receptores GNSS que devem rastrear ao mesmo tempo satélites em comum. Um receptor deve ser instalado em um ponto de coordenadas conhecidas, esse receptor é chamado de Base. O outro receptor deve ser instalado no ponto a ser determinado e é chamado de Rover. Base e Rover devem trabalhar sincronizados, ou seja, realizando medições ao mesmo tempo. Este modo de posicionamento pode ser diferenciado conforme particularidades descritas na sequência.

Posicionamento Relativo Estático

No posicionamento relativo estático tanto Base como Rover permanecem parados em um mesmo local durante o levantamento. O denominado como posicionamento relativo estático-rápido se difere essencialmente devido a duração de rastreio inferior a 20 minutos.

Posicionamento Relativo Cinemático

Durante o posicionamento relativo cinemático um receptor ocupa a estação de referência, no caso funcionando como Base e outro receptor localiza-se se deslocando sobre os pontos de interesse a serem levantados. Nesse método é necessário, no mínimo cinco satélites.

Posicionamento Relativo Semicinemático  

O Posicionamento relativo semicinemático, também chamado de stop and go, pode-se dizer que é um meio termo entre os métodos relativo estático-rápido e cinemático. Nesse método a Base permanece estática no local de referência por curto período.

Tem interesse em conhecer mais métodos de posicionamento? Diga pra gente através de nossas redes sociais FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

Sobre o autor

CPE Tecnologia

Deixar comentário.

Share This