GNSS/GPS: Posicionamento Relativo

O desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas permite que profissionais realizem seus trabalhos utilizando o posicionamento de superfícies da Terra cada vez mais próximas da realidade. O GNSS/GPS (Global Navigation Satellite System) é uma dessas tecnologias que podem otimizar as atividades.

Para que os profissionais desfrutem do potencial das tecnologias, os métodos de posicionamento têm sido aprimorados. Com o GNSS/GPS o posicionamento é realizado de diferentes formas.

Confira agora este post e aprenda sobre o posicionamento relativo.

Posicionamento Relativo com GNSS/GPS

No posicionamento relativo, utilizá-se dois ou mais receptores GNSS que devem rastrear ao mesmo tempo, satélites em comum. Desse modo, instalá-se um receptor em um ponto de coordenadas. Essas conhecidas, como Base. No ponto determinado, instalá-se o outro receptor. Chamamos ele de de Rover. Base e Rover devem trabalhar sincronizados, ou seja, realizando medições em simultâneo. Este modo de posicionamento é diferenciado conforme particularidades descritas na sequência.

Posicionamento Relativo Estático

No Posicionamento Relativo Estático, tanto Base como Rover permanecem parados em um mesmo local durante o levantamento. Portanto, o denominado como posicionamento relativo estático-rápido se difere essencialmente devido à duração de rastreio inferior a 20 minutos.

Posicionamento Relativo Cinemático

Durante o Posicionamento Relativo Cinemático um receptor ocupa a estação de referência. Sendo assim, funcionando como base e outro receptor localiza-se se deslocando sobre os pontos de interesse. Nesse método é necessário, no mínimo cinco satélites.

Posicionamento Relativo Semi-cinemático com GNSS/GPS

Por fim, o Posicionamento Relativo Semi-cinemático, também chamado de stop and go, pode-se dizer que é um meio-termo entre os métodos, relativo estático-rápido e cinemático. Nesse método a Base permanece estática no local de referência por curto período.

Finalizando, conheça mais tecnologias como essa na CPE Tecnologia.

Tem interesse em conhecer mais métodos de posicionamento? Diga pra gente através de nossas redes sociais FacebookTwitterYoutubeLinkedin e Instagram.

DEIXE UM COMENTÁRIO



      Inscreva-se na TOPONews a Newsletter da Topografia

      Deixe um comentário